Atendimento

Atestado de Frequência

Atesta a situação de frequência às aulas pelo acadêmico, informando o número de horas-aula ministradas e o número de horas-aula frequentadas desde o início do semestre letivo até a data da solicitação. As informações são verificadas diretamente com o(s) Professor(es) da(s) Disciplina(s).

Como solicitar: A solicitação deverá ser realizada junto a Secretaria.

Prazo de Entrega: Cinco dias úteis.

Como efetuar o pagamento da taxa: A taxa de emissão do documento é gerada automaticamente no momento da solicitação, independente da retirada do documento ou não, será incluída no próximo documento de cobrança (Doc) da Mensalidade.

Nos casos em que o aluno não recebe Doc de mensalidade: a taxa também é gerada automaticamente pelo sistema, só que neste caso o aluno deverá efetuar o pagamento diretamente no Setor Financeiro Acadêmico (Prédio 15 – Central de Atendimento ao Aluno) e o comprovante deverá ser apresentado no momento da retirada do documento na Secretaria.

Como será cobrada a taxa quando a solicitação for feita no último mês do semestre? Nos meses 06 e 12 do ano, independente de receber Doc de Mensalidade ou não, o acadêmico deverá efetuar o pagamento da taxa diretamente no Setor Financeiro Acadêmico e apresentar o comprovante no momento da retirada do documento na Secretaria.

Atestado de Prova

Atesta a presença do acadêmico na Escola em determinada(s) Data(s) e Horário(s) realizando Prova(s). As informações são verificadas diretamente com o(s) Professor(es) da(s) Disciplina(s).

Como solicitar: A solicitação deverá ser realizada junto a Secretaria.

Prazo de Entrega: Cinco dias úteis.

Como efetuar o pagamento da taxa: A taxa de emissão do documento é gerada automaticamente no momento da solicitação, independente da retirada do documento ou não e será incluída no próximo documento de cobrança (Doc) da Mensalidade.

Nos casos em que o aluno não recebe Doc de mensalidade: a taxa também é gerada automaticamente pelo sistema, só que neste caso o aluno deverá efetuar o pagamento diretamente no Setor Financeiro Acadêmico (Prédio 15 – Central de Atendimento ao Aluno) e o comprovante deverá ser apresentado no momento da retirada do documento na Secretaria.

Como será cobrada a taxa quando a solicitação for feita no último mês do semestre? Nos meses 06 e 12 do ano, independente de receber Doc de Mensalidade ou não, o acadêmico deverá efetuar o pagamento da taxa diretamente no Setor Financeiro Acadêmico e apresentar o comprovante no momento da retirada do documento na Secretaria.

Ausência Autorizada

O aluno pode afastar-se temporariamente da frequência às aulas e avaliações com base:

  • no Decreto-Lei 1.044/69 – dispõe sobre tratamento excepcional para alunos portadores de afecções que indica;
  • na Lei nº 6.202/75, que estende a realização de exercícios domiciliares às gestantes, a partir do 8º mês;
  • às mães adotivas em licença maternidade de acordo com a lei nº 10.412, de 15/04/2002, que alterou dispositivos da CLT, editando o art. 392-A, escalando períodos de licença de acordo com a idade da criança adotada;
  • e no Decreto-Lei 57.654/66, que regulamenta a Lei do Serviço Militar.

A Ausência Autorizada, uma vez concedida, aplica-se a todas as disciplinas às quais o aluno estiver vinculado. Nesses casos, a instituição deverá “atribuir a esses estudantes, como compensação da ausência às aulas, exercícios domiciliares com acompanhamento da escola, sempre que compatíveis com o seu estado de saúde e com as possibilidades do estabelecimento”. Durante o período de AA, não serão computadas faltas.

No entanto, ao final do semestre, se descontando o período de AA o aluno não foi frequente, será reprovado.

Como solicitar:

A entrega do atestado deve ocorrer na unidade de atendimento de vínculo do curso até cinco (5) dias úteis a contar da data final do afastamento, conforme documento comprobatório.

No momento da solicitação o aluno receberá por e-mail o protocolo do pedido e, após, a análise do requerimento pela Coordenação do Curso, o aluno e os Professores relacionados no documento receberão as informações correspondentes à solicitação através do e-mail institucional (@pucrs.br).

