Referências na Avaliação da Educação Superior
Universidade tem mais 16 professores no Banco do Sinaes
Outros 16 professores da PUCRS foram selecionados para o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Depois de participarem de capacitações, terão como tarefa realizar avaliações in loco nos processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação e de credenciamento institucional. Somam-se a 15 representantes da Universidade que já fazem parte desse banco. A Comissão Própria de Avaliação da PUCRS vai se articular com esses docentes para ampliar as reflexões internas sobre o tema e proporcionar o compartilhamento de experiências.
Confira os novos integrantes do Banco de Avaliadores do Sinaes:
ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Alessandra Campani Pizzato |
Autorização de Curso |
Ana Ligia Bender |
Autorização de Curso |
Andrea Gonçalves Bandeira |
Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento |
Beatriz Sebben Ojeda |
Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento |
Clarissa Netto Blattner |
Autorização de Curso |
Janete de Souza Urbanetto |
Autorização de Curso |
Mara Regina Knorst |
Autorização de Curso |
Samuel Greggio |
Autorização de Curso |
Tatiana Cardoso Baierle |
Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento |
Temis Weber Furlanetto Corte |
Autorização de Curso |
Thais de Lima Resende |
Autorização de Curso |
ESCOLA DE CIÊNCIAS |
Helio Radke Bittencourt |
Credenciamento Institucional |
ESCOLA POLITÉCNICA |
Marcos Pereira Diligenti |
Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento |
ESCOLA DE DIREITO |
Clarice Beatriz da Costa Sohngen |
Autorização de Curso |
Ricardo Jacobsen Gloeckner |
Autorização de Curso |
ESCOLA DE HUMANIDADES |
Gleny Terezinha Duro Guimarães |
Autorização de Curso |
Comissões assessoras do Inep
A decana associada da Escola de Ciências da Saúde e procuradora educacional institucional, Marion Creutzberg, e o professor da Escola de Ciências Hélio Radke Bittencourt foram designados, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)/Ministério da Educação, como membros da Comissão de Assessoramento para a Revisão dos Processos Avaliativos, Instrumentos e Técnicas de Coleta de Dados e Indicadores da Educação Superior. O objetivo é revisar os fundamentos teórico-metodológicos que sustentam as validações da avaliação da educação superior, além de fortalecer o processo de formação continuada dos servidores do Inep. A indicação foi publicada pelo Diário Oficial da União, na portaria nº 593, de 10 de julho de 2018.
Missão em São Tomé e Príncipe
Foto: Divulgação
A professora Marion também foi convidada pelo Inep a participar da cooperação técnica internacional de implantação de Sistema de Avaliação do Ensino Superior no âmbito do Ministério da Educação, Cultura e Ciência de São Tomé e Príncipe junto à equipe técnica do instituto. A primeira missão de trabalho no país africano ocorreu de 21 a 29 de julho, com a formulação das normativas que darão sustentação ao processo.
A partir de seminário anterior, realizado com gestores e docentes das instituições de educação superior de São Tomé e Príncipe e com base na legislação do país, a equipe elaborou o instrumento de avaliação externa institucional e de cursos. Ainda, atuou no desenvolvimento de legislação específica para a implantação do sistema, o primeiro a ser implantado no país.
O foco maior da avaliação de Ensino Superior em São Tomé e Príncipe é garantir que os cursos ofertados, tanto de graduação quanto de pós-graduação, e a produção de conhecimento efetivamente contribuam para o desenvolvimento econômico, social e cultural.
Assim que as normativas elaboradas estiverem oficialmente publicadas pelo ministério, serão confirmadas as próximas duas missões. A primeira, com previsão ainda para 2018, será para a capacitação de docentes-avaliadores e das instâncias de avaliação. A segunda, para acompanhar o primeiro processo de avaliação in loco das três IES atualmente ativas no país.