A Escola de Ciências da Saúde e da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) nasce da união de doze cursos da área, aliando a tradição às novas tendências do mercado. A graduação em Odontologia e a pós em Psicologia surgiram em 1953, quando a Universidade funcionava no Colégio Marista Rosário, na Praça Dom Sebastião, em Porto Alegre (RS). O curso mais recente, Biomedicina, é de 2017, contando com a infraestrutura laboratorial e de pesquisa da PUCRS.
A criação do curso de Odontologia foi motivada pela Associação dos Antigos Alunos de Odontologia da Universidade do Rio Grande do Sul devido à alta demanda de profissionais. Desde o seu início, a Faculdade promoveu aulas de aperfeiçoamento para professores e alunos, trazendo do Cone Sul especialistas de renome internacional.
Foi a primeira a se mudar para a Cidade Universitária, na Avenida Ipiranga, em Porto Alegre (RS). O lançamento da pedra fundamental do prédio ocorreu no dia 9 de março de 1957. Depois de três anos, estava pronto o edifício com os laboratórios de Anatomia e Fisiologia.
O Programa de Pós-Graduação foi criado em 1969, constituindo-se em um dos três primeiros da Universidade. Compreende sete áreas de concentração com onze linhas de pesquisa distribuídas entre nove grupos.
O curso de graduação é desenvolvido em cinco anos alicerçados no conhecimento e evidências científicas, na prática clínica odontológica e fundamentado em princípios morais e éticos. O currículo inclui as seguintes áreas do conhecimento: patologia oral, materiais dentários, diagnóstico oral, radiologia, odontologia em saúde coletiva, próteses (incluindo próteses total e parcial, coroas unitárias, próteses fixas e prótese sobre implantes), dentística restauradora, oclusão, endodontia, ortodontia, periodontia, cirurgia bucomaxilofacial, odontopediatria e clínica odontológica integral.
O curso de Ciências Biológicas da PUCRS iniciou no ano de 1942 com o nome de História Natural e vigorou até 1973. Em outubro de 1998, o então Instituto de Biociências passou a denominar-se Faculdade de Biociências, sendo esta responsável pelo curso de Licenciatura Plena de Ciências Biológicas.
Em 2004, após um processo de reestruturação curricular, entrou em vigor o curso de Ciências Biológicas – Bacharelado, mantendo-se também a Licenciatura Plena em Biologia reformatada. Outras reformulações curriculares ocorreram em 2005, 2011 e 2016, com o objetivo de modernizar o curso e atender as necessidades impostas pelo mercado de trabalho. Em 2019, os cursos de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado passaram a fazer parte da Escola de Ciências da Saúde e da Vida.
O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas tem como objetivo formar profissionais Biólogos com conhecimentos especializados e com habilidades para atuar em diversos segmentos da sociedade nas áreas de Meio Ambiente, Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia.
Já na Licenciatura, o objetivo é formar profissionais capacitados a atuar na Educação Básica, no Ensino Médio e no Ensino Fundamental, e pesquisar e desenvolver atividades de extensão educacional. O Licenciado deverá ocupar-se com a formação e disseminação do saber da Biologia nas diferentes instâncias sociais, na educação formal ou por meio da educação informal, em museus de ciência ou afins.
No mesmo ano em que surgia a Odontologia, 1953, se alicerçava outra área da saúde na Instituição: o curso de Psicologia, antes mesmo da promulgação da lei que criou a profissão (Lei n. 4.119, de 27 de agosto de 1962). Com o primeiro curso de pós-graduação da Região Sul, foi lançado o Instituto no âmbito da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Representou um marco inicial e referencial para a profissão e aos psicólogos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A graduação foi implantada em 1956.
Com a duração de dez semestres, as disciplinas permitem uma formação generalista, capacitando o aluno para desempenhar atividades profissionais no âmbito da clínica e saúde, educação, trabalho, justiça, comunidade e esportes, por exemplo.
O curso conta com o Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP), oferecendo campo de estágio e prática disciplinar tanto para a graduação quanto para a pós-graduação. O SAPP também oferece orientação profissional individual ou em grupo.
Além disso, o curso tem como campo de intervenção o Hospital São Lucas da PUCRS, o Centro de Extensão Universitária Vila Nossa Senhora de Fátima (em Porto Alegre) e várias outras instituições (públicas e privadas) conveniadas.