REGULAMENTO Nº 03/2022 – justificativa de falta(s) com e sem abono – Ausência Autorizada

RESOLUÇÃO Nº 01/2022 – justificativa de falta com e sem abono (COVID-19)

1. Situações previstas em lei, que justificam ausência às aulas:

  • Decreto-Lei 715/69 – relativo à prestação do serviço militar
  • Lei 9.615/98 – participação do aluno em competições esportivas internacionais de cunho oficial representando o País
  • Lei 5.869/73 – convocação para audiência judicial

O Decreto-Lei 715/69 aplica-se somente sobre o serviço militar obrigatório, portanto não se aplica sobre profissionais de carreira das Forças Armadas, Brigada Militar, etc.

2. Como solicitar:

A entrega do atestado deve ocorrer na unidade de atendimento de vínculo do curso até cinco (5) dias úteis a contar da data final do afastamento, conforme documento comprobatório.

No momento da solicitação o aluno receberá por e-mail o protocolo do pedido e após a análise do requerimento pela Coordenação do Curso, o aluno e os Professores relacionados no documento receberão as informações correspondentes à solicitação através do e-mail institucional (@pucrs.br).

REGULAMENTO Nº 03/2022 – justificativa de falta(s) com e sem abono – Ausência Autorizada

RESOLUÇÃO Nº 01/2022 – justificativa de falta com e sem abono (COVID-19)

Biomedicina

Devem ser entregues na Secretaria (Prédio 11 – 8º andar, sala 801), juntamente com o formulário de requerimento preenchido em uma via, um para cada 5 documentos. Nesta setor você encontrará todas as informações sobre as Atividades Complementares, requisito necessário para a conclusão do Curso de Biomedicina, como o Requerimento de Aproveitamento de Horas em Atividades Complementares, além do Regulamento e do Detalhamento das Atividades Complementares, onde você poderá consultar a carga de aproveitamento de cada tipo de Atividade.

Documentos disponíveis(Currículo 9602 – Ingresso a partir de 2020/1).

Documentos disponíveis (Currículo 3520 – Ingresso a partir de 2017/1)

 

Ciências Biológicas

As atividades Complementares têm como objetivo incentivar o aluno a participar de experiências diversificadas que contribuam para sua formação humana e profissional. Dessa forma, o curso de Ciências Biológicas, coordenado pela Escola de Ciências da Saúde e da Vida, regula o registro dessas atividades conforme o seu regulamento registrado no Projeto Pedagógico do referido curso.

Formulário Horas Complementares Ciências Biológicas

 Como solicitar:

O aluno deve entregar na secretaria o formulário próprio devidamente preenchido com os seus dados acadêmicos, anexando a este documento a cópia do certificado da atividade submetida a C.A.C (Comissão de Atividades Complementares) para julgamento. O certificado orignal deve ser apresentado juntamente da entrega da cópia do documento.

Assim que deferida ou indeferida, o resultado da análise será publicada no sistema acadêmico-financeiro do aluno, no link Atividades Complementares. As horas válidas para cada atividade e outras regras estão disponíveis no regulamento de seu respectivo curso.

Enfermagem e Fisioterapia

As Atividades Complementares são parte integrante do currículo dos Cursos de Enfermagem e Fisioterapia. Pretendem incentivar o aluno a participar de experiências diversificadas que contribuam para a sua formação humana e profissional, atendendo às Diretrizes Curriculares e valorizando por meio da atribuição de horas o envolvimento do estudante em atividades de interesse acadêmico. Comissão de Atividades Complementares (CAC) é o órgão responsável pela análise, julgamento e validação das Atividades Complementares realizadas pelos alunos. Devem ser entregues na Secretaria, com o formulário de requerimento preenchido em uma via. Entregar cópia do documento e trazer original, para conferência.

