Em maio de 2020, o Projeto Concha e a PUCRS Cultura lançaram o projeto Ensaios de Morar, que transformou 14 poemas de Ana Martins Marques em músicas e vídeos concebidos por 14 artistas do Rio Grande do Sul. Um verso da poeta – Ensaios de Morar – deu nome e inspirou a série que apresentou as 14 obras audiovisuais nos canais da PUCRS Cultura e do Projeto Concha.
A ideia da curadora, Alice Castiel, foi refletir, por meio da arte, sobre essa nova relação que temos com a casa nesse período de isolamento social. Passando mais tempo em um mesmo lugar, começamos a ver “outros ângulos para uma paisagem repetida, enquadrada pela janela, ou encontramos novas funções para os mesmos objetos, memórias e emoções depositadas em cantos por vezes esquecidos”, destaca. Lendo Ana Martins Marques, Alice observou que muitos poemas e versos da poeta “trazem a temática da casa, das miudezas internas, dos móveis banais, das emoções territoriais”. Dessa leitura e admiração pela poesia de Ana Martins surgiu “a vontade de ouvir algumas dessas escritas vindas de outras vozes, entoadas em outros ritmos, talvez em uma busca incessante por proximidades que só são possíveis através da arte”. Assim, 14 artistas receberam, cada uma, um poema para transformar a poesia escrita em música e vídeo, gravando em caráter experimental, editando em suas próprias casas, com a tecnologia que tinham disponível, tentando dar novas caras para as limitações do momento.
Com identidade visual criada por Clara Trevisan, também foi desenvolvido um site. A plataforma reúne os poemas escritos por Ana Martins Marques com os vídeos produzidos pelas artistas, acrescidos de um ensaio da escritora, poeta e professora de Escrita Criativa na PUCRS Moema Vilela. A construção do site vem da intenção de montar uma espécie de livro virtual que reúna todas as artes e artistas envolvidas. Num momento em que todas participantes que colaboraram com o projeto individualmente de suas casas, o site também foi uma forma de aproximar todas as pessoas que participam dessa criação coletiva.