Universidade desenvolve Mapas de Competências para área acadêmica
Os Mapas contribuem com os processos de acompanhamento e desenvolvimento do decanato, coordenadores e docentes
A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada, com participação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Pró-Reitoria de Administração e Finanças, por meio da Gerência de Gestão de Pessoas (GePes), construiu, ao longo do ano, Mapas de Competências para as funções acadêmicas da Universidade. O projeto tem por objetivo qualificar o desenvolvimento dos profissionais da área.
Para a elaboração do projeto, foram realizadas pesquisas, entrevistas e workshops envolvendo mais de 100 lideranças da área acadêmica. Os Mapas esclarecem responsabilidades e competências (comportamentais e técnicas) do decanato, coordenadores e professores.
O projeto vem ao encontro do Movimento PUCRS 360°, em consonância com as conquistas das Escolas e seus cursos em 2018 e com os desafios e caminhos a serem perseguidos em 2019. As primeiras apresentações dos Mapas ocorreram em novembro para decanos, decanos associados e coordenadores de graduação e pós-graduação. Ao longo de dezembro e janeiro o documento será apresentado aos professores em todas as Escolas.
Competências essenciais
Os Mapas descrevem competências essenciais que perpassam todo o grupo acadêmico e que, introduzidos nas práticas profissionais, reforçam a qualidade da Universidade. São comportamentos que sustentam nossa qualidade e estimulam nossa busca constante por melhorias.
As competências essenciais são:
- Acolhimento: agir orientado pelos valores maristas, demonstrando cuidado e valorização do outro.
- Aprendizado contínuo: buscar o aprimoramento dos saberes, atuando com excelência.
- Inovação: propor e implementar novas ideias, gerando impacto positivo.
- Colaboração: atuar de forma cooperativa, comprometendo-se com objetivos comuns.
- Comunicação: ouvir, compreender e partilhar, estabelecendo diálogos com transparência e clareza.
Grupos ocupacionais
No projeto, foram trabalhados grupos ocupacionais de forma a orientar professores que acumulam papéis distintos na diferenciação da atuação em cada uma de suas atividades, seja em sala de aula ou como gestor, coordenador. É um instrumento e apoio para a carreira docente, no sentido de clarificar a contribuição dos professores que atuam em prol da Instituição exercendo diferentes papéis.
Segundo a diretora de Graduação, Adriana Kampf, a entrega do Mapas é um momento de acordo de expectativas, quando institucionalmente se diz o que se espera e com diálogo se estabelece um plano formativo para qualificar os envolvidos para atender as demandas apresentadas. “O compromisso institucional é oferecer condições de desenvolvimento. Quando alguém assume um novo papel na Universidade, deve se integrar no processo formativo para que complete um conjunto de competências necessárias para o novo exercício”, comenta.
Trilhas de desenvolvimento
Os Mapas de Competências identificam as necessidades e apontam para trilhas de desenvolvimento. Capacitações e eventos poderão ser realizados para o aprimoramento das competências desejadas em cada papel. O Seminário de Desenvolvimento Acadêmico, realizado anualmente, e suas oficinas estão em consonância com o Mapa de Competência docente.
“A nossa expectativa ao propor o Mapa de Competências é balizar percursos formativos docentes. Teremos percursos essenciais para o exercício de um papel. Ao saber claramente suas entregas e atribuições, ou ao identificar alguma necessidade, o professor percorrerá as oficinas de acordo com as necessidades que sente de formação”, explica Adriana. Em 2019, o evento ocorre em 20, 21 e 22 de fevereiro e tem como mote as competências docentes.