No mês de maio de 2003, estabeleceu-se oficialmente o Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (Mestrado e Doutorado), recomendado pelo conselho técnico-científico (OF/CRC/CAPES Nº 396/2002).
O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular vivenciou consideráveis avanços nos últimos anos, consolidando sua característica de forte produção intelectual qualificada, e desenvolvendo de forma acentuada outros aspectos, como a participação discente nas publicações e a internacionalização de seus grupos de pesquisa. Este processo de melhoria em todos os indicadores se refletiu na evolução do conceito do PPGBCM. O triênio que compreendeu os anos de 2010 a 2012 foi um período de importantes progressos, no qual o PPGBCM demonstrou um considerável crescimento e amadurecimento, tendo resultado na obtenção de conceito 6 na avaliação trienal da Pós-Graduação da CAPES, se posicionando entre os melhores PPGs do país na subarea de Biologia Geral da área de Ciências Biológicas I da CAPES.
Desenvolver, no âmbito de equipes integradas por docentes e discentes do PPG, pesquisas científicas avançadas com foco nas seis linhas que compõem o Programa:
(i) Biologia Molecular da Interação Droga-Alvo;
(ii) Caracterização Celular e Molecular em Microbiologia e Parasitologia;
(iii) Estrutura e Metabolismo Celular;
(iv) Genética, Genômica e Bioinformática
(v) Imunologia Celular e Molecular; e
(vi) Neurobiologia Celular e Molecular.
Formar recursos humanos qualificados para atuação em pesquisa de alto nível com foco nas seis linhas do PPG, incluindo o fomento à nucleação de novos grupos de investigação atuantes nestas áreas, tanto no Brasil como no exterior, a partir dos egressos do Programa.
Formar recursos humanos qualificados para praticar a docência em todos os níveis de ensino, e particularmente na graduação e pós-graduação, com capacidade de atuar em qualquer área no âmbito da Biologia Celular e Molecular.
Promover, fomentar e articular ações que resultem em benefícios à sociedade além do contexto acadêmico estrito, incluindo projetos de extensão nas áreas de saúde e ensino fundamental, parcerias com museus e outros veículos de divulgação científica, bem como desenvolvimento de produtos e serviços inovadores que possam ser transferidos ao setor industrial e/ou aplicados no setor tecnológico.
Formar profissionais com níveis avançados de qualificação, capacitados em nível internacional para o desenvolvimento de pesquisas científicas inovadoras e para atividades de docência e formação de recursos humanos em diferentes áreas da Biologia Celular e Molecular.