08/04/2022 - 17h06

Cônsul Geral da Alemanha recebe outorga de Mérito Universitário da PUCRS

Reconhecimento foi concedido nesta sexta-feira, no Salão Nobre da Reitoria

merito universitario consul alemanha

Cônsul Geral da Alemanha em Porto Alegre, Thomas Schmitt, recebeu a outorga do Mérito Universitário da PUCRS / Foto: Jonathan Heckler

Nesta sexta-feira, 8 de abril, o Consul Geral da Alemanha em São Paulo, Thomas Schmitt, recebeu a outorga do Mérito Universitário da PUCRS. A cerimônia de entrega do reconhecimento ocorreu no Salão Nobre da Reitoria, com a presença de representantes de associações, institutos e do Centro de Estudos Europeus e Alemães, iniciativa conjunta da PUCRS e da UFRGS.

O Mérito Universitário é uma honraria concedida a personalidades de reconhecida contribuição ao ensino, à pesquisa, à extensão e à causa universitária, com expressivo impacto para a comunidade e a Instituição.

Durante a entrega da honraria, o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, destacou a satisfação da Universidade em conceder o reconhecimento a Thomas Schimitt por relevante contribuição na relação entre a Alemanha e o Brasil, nas vertentes da pesquisa, inovação e expansão das relações humanas.

“Gostaria de destacar que a relação da PUCRS com nosso homenageado sempre foi pautada pela cordialidade, interesse recíproco pela internacionalização da Universidade e contribuição na consolidação do Centro de Estudos Europeus e Alemães, com decisivo apoio do Consulado da Alemanha em Porto Alegre. Sem dúvida, esse histórico de colaboração evidencia o espírito de fortalecimento da internacionalização e formação de uma comunidade acadêmica que se reconhece como parte de um todo social, como parte de uma rede de conhecimento, de investigação científica e permutas culturais que extrapolam os interesses de cada parte, construindo uma coletividade”, comentou o reitor.

merito universitario consul alemanha

Foto: Jonathan Heckler

Entre os presentes também estiveram a Diretora do Centro de Estudos Europeus e Alemães, professora Cláudia Lima Marques; o Vice-Diretor do Centro de Estudos Europeus e Alemães em Porto Alegre e decano da Escola de Humanidades da PUCRS, professor Draiton Gonzaga; o Cônsul Geral da Alemanha em Porto Alegre, Michael Serra; a Cônsul Honorária da Áustria, Kathrin Lerrer Rosenfield; o Diretor Geral do Instituto Goethe de Porto Alegre, Stephan Hoffmann; e o Diretor de Ensino do Goethe-Institut de Porto Alegre, Adrian Kissmann.

Sobre o homenageado

Thomas Schmitt é doutor em Ciências Econômicas e Sociais e desde 1990 atua no serviço diplomático. Na Alemanha, foi Segundo Secretário no Ministério Federal das Relações Externas e Chefe de Gabinete do Coordenador Alemanha – América do Norte no Ministério Federal das Relações Externas em Bonn. Também atuou em Berlim como Vice-Chefe de Divisão no Ministério Federal das Relações Externas e foi Chefe de Divisão da Presidência Federal para assuntos políticos internacionais gerais. Em 2006 foi Embaixador da Alemanha em Podgórica, Montenegro e logo após foi Cônsul Geral Adjunto no Consulado Geral da Alemanha em São Paulo. Em 2018 foi Cônsul Geral da Alemanha em Porto Alegre e hoje atua como Cônsul Geral da Alemanha em São Paulo.