Ousemos a vida com esperança: saiba mais sobre a Assembleia de Missão Marista
Momentos de escuta reúnem colaboradores da Universidade para refletir sobre a missão marista no contexto atual e para subsidiar proposições para o futuro da Rede
A 1ª Assembleia Provincial de Missão ocorre de 26 a 29 de outubro de 2021, de forma online, com a participação de representantes da Universidade e de todos os públicos da Rede Marista. O encontro é um momento de escuta que antecede o Capítulo Provincial – o principal momento deliberativo da Província Marista Brasil Sul-Amazônia/Rede Marista -, no qual são definidos os rumos da instituição a cada três anos. Irmãos, Leigos, Leigas, colaboradores/as e jovens reúnem-se para partilhar aspectos importantes da missão, refletir sobre pontos de atenção e subsidiar os Irmãos Capitulares com proposições.
Antes das atividades da Assembleia de Missão existe um período preparatório organizado por um grupo representativo de cada empreendimento, entre eles a Universidade. Na PUCRS, os momentos de estudo, cultivo da espiritualidade e reflexões sobre a missão estão sendo organizados pela Pró-Reitoria de Identidade Institucional e, operacionalizados pelo Centro de Pastoral e Solidariedade, contou com a participação de 41 professores, técnico-administrativos, gestores e estudantes, sendo que destes oito foram indicados, para participar da 1ª Assembleia de Missão Marista, representado a Universidade.
Com a abertura desses espaços para diálogo, é possível agrupar as necessidades, oportunidades e pontos a aperfeiçoar em nossos ambientes de trabalho e, sobretudo, direcionar de maneira mais assertiva a atuação marista. Segundo o Pró-Reitor de Identidade Institucional da PUCRS, Ir. Marcelo Bonhemberger, a missão de evangelizar por meio da educação é o compromisso de assumir a nossa diakonia (serviço) em prol do novo humanismo.
“O momento da Pré-Assembleia na Universidade é um espaço privilegiado de partilha e troca de experiências com o objetivo de subsidiar as prioridades do próximo triênio. Esse processo participativo considera as vozes de todos”, destaca.
Para o professor Cristiano Dal Forno, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, um dos indicados para representar a Universidade na Assembleia, o convite significa uma oportunidade de encontrar colegas que partilham da convicção de um mundo melhor, mais humano e justo, construído por meio de ações cotidianas, que têm na educação sua fórmula fundamental.
“Nesse encontro de escutas, nos foi possível, por meio das discussões de grupo que nos foram oportunizadas, reafirmar o carisma marista transformador, cunhado pelo fundador da obra, em um tempo no qual a sociedade se vê diante de imensas dificuldades, ficando sobremodo os jovens privados de ideais que lhes permitam projetar o futuro e se lançar aos desafios e oportunidades que a vida possa lhes oferecer”, compartilha.
Como maristas, o que devemos ousar para nosso futuro?
Para os professores, técnico-administrativos e gestores da PUCRS que participaram do processo de escutas, as percepções, reflexões e olhares, acerca das perspectivas são:
- sentido de comunidade e defesa da diversidade e da vida;
- ousarmos um novo olhar para manter nossas produções em pesquisas de alto impacto, com linguagem clara e acessível para as pessoas e a comunidade;
- a vida com coragem, equilíbrio e disposição para nos adaptarmos a cada novo presente e nos mantermos conectados na construção de uma sociedade que valorize a educação, a fraternidade e o trabalho social, ousando alcançar cada vez mais pessoas, através do exemplo, da evangelização e da inovação;
- fortalecer as conexões entre os diferentes níveis de ensino oferecidos na Rede Marista para identificar, e oferecer oportunidades para inserção no mundo do trabalho a partir de parcerias com entidades coirmãs, governamentais e civis;
- colocar em prática os desafios de conhecer bem a missão, promover vivências que fazem ela acontecer e, aproveitar as oportunidades de compreensão e cultivo da formação integral, da solidariedade e da formação Marista disponibilizadas como Rede;
- articular o momento pós pandêmico como aprendizagem para disseminar a esperança para um mundo mais humanizado.
Todo o material conversado e produzido ao longo das reuniões servirá de subsídio para as temáticas trabalhadas em Assembleia. O 3º Capítulo Provincial será realizado de 23 a 26 de novembro de 2021, em Veranópolis (RS), e além de reunir os Irmãos Capitulares para reflexão e tomada de decisões institucionais para o próximo Triênio, prevê a eleição dos Conselheiros Provinciais e a posse do provincial/presidente.
Conheça os representantes da PUCRS que participarão da Assembleia Provincial de Missão Marista:
- Ana Daniela Freitas Dalmolin (Técnico-administrativo da Escola de Humanidades),
- Cloves Egidio Knob, (Técnico-administrativo da Escola de Direito),
- Cristiano Dal Forno (Professor, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida),
- Fabian Chelkanoff Thier (Professor, da Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS),
- Fernanda Fogaça de Medeiros
- Izete Pengo Bagolin (Professora, da Escola de Negócios),
- Licione Torres Marques Isbert (Técnico-administrativo da PROGRAD – EDUCON),
- Patricia Espíndola de Lima Teixeira (Técnico-administrativo do Observatório Juventudes – Rede Marista/PUCRS, da PROIIN).
Além deles, participam da equipe Rafael Rossetto (Técnico-administrativo do Centro de Pastoral e Solidariedade da PROIIN), como animador no processo de escuta e o Pró-Reitor da PROIIN, Ir. Marcelo Bonhemberger, como membro da Comissão Organizadora da Assembleia.