-
18/05/2022 - 17h38
-
28/04/2022 - 14h12
-
14/03/2022 - 17h41
Crítico cinematográfico ingressou na imprensa gaúcha em 1960
Com mais de 55 anos de carreira com o crítico cinematográfico, Hélio Nascimento foi homenageado pela reconhecida trajetória profissional. O colunista e outros sete profissionais foram agraciados com o Prêmio Tecna pelo pioneirismo e contribuição ao desenvolvimento do setor audiovisual e criativo do Rio Grande do Sul. A cerimônia aconteceu durante a Inauguração do Estúdio A, no mês de abril, mas, por motivos de saúde, Hélio recebeu o troféu, confeccionado pelo artista plástico viamonense Itamor Rodrigues, em casa. A inciativa foi criada a fim de reafirmar o reconhecimento a veteranos do setor audiovisual.
Porto-alegrense, Hélio nasceu em 1936. Iniciou sua carreira como colunista no Jornal do Comércio, em 1960. O crítico teve publicações também no Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, para Revista Filme e Cultura, Correio do Povo e Folha da tarde.
Coordenou e apresentou o programa “Cinema de Segunda a Segunda”, na rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além disso, foi secretário do Clube de Cinema de Porto Alegre, coordenou a comissão de seleção do Festival de Gramado, onde também foi muitas vezes integrante do júri.
O colunista também publicou dois livros: “O Cinema Brasileiro”, da editora mercado aberto, de 1981, e “O Reino da Imagem”, uma coletânea de críticas do Jornal do Comércio, da unidade editorial da secretaria municipal da cultura, de 2002. Hoje, ainda assina uma crítica semanal, no Jornal do Comércio, onde iniciou sua carreira.