Iniciativa foi aprovada pelo Conselho do Idoso de Porto Alegre
Por: ECSV
Está aberto para receber doações no Fundo Municipal do Idoso de Porto Alegre o “Projeto Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas: Promoção de Práticas Seguras”. Trata-se de uma iniciativa gerada dentro da PUCRS que visa realizar um diagnóstico situacional por meio de um Formulário de Autoavaliação de Práticas de Segurança do Paciente/Pessoa Idosa nas instituições destinadas aos cuidados de longo prazo para pessoas idosas ou instituições de longa permanência para idosos (ILPI) da cidade.
A partir desse panorama, o intuito é implantar um Programa de Formação em Segurança no Cuidado à pessoa Idosa Institucionalizada, com foco nos gestores e equipe interprofissional das instituições para idosos. Essa formação dos profissionais ocorrerá in loco nas instituições e por meio de Experiência Baseada em Simulação Realística no Laboratório de Engenharia de Usabilidade de Produtos para a Saúde (UsaLab) da PUCRS.
O projeto para captação de recursos foi aprovado pelo Conselho do Idoso de Porto Alegre em 18 de julho e já está recebendo doações no site.
“Esperamos reduzir os incidentes relacionados à assistência à saúde da pessoa idosa, como ocorrência de quedas, de lesões por pressão, de uso incorreto de medicamentos, por meio do fomento às práticas seguras com identificação precoce e proativa de riscos de eventos que possam produzir danos. Os danos, tanto físicos como psicológicos e sociais, podem reduzir a funcionalidade das pessoas idosas, comprometer sua autonomia e tomada de decisão”, explica a professora do curso de Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS e coordenadora do projeto, Janete de Souza Urbanetto.
O projeto foi desenvolvido no escopo do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Segurança do Paciente (GIPESP) da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica da Escola de Medicina da PUCRS e Laboratório de Engenharia de Usabilidade de Produtos para a Saúde (UsaLab-IDEIA PUCRS) e está sob a coordenação da Prof. Janete de Souza Urbanetto e da Doutoranda Tais Fernanda da Silva Anelo.