O Estúdio A do Tecna é uma moderna infraestrutura de estúdio de cinema e tv. O ambiente é o único do Brasil a estar instalado em um parque tecnológico com sinergias entre universidade, poder público, empresas e sociedade. Também é a única estrutura desse porte na região sul do Brasil.
CONFIRA COMO FOI A INAUGURAÇÃO DO ESTÚDIO A!
O Estúdio atende a um controle de ruído de alta performance, considerando as necessidades de isolamento e condicionamento acústico. O critério de ruído utilizado para atender as normas internacionais de Estúdio Cinema/TV foi o NC 20. Na construção do projeto foi utilizado o conceito “Box in a Box”, além de piso, paredes e forro sobre amortecedores e portas acústicas com clausura, criando uma estrutura interna sem interferência da externa.´
Há distribuição elétrica aérea, para iluminação através dos grids (previamente distribuída), com 144 canais sendo 84 canais dimerizados e 60 canais não dimerizados, e de piso, com distribuição de até 260 kW, conforme a necessidade da produção. Os quadros de energia para iluminação de piso ficam distribuídos dentro do estúdio, através de sistema de conexão e distribuição camlok. O sistema de iluminação é controlado através de mesa digital de maneira individual ou conjunta, incluindo os equipamentos eletrônicos e não eletrônicos, através do protocolo DMX.
O estúdio é equipado com um sistema móvel de 12 grids modulares com alta versatilidade de posicionamento. Os grids são constituídos de treliças box truss Q30 (padrão com tubos de duas polegadas). Cada um tem 2,6 x 2,6m e suporta uma tonelada de carga pontual, considerando o vão de 2m. Cada módulo de grid possui 12 pontos de alimentação elétrica, sendo sete dimerizados e cinco não dimerizados, devidamente identificados.