Educação Física

As atividades complementares são parte integrante do currículo do curso, devendo somar para o Curso de Licenciatura 200h (duzentas horas) e para o curso de Bacharelado 120h (cento e vinte horas). São aquelas atividades que guardam relação de conteúdo e forma com atividades de cunho acadêmico, representam instrumentos válidos para o aprimoramento da formação básica e profissional do futuro graduado em Educação Física. Somente serão consideradas Atividades Complementares aquelas realizadas durante o período em que o aluno estiver com matrícula ativa nos Cursos de Educação Física desta Unidade.

O aluno deverá apresentar na secretaria do prédio 81 (6º andar), nos meses de abril ou setembro, o atestado/certificado original e uma cópia, que será anexada ao formulário (abaixo) devidamente preenchido.

Formulário de requerimento de atividades complementares

 

Quadro síntese de atividades Complementares BACHARELADO/LICENCIATURA

 

Descrição
da atividade
Horas de
atividade
Carga
Horária
Atribuída
Exemplo Máximo de horas por atividade (Bacharelado) Máximo de horas por atividade (Licenciatura)
Projetos e programas de pesquisa desenvolvidos dentro e fora da PUCRS. 100% Carga horária integral Atividade: 20h Aproveitamento = 20h 120 200
Projetos e programas de extensão dentro da área da Educação Física promovidos pela PUCRS. 100% Carga horária integral Atividade: 20h Aproveitamento = 20h 120 200
Projetos e programas de extensão fora da área da Educação Física promovidos ou apoiados pela PUCRS. Até 50% Até 50% carga horária desenvolvida com as atividades Atividade: 20h Aproveitamento = 10h 60 100
Eventos diversos em Educação Física e áreas afins, tais como seminários, simpósio, congressos, conferências, apresentações de pesquisa em eventos científicos e outros reconhecidos pelo Setor de Atividades Complementares. 100% Carga horária integral Atividade: 20h Aproveitamento = 20h 120 200
Eventos diversos fora da área da Educação Física, tais como seminários, simpósio, congressos, conferências, apresentações de pesquisa em eventos científicos e outros. Até 50% Até 50% carga horária desenvolvida com as atividades Atividade: 20h Aproveitamento = 10h 60 100
Monitorias em disciplinas curriculares. Até 50% Carga horária integral Atividade: 20h Aproveitamento = 20h 60 100
Estágios não obrigatórios na área de formação. Até 50% Carga horária integral Atividade: 20h Aproveitamento = 20h 60 100
Cursos de línguas estrangeiras. Até 25% Carga horária integral Atividade: 20h Aproveitamento = 20h 30 50
Outras atividades (serão analisadas caso a caso). Até 20% Até 50% carga horária desenvolvida com as atividades Atividade: 20h Aproveitamento = 10h 24 40
Farmácia

Devem ser entregues na Secretaria (Prédio 11 – 8º andar, sala 801), juntamente com o formulário de requerimento preenchido em uma via, um para cada 5 documentos.

Nesta setor você encontrará todas as informações sobre as Atividades Complementares, requisito necessário para a conclusão do Curso de Farmácia, como o Requerimento de Aproveitamento de Horas em Atividades Complementares, além do Regulamento e do Detalhamento das Atividades Complementares, onde você poderá consultar a carga de aproveitamento de cada tipo de Atividade.
Documentos disponíveis

(CURRÍCULO 9601 – ingresso a partir de 2020/1)

(Currículo 3510 – Ingresso a partir de 2010/1)

Nutrição

As Atividades Complementares são parte integrante do currículo do Curso de Nutrição. Pretendem incentivar o aluno a participar de experiências diversificadas que contribuam para a sua formação humana e profissional, atendendo às Diretrizes Curriculares e valorizando por meio da atribuição de horas o envolvimento do estudante em atividades de interesse acadêmico. Devem ser entregues na Secretaria, com o formulário preenchido em uma via.

  • Currículo 9608 – Ingresso a partir de 2021/1

Regulamento

Detalhamento

Formulário

  •  Currículo 3622 – Ingresso a partir de 2010/1

Regulamento

Detalhamento

Formulário

 

Odontologia

Deve ser entregue na secretaria (Prédio 6 – 2º andar), entregar cópias dos certificados e trazer os originais para conferência:

Currículo em Extinção – 3/204
Download – Atividades Complementares

Currículo Novo – 3/205
Download – Atividades Complementares