O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da PUCRS nasceu do idealismo de um grupo de professores competentes e dedicados, integrantes do Curso de Graduação em Odontologia, criado em 1953. Em 1969, ocorreu a primeira Edição do Curso de Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, transformado em Mestrado Acadêmico, em 1975.
Em 1992, foi iniciado o Doutorado em Estomatologia Clínica, que também, atualmente, integra o Programa. Pelo crescente desenvolvimento e amadurecimento da área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, foi solicitado o credenciamento para o Doutorado, em 1995. Em 1996, tendo em vista a demanda de professores e pesquisadores qualificados também em outras áreas da Odontologia, foi solicitado o credenciamento do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, em nível de Mestrado, nas áreas de Materiais Dentários e Prótese Dentária, que por seu desempenho e produção científica, levou, em 2002, ao pedido de inclusão da área de Dentística Restauradora, além do Doutorado nas três áreas.
Em 2005, a partir de orientações oriundas da avaliação da CAPES, foi recomendado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS que o Programa de Pós-graduação fosse unificado, contemplando as áreas de concentração já existentes. O objetivo desta fusão foi gerar um Programa mais robusto, completo, de nível internacional, propiciando um avanço organizacional. Foram, então, acrescidas ao Programa de Pós-Graduação em Odontologia, as áreas de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial ME/DO, Estomatologia DO e, Ortodontia e Ortopedia Facial ME. Esta resolução foi encaminhada à CAPES através do of. PRPPG 106/06, e referendada pelo Of. CAA 188-10/2006 de 28 de abril de 2006, da CAPES, que estabeleceu a configuração atual do Programa com as seguintes áreas: Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (ME/DO), Dentística Restauradora (ME/DO), Estomatologia Clínica (DO), Materiais Dentários (ME/DO), Ortodontia e Ortopedia Facial (ME), Prótese Dentária (ME/DO).
Em março de 2009, o Programa ganhou uma nova área de concentração (Endodontia – ME e DO). Além disso, a Estomatologia passou a ter Mestrado, e a Ortodontia e Ortopedia Facial, Doutorado. Dessa maneira, as sete áreas de concentração do Programa passaram a oferecer Mestrado e Doutorado para a comunidade odontológica.
Desde dezembro de 2017, o Programa de Pós-graduação em Odontologia passou a fazer parte da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, a partir de uma reestruturação institucional que reuniu Cursos de Graduação e Pós-graduação, além de estruturas de pesquisa, em áreas afins. Essa aproximação tem trazido resultados benéficos, aumentando a interação do Programa com outras áreas da saúde, tanto em nível de pós-graduação, como de graduação.
Ao final do ano de 2022, o Programa de Pós-graduação em Odontologia passou por uma reestruturação, passando a contar com duas áreas de concentração (1) Clínica Odontológica e (2) Biologia Oral, que se dividem em 07 linhas de pesquisa.
Objetivo Geral: O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da PUCRS visa contribuir na elevação da qualidade dos profissionais da Odontologia por meio da formação de recursos humanos, nos níveis de mestrado e doutorado, com sólida base científica, capacidade de pensamento crítico e de tomada de decisões baseadas em evidência.
Objetivo específico: Formar mestres e doutores qualificados, nas áreas de concentração do Programa, que estejam atualizados e instrumentalizados para participar ativamente do processo ensino-aprendizagem e na construção de conhecimento baseado em evidências; formar professores e pesquisadores com condições de atuar em qualquer instituição do País e do mundo no seu campo de saber odontológico; preparar formadores de opinião e gestores nas ações de saúde bucal; formar profissionais que possam estabelecer colaborações nacionais e internacionais para o ensino e pesquisa odontológica.
O Programa de Pós-Graduação em Odontologia fornece formação de mestres e doutores em duas diferentes áreas de concentração:
As pesquisas realizadas no Programa estão alicerçadas em 07 linhas de pesquisa. A oferta de 30 diferentes disciplinas, a infraestrutura da Universidade para pesquisa, o estágio docente, a interdisciplinaridade estimulada no Programa, as oportunidades de estágio sanduíche no exterior, e a integração com a graduação visam à formação de mestres e doutores que tenham capacidade de atuar em centros de pesquisa nacionais e internacionais, assim como serem profissionais atuantes e modificadores da realidade em que se inserem.