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Secretarias dos Cursos de Graduação
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Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade
Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Atesta a situação de frequência às aulas pelo acadêmico, informando o número de horas-aula ministradas e o número de horas-aula frequentadas desde o início do semestre letivo até a data da solicitação. As informações são verificadas diretamente com o(s) Professor(es) da(s) Disciplina(s).
Como solicitar: A solicitação deverá ser realizada junto a Secretaria.
Prazo de Entrega: Cinco dias úteis.
Como efetuar o pagamento da taxa: A taxa de emissão do documento é gerada automaticamente no momento da solicitação, independente da retirada do documento ou não, será incluída no próximo documento de cobrança (Doc) da Mensalidade.
Nos casos em que o aluno não recebe Doc de mensalidade: a taxa também é gerada automaticamente pelo sistema, só que neste caso o aluno deverá efetuar o pagamento diretamente no Setor Financeiro Acadêmico (Prédio 15 – Central de Atendimento ao Aluno) e o comprovante deverá ser apresentado no momento da retirada do documento na Secretaria.
Como será cobrada a taxa quando a solicitação for feita no último mês do semestre? Nos meses 06 e 12 do ano, independente de receber Doc de Mensalidade ou não, o acadêmico deverá efetuar o pagamento da taxa diretamente no Setor Financeiro Acadêmico e apresentar o comprovante no momento da retirada do documento na Secretaria.
Atesta a presença do acadêmico na Escola em determinada(s) Data(s) e Horário(s) realizando Prova(s). As informações são verificadas diretamente com o(s) Professor(es) da(s) Disciplina(s).
Como solicitar: A solicitação deverá ser realizada junto a Secretaria.
Prazo de Entrega: Cinco dias úteis.
Como efetuar o pagamento da taxa: A taxa de emissão do documento é gerada automaticamente no momento da solicitação, independente da retirada do documento ou não e será incluída no próximo documento de cobrança (Doc) da Mensalidade.
Nos casos em que o aluno não recebe Doc de mensalidade: a taxa também é gerada automaticamente pelo sistema, só que neste caso o aluno deverá efetuar o pagamento diretamente no Setor Financeiro Acadêmico (Prédio 15 – Central de Atendimento ao Aluno) e o comprovante deverá ser apresentado no momento da retirada do documento na Secretaria.
Como será cobrada a taxa quando a solicitação for feita no último mês do semestre? Nos meses 06 e 12 do ano, independente de receber Doc de Mensalidade ou não, o acadêmico deverá efetuar o pagamento da taxa diretamente no Setor Financeiro Acadêmico e apresentar o comprovante no momento da retirada do documento na Secretaria.
O aluno pode afastar-se temporariamente da frequência às aulas e avaliações com base:
A Ausência Autorizada, uma vez concedida, aplica-se a todas as disciplinas às quais o aluno estiver vinculado. Nesses casos, a instituição deverá “atribuir a esses estudantes, como compensação da ausência às aulas, exercícios domiciliares com acompanhamento da escola, sempre que compatíveis com o seu estado de saúde e com as possibilidades do estabelecimento”. Durante o período de AA, não serão computadas faltas.
No entanto, ao final do semestre, se descontando o período de AA o aluno não foi frequente, será reprovado.
A entrega do atestado deve ocorrer na unidade de atendimento de vínculo do curso até cinco (5) dias úteis a contar da data final do afastamento, conforme documento comprobatório.
No momento da solicitação o aluno receberá por e-mail o protocolo do pedido e, após, a análise do requerimento pela Coordenação do Curso, o aluno e os Professores relacionados no documento receberão as informações correspondentes à solicitação através do e-mail institucional (@pucrs.br).
REGULAMENTO Nº 03/2022 – justificativa de falta(s) com e sem abono – Ausência Autorizada
RESOLUÇÃO Nº 01/2022 – justificativa de falta com e sem abono (COVID-19)
O Decreto-Lei 715/69 aplica-se somente sobre o serviço militar obrigatório, portanto não se aplica sobre profissionais de carreira das Forças Armadas, Brigada Militar, etc.
A entrega do atestado deve ocorrer na unidade de atendimento de vínculo do curso até cinco (5) dias úteis a contar da data final do afastamento, conforme documento comprobatório.
No momento da solicitação o aluno receberá por e-mail o protocolo do pedido e após a análise do requerimento pela Coordenação do Curso, o aluno e os Professores relacionados no documento receberão as informações correspondentes à solicitação através do e-mail institucional (@pucrs.br).
REGULAMENTO Nº 03/2022 – justificativa de falta(s) com e sem abono – Ausência Autorizada
RESOLUÇÃO Nº 01/2022 – justificativa de falta com e sem abono (COVID-19)
Devem ser entregues na Secretaria (Prédio 11 – 8º andar, sala 801), juntamente com o formulário de requerimento preenchido em uma via, um para cada 5 documentos. Nesta setor você encontrará todas as informações sobre as Atividades Complementares, requisito necessário para a conclusão do Curso de Biomedicina, como o Requerimento de Aproveitamento de Horas em Atividades Complementares, além do Regulamento e do Detalhamento das Atividades Complementares, onde você poderá consultar a carga de aproveitamento de cada tipo de Atividade.
Documentos disponíveis(Currículo 9602 – Ingresso a partir de 2020/1).
Documentos disponíveis (Currículo 3520 – Ingresso a partir de 2017/1)
As atividades Complementares têm como objetivo incentivar o aluno a participar de experiências diversificadas que contribuam para sua formação humana e profissional. Dessa forma, o curso de Ciências Biológicas, coordenado pela Escola de Ciências da Saúde e da Vida, regula o registro dessas atividades conforme o seu regulamento registrado no Projeto Pedagógico do referido curso.
