Encontro final do projeto QualEnv reuniu representantes de 14 instituições da América Latina e Europa na PUCRS
O final do mês de abril foi marcado pela reunião final do projeto internacional QualEnv Change the Climate: Assuring the Quality of Environmental Strategies in Latin-American Higher Education (Mudando o clima: Garantindo a qualidade das estratégias ambientais no Ensino Superior latino-americano), financiado pela Erasmus+. O consórcio formado por 14 instituições, sendo três universidades europeias e 11 latino-americanas, se reuniu presencialmente nos dias 26, 27 e 28 de abril no auditório do Prédio 50 da PUCRS para discutir os avanços, desafios e resultados do projeto.
A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, que destacou, em seu discurso de acolhida, que universidades inovadoras e cientes de seu compromisso social devem ser protagonistas no processo de desenvolvimento regional e global. Teixeira reforçou o papel da Educação Superior para a eliminação da pobreza, intolerância, violência, analfabetismo, fome, deterioração do meio ambiente e enfermidades. “Projetos como este ratificam o compromisso com a formação de profissionais tecnicamente qualificados e também comprometidos com a cidadania. Cabe a cada um de nós e à universidade criar e fortalecer comunidades com pessoas que se comprometam na construção de uma solidariedade sempre mais efetiva por meio do respeito à vida e a tudo que é humano por meio do ensino, pesquisa e inovação”, afirmou.
De acordo com o diretor do Instituto do Meio Ambiente da PUCRS Nelson Fontoura, coordenador do projeto na Universidade, o evento foi muito importante para sumarizar o processo de evolução das instituições envolvidas no projeto QualEnv para a construção de uma operação dos campi no caminho da sustentabilidade. Como objetivo principal, destaca-se o desenvolvimento de Sistemas de Gestão Ambiental a serem implementados nas universidades latino-americanas, assim como mapeamento de pegadas de carbono e aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Ao longo dos três dias de evento, as apresentações foram organizadas por país. Das instituições brasileiras houve apresentações da PUCRS, UFSC, UNISUL, UFRGS, ULBRA e FEEVALE. Do Peru, da Universidade de Lima e da Universidade do Pacífico, da Colômbia, da UNINORTE e UNISABANA, da Costa Rica, da Universidade Nacional e da Universidade da Costa Rica, e do México, da Universidade de Guadalajara e da Benemérita Universidade Autônoma de Puebla. Por fim, entre as instituições europeias, houve apresentações do ISCTE, de Portugal, do Politécnico de Torino, da Itália, e da Universidade de Gotemburgo, da Suécia.
Como decorrência direta do projeto, a PUCRS desenvolveu um Programa de Gestão Ambiental (PGA). O PGA será implementado através de um Comitê de Gestão Ambiental, que funcionará diretamente ligado à Reitoria da PUCRS, sinalizando o comprometimento institucional com a redução da pegada de carbono e aderência com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No contexto da PUCRS, a gestão ambiental passa a ser parte dos direcionadores estratégicos institucionais.
“O Programa de Gestão Ambiental da PUCRS objetiva implementar um programa permanente de monitoramento de desempenho ambiental, assim como estabelecer metas de desempenho ambiental e em sustentabilidade em sentido amplo a serem implementadas nas diferentes unidades. Trata-se de um documento de construção coletiva, que será continuamente aprimorado pelo diálogo permanente com todos os atores internos”, explica Fontoura. De acordo com o pesquisador, a iniciativa visa uma operação do campus de forma amigável ao ambiente, consumindo menos energia, combustíveis e água, produzindo menos efluentes e resíduos.
“Mas mais do que uma operação sustentável, como instituição de ensino, a PUCRS objetiva disseminar a cultura da sustentabilidade para toda a comunidade acadêmica, e assim transbordando a visão do desenvolvimento sustentável para a sociedade em geral”, finaliza.