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia é um dos mais tradicionais da América Latina. Desde 1987, dedica-se à investigação científica e à formação de docentes e pesquisadores em nível de mestrado e doutorado, em três áreas de concentração: Psicologia Social, Psicologia Clínica e Cognição Humana.
Com a intenção da Universidade de expandir a preparação de profissionais da saúde, foi criada a Faculdade de Farmácia em 07 de outubro de 1993. Em março de 1994 ingressaram os primeiros alunos.
A graduação possibilita ao aluno o acesso a informações sobre a fabricação, o uso de medicamentos e os seus resultados terapêuticos, além de acompanhar o tratamento farmacoterapêutico de pacientes. O estudante recebe ainda orientações sobre controle de qualidade e distribuição de medicamentos e aprende a fazer exames e análises de dados clínicos e toxicológicos para diagnóstico de doenças.
Aulas e estágios ocorrem em espaços como o Hospital São Lucas da PUCRS, a Farmácia Universitária, Labelo (Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios), Laboratório de Insumos Farmacêuticos e nos Institutos de Pesquisas Biomédicas, do Cérebro e de Toxicologia e Farmacologia.
Esse complexo de laboratórios e espaços na área da saúde também é base para o curso de Biomedicina. Com alta demanda social, o Bacharelado forma profissionais nas áreas de análises clínico-laboratoriais, biomedicina estética e imagenologia.
A pedido de hospitais e da comunidade, foi criada a Faculdade de Enfermagem no dia 09 de outubro de 1997. A primeira turma ingressou em março do ano seguinte. Em um curto espaço de tempo, a Faculdade se tornou interdisciplinar ao abrigar também os cursos de Fisioterapia (a partir de agosto de 2000) e Nutrição (em março de 2002). A graduação em Gastronomia passou a ser oferecida em março de 2016.
As disciplinas do curso de Enfermagem contemplam temas como educação em saúde, bioética, aspectos legais da profissão e da saúde, saúde coletiva, saúde da mulher, do homem, do idoso, do recém-nascido, da criança e do adolescente, além de saúde mental, urgência, emergência e gerenciamento em Enfermagem.
O Hospital São Lucas da PUCRS é um dos cenários para formação de um profissional destacado e inovador. Há ainda três laboratórios do cuidado humano, com modernas tecnologias de simulação profissional.
Na área da Fisioterapia, os estudos abrangem reabilitação cardiopulmonar, neurofuncional e musculoesquelética, fisioterapia ginecológica e obstétrica, aquática, pediátrica e dermatofuncional. Atendendo às exigências do MEC para o curso, a PUCRS lançou em julho de 2007 o Centro de Reabilitação. Suas ações, porém, são interdisciplinares, envolvendo outras unidades da Universidade.
Alimentação coletiva, saúde coletiva, nutrição clínica, gastronomia, nutrição esportiva e empreendedorismo em Nutrição e alimentação são algumas das áreas da Nutrição.
Na Gastronomia, o grande diferencial é a formação superior, pautada no clássico, com foco no regional. As disciplinas se articulam em três eixos: alimentação, sustentabilidade e cultura, ciência e arte dos alimentos e gestão e empreendedorismo. Os alunos contam com a infraestrutura dos laboratórios da PUCRS e o suporte da Agência de Gestão Tecnológica.
A criação da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto, em 1º de junho de 2000, permitiu à PUCRS ampliar o processo educacional, incluindo uma área de formação profissional e de conhecimento significativo no contexto da saúde, de grande importância para o desenvolvimento humano e da qualidade de vida.
Sediada inicialmente no antigo Ginásio de Esportes da Universidade, a Faculdade passou a contar, em setembro de 2003, com um complexo grandioso para a prática desportiva. O prédio de nove pavimentos conta com 22 mil metros quadrados de área construída. Em junho de 2005, também foi inaugurado o Estádio Universitário e suas dependências externas, ampliando, assim, a moderna estrutura.
A partir de dezembro de 2017, essas diferentes se uniram para formar a Escola de Ciências da Saúde e da Vida, buscando pontos em comum e favorecendo a formação de alunos com uma visão mais abrangente desse campo fundamental para a sociedade.