O Consumo em Rede visa a promoção da inovação, competitividade e maior sustentabilidade do setor audiovisual através da utilização de novos canais de exibição. Busca também estimular o crescimento do consumo destes conteúdos, com potencial para atuar sobre o gargalo da distribuição de produtos audiovisuais no Estado.
O projeto é realizado em parceria com a Famecos/PUCRS, através do Programa de Pós-graduação em Comunicação, com convênio firmado com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
Foi estruturado para desenvolver um referencial de pesquisa sobre as novas formas de consumo audiovisual, além de buscar a redução do desnível entre os eixos produtivos de produção, distribuição e exibição, gerar renda através da exploração dos direitos autorais de obras existentes aumentando a lucratividade e a competitividade dos agentes produtores e ampliando o eixo da distribuição. Também visa desenvolver recursos humanos altamente capacitados e empregar de forma eficiente e inovadora as novas tecnologias audiovisuais.