PUCRS é uma das três melhores do País no Startup Awards 2021
Conquista reforça posição da Universidade como referência no desenvolvimento de startups e de negócios com impacto social
A PUCRS está entre as três melhores na categoria Universidade do Ano da maior premiação do ecossistema de inovação do Brasil, o Startup Awards 2021, representando o Rio Grande do Sul. Após as dez indicações via escolha do público, a Academia ABStartups determinou as três finalistas: PUCRS, USP e UFSC. Agora, a Academia definirá a vencedora. Conheça as finalistas de todas as categorias clicando aqui.
O diretor de Graduação da Universidade, Denizar Melo, destaca que o reconhecimento é mais uma das evidências de que estamos no caminho certo: “O ecossistema de inovação da PUCRS possibilita aos nossos estudantes experiências transformadoras abrindo caminho para vivências em empreendedorismo, ampliando as possibilidades de construção de suas carreiras profissionais”.
Já Rafael Chanin, líder do Tecnopuc Startups, ressalta: “Para nós é muito gratificante ver o impacto positivo das nossas ações na comunidade; aqui falo de alunos, startups, e demais parceiros do nosso ecossistema. Um reconhecimento como esse mostra que estamos no caminho certo”. A gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, Flávia Fiorin, reforça que o reconhecimento é reflexo de um grande movimento da Universidade para oportunizar que os estudantes empreendam e construam seu futuro: “É também uma sinalização de que estamos transformando de fato a trajetória dos nossos alunos através da inovação e do empreendedorismo, pelo Track Startup”.
O Tecnopuc Startups
O ecossistema de desenvolvimento de novos negócios do Tecnopuc conta com programas que apoiam startups em diversos estágios, desde a ideação até a escala. Atualmente, são em torno de 90 startups, mais de 150 conexões com ambientes de inovação em todo mundo, e uma história de 18 anos do Parque Científico e Tecnológico. Saiba como desenvolver um negócio clicando aqui.
Transformando pesquisa em negócio
Conheça um dos cases que comprova o top 3 no Startup Awards
Henrique Dias, um dos fundadores da NoHarm.ai, startup que nasceu na pós-graduação da Escola Politécnica da PUCRS, participou essa semana do Web Summit, um dos principais eventos de inovação do mundo. Essa ação acontece com apoio da UolEdtech empresa do Parque parceira dos Programas de Desenvolvimento de Startups do Tecnopuc.
A tecnologia da Noharm.ai é única no Brasil e tem o potencial de impactar não só nacionalmente, mas internacionalmente. A plataforma auxilia a Farmácia Clínica dos hospitais na tomada de decisão por meio da Inteligência Artificial. Até o momento, a solução já impactou mais de 70 mil vidas, está em 27 hospitais, entre eles o Hospital São Lucas da PUCRS, onde opera em 500 leitos. No Hospital Santa Casa, a NoHarm.ai já gerou uma economia de mais de R$ 2 milhões para a instituição, impactando mais de 20 mil vidas.
A solução, que nasceu do projeto de pesquisa do Henrique, no Grupo de Inteligência Artificial na Saúde do Programa da Pós Graduação em Ciência da Computação, foi pensada em conjunto com Ana Helena Ulbrich, farmacêutica do Grupo Hospitalar Conceição. A NoHarm.ai apresenta uma inteligência artificial capaz de gerar escores de risco das prescrições e priorização dos pacientes, trazendo mais agilidade e segurança na tomada de decisões das farmacêuticas do hospital. Agora, a NoHarm.ai expande o mercado, levando a solução para todo o Brasil e ultrapassando as fronteiras brasileiras. A presença no WebSummit faz parte desse movimento.
Henrique conta que o propósito de estar em um dos maiores eventos do mundo ao lado do Tecnopuc é claro: “Temos uma tecnologia capaz de impactar vidas no mundo todo. Queremos estar conectados globalmente com a área da saúde, da inteligência artificial, e da economia de propósito, que é um dos tópicos que mais me chama atenção no momento e que vou ver bastante no WebSummit”.
Track Startup PUCRS
Formação acadêmica de excelência conectada à um ambiente de empreendedorismo e inovação global
Desde os primeiros passos na graduação, os alunos da PUCRS são provocados a conectar sua trajetória acadêmica a uma experiência empreendedora prática em um ambiente global de inovação. Alinhado ao ecossistema de inovação da Universidade, o Track Startup oferece diferentes caminhos para quem deseja transformar ideias inovadoras em negócios. O Track Startup conecta a riqueza da interdisciplinaridade das 7 Escolas PUCRS, o Idear, Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS, e o Tecnopuc em disciplinas, eventos e programas. Voltados a desenvolver e apoiar talentos empreendedores a explorar suas potencialidades individuais e validar suas propostas de negócios, a trilha contempla uma programação anual contínua que inclui programas consolidados no ecossistema como Maratona de Inovação, Torneio Empreendedor e Startup Garage.
João Severo, Alumni da Escola de Negócios e Mestrando em Administração e Negócios, participou da trilha e hoje empreende no Tecnopuc, ao lado de alunos da Escola Politécnica, Guilherme e Leonardo, na startups Creatus, que é um empreendimento que tem como propósito auxiliar os parceiros a construírem soluções de base tecnológica personalizadas. Ele conta que o principal motivo que o fez escolher a PUCRS foi pensar em todo ecossistema de oportunidades que teria acesso. “Sendo assim, o primeiro passo que dei quando iniciei a graduação no curso de Administração, com ênfase em Inovação e Empreendedorismo, foi ir em busca de vivências que incentivassem o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências sociais e empreendedoras, como a consultoria de carreiras (do PUCRS Carreiras), o Quest (da Pastoral), e o Projeto Rondon”, relembra João.
Ele explica que, a partir disso, teve insumos suficientes para começar a trajetória no empreendedorismo. “Felizmente, o meu curso ofertou uma série de disciplinas de laboratórios com foco em ensinar os alunos o percurso de como tirar uma ideia do papel e colocar em prática, desde a ideação, modelagem e prototipação, até inserção e expansão no mercado. Concomitantemente, acabei abraçando as consultorias e mentorias de negócios do IDEAR e do Tecnopuc, para ajustar o modelo de negócios que construí nas cadeiras da Universidade e paralelamente a isto, fui me inserindo nos eventos de empreendedorismo, como o Torneio Empreendedor e o Startup Garage”.
Hoje, por conta de toda a trajetória propiciada pela PUCRS, ele tem uma startup de tecnologia no ecossistema do Tecnopuc: “no Parque, temos acesso a muitas oportunidades de aprender, construir networking e desenvolver o nosso negócio. Por fim, diria que a vivência de PUCRS foi fundamental para o meu desenvolvimento como cidadão e empreendedor, isto graças as pessoas que conheci e as oportunidades que transformaram a minha trajetória”. Fique por dentro da programação no site.