Formulário Horas Complementares Ciências Biológicas
O aluno deve entregar na secretaria o formulário próprio devidamente preenchido com os seus dados acadêmicos, anexando a este documento a cópia do certificado da atividade submetida a C.A.C (Comissão de Atividades Complementares) para julgamento. O certificado orignal deve ser apresentado juntamente da entrega da cópia do documento.
Assim que deferida ou indeferida, o resultado da análise será publicada no sistema acadêmico-financeiro do aluno, no link Atividades Complementares. As horas válidas para cada atividade e outras regras estão disponíveis no regulamento de seu respectivo curso.
As Atividades Complementares são parte integrante do currículo dos Cursos de Enfermagem e Fisioterapia. Pretendem incentivar o aluno a participar de experiências diversificadas que contribuam para a sua formação humana e profissional, atendendo às Diretrizes Curriculares e valorizando por meio da atribuição de horas o envolvimento do estudante em atividades de interesse acadêmico. Comissão de Atividades Complementares (CAC) é o órgão responsável pela análise, julgamento e validação das Atividades Complementares realizadas pelos alunos. Devem ser entregues na Secretaria, com o formulário de requerimento preenchido em uma via. Entregar cópia do documento e trazer original, para conferência.
As atividades complementares são parte integrante do currículo do curso, devendo somar para o Curso de Licenciatura 200h (duzentas horas) e para o curso de Bacharelado 120h (cento e vinte horas). São aquelas atividades que guardam relação de conteúdo e forma com atividades de cunho acadêmico, representam instrumentos válidos para o aprimoramento da formação básica e profissional do futuro graduado em Educação Física. Somente serão consideradas Atividades Complementares aquelas realizadas durante o período em que o aluno estiver com matrícula ativa nos Cursos de Educação Física desta Unidade.
O aluno deverá apresentar na secretaria do prédio 81 (6º andar), nos meses de abril ou setembro, o atestado/certificado original e uma cópia, que será anexada ao formulário (abaixo) devidamente preenchido.
Formulário de requerimento de atividades complementares
Descrição da atividade |
Horas de atividade |
Carga Horária Atribuída |
Exemplo | Máximo de horas por atividade (Bacharelado) | Máximo de horas por atividade (Licenciatura) | |
Projetos e programas de pesquisa desenvolvidos dentro e fora da PUCRS. | 100% | Carga horária integral | Atividade: 20h Aproveitamento = 20h | 120 | 200 | |
Projetos e programas de extensão dentro da área da Educação Física promovidos pela PUCRS. | 100% | Carga horária integral | Atividade: 20h Aproveitamento = 20h | 120 | 200 | |
Projetos e programas de extensão fora da área da Educação Física promovidos ou apoiados pela PUCRS. | Até 50% | Até 50% carga horária desenvolvida com as atividades | Atividade: 20h Aproveitamento = 10h | 60 | 100 | |
Eventos diversos em Educação Física e áreas afins, tais como seminários, simpósio, congressos, conferências, apresentações de pesquisa em eventos científicos e outros reconhecidos pelo Setor de Atividades Complementares. | 100% | Carga horária integral | Atividade: 20h Aproveitamento = 20h | 120 | 200 | |
Eventos diversos fora da área da Educação Física, tais como seminários, simpósio, congressos, conferências, apresentações de pesquisa em eventos científicos e outros. | Até 50% | Até 50% carga horária desenvolvida com as atividades | Atividade: 20h Aproveitamento = 10h | 60 | 100 | |
Monitorias em disciplinas curriculares. | Até 50% | Carga horária integral | Atividade: 20h Aproveitamento = 20h | 60 | 100 | |
Estágios não obrigatórios na área de formação. | Até 50% | Carga horária integral | Atividade: 20h Aproveitamento = 20h | 60 | 100 | |
Cursos de línguas estrangeiras. | Até 25% | Carga horária integral | Atividade: 20h Aproveitamento = 20h | 30 | 50 | |
Outras atividades (serão analisadas caso a caso). | Até 20% | Até 50% carga horária desenvolvida com as atividades | Atividade: 20h Aproveitamento = 10h | 24 | 40 |
Devem ser entregues na Secretaria (Prédio 11 – 8º andar, sala 801), juntamente com o formulário de requerimento preenchido em uma via, um para cada 5 documentos.
Nesta setor você encontrará todas as informações sobre as Atividades Complementares, requisito necessário para a conclusão do Curso de Farmácia, como o Requerimento de Aproveitamento de Horas em Atividades Complementares, além do Regulamento e do Detalhamento das Atividades Complementares, onde você poderá consultar a carga de aproveitamento de cada tipo de Atividade.
Documentos disponíveis
(CURRÍCULO 9601 – ingresso a partir de 2020/1)
(Currículo 3510 – Ingresso a partir de 2010/1)
As Atividades Complementares são parte integrante do currículo do Curso de Nutrição. Pretendem incentivar o aluno a participar de experiências diversificadas que contribuam para a sua formação humana e profissional, atendendo às Diretrizes Curriculares e valorizando por meio da atribuição de horas o envolvimento do estudante em atividades de interesse acadêmico. Devem ser entregues na Secretaria, com o formulário preenchido em uma via.
Deve ser entregue na secretaria (Prédio 6 – 2º andar), entregar cópias dos certificados e trazer os originais para conferência:
Currículo em Extinção – 3/204
Download – Atividades Complementares
Currículo Novo – 3/205
Download – Atividades Complementares
Formulários Atividades Complementares