19/10/2022 - 17h32 - Por: Bruno Quintana
Painéis abrem o 35° SET Universitário com papo sobre futuro e comunicação
Metaverso, criatividade, arte e música são temas discutidos pelos convidados na abertura do evento
Abertura do 35° SET Universitário no Teatro do Prédio 40 da PUCRS
O 35° SET Universitário teve início na manhã do dia 18 de outubro com as alunas cerimonialistas Eduarda Zaccani e Pietra Alves, que realizaram a abertura do evento que aconteceu no Teatro do Prédio 40 da PUCRS. Após a introdução, a decana da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, Rosangela Florckzak, assumiu o microfone e falou um pouco sobre a organização e a importância do SET desse ano, abordando a ideia de ser uma imersão criativa para o futuro.
Os painéis começaram com a temática “Meta: Uma nova realidade”, com os palestrantes Billy Garcia, Ricardo Galho e Fausto Vanin. O papo começou trazendo um pouco sobre o que é esse novo espaço digital que vem crescendo nos últimos anos, mostrando uma visão de como funciona o hype que está por trás dessas novas tecnologias, além do valor que o Metaverso pode gerar.
Eles explicaram a funcionalidades e ferramentas que as marcas podem utilizar para gerar produtos para os consumidores desse ambiente, que hoje algumas empresas já utilizam para fazer pequenas campanhas, pegando o feedback em tempo real da comunidade. Esse movimento reduz os custos de campanha e, ao mesmo tempo, cria uma relação próxima com os clientes, virando um campo de testes que integra o mundo digital com o espaço físico. Outro ponto discutido foi o da “gameficação” dessa tecnologia, que nasceu na Unreal Engine, vindo da indústria dos jogos, mas que ainda está em pleno desenvolvimento e vai passar por diversas mudanças no futuro, se aproximando cada vez mais de uma realidade aumentada do que de um jogo, segundo os painelistas.
No painel “Mergulho na Criatividade”, os palestrantes Duda Hauck, Juli Finkler e Samantha Carvalho debateram sobre desenvolvimento de habilidades criativas e como utilizar o acesso à informação para melhorar essas competências. Trazendo um pouco das suas experiências de como buscar o despertar criativo, e que rumos possíveis de se tomar em um mundo com diversas possibilidades no meio. Outro ponto abordado foi o despertar criativo dos sentidos, alinhando com a demanda do atual marketing de criação, que cada vez mais busca criar experiências sensoriais completas e personalizadas para cada consumidor, além de utilizar a coleta de dados para facilitar na personalização. Também foi destacado a importância da multidisciplinaridade para o exercício criativo, gerando soluções que unam áreas diferentes que se complementam.
O encerramento da manhã ficou a cargo do painel “Viver de Arte” com Mari Krüger, Vinicius Amorim e Rafinha Menegazzo, que conduziram o painel falando sobre como a arte tem impacto nas pessoas, e como ela pode mudar a vida da sociedade, evidenciado pela pandemia do COVID-19. Os palestrantes trouxeram um pouco sobre as suas diferentes trajetórias individuais e como é possível trabalhar em diversas frentes artísticas, trazendo dicas de como criar conteúdo em diferentes plataformas, assim como buscar de referências, explorar áreas de conhecimento distintas e o principal: começar a criar. A democratização da arte também foi pauta do painel, abordando sua importância no meio urbano para inspirar pessoas a consumi-la, aproximando-a cada vez mais de públicos de diversas classes e situações sociais, independentemente de sua origem, rompendo o elitismo que ainda permeia a palavra “arte”.