Totalmente on-line, pós-graduação tem início em maio e conta com professores renomados
Por: ECSV
O envelhecimento saudável está diretamente ligado à prevenção, mas não só isso. O tratamento adequado às doenças que surgem com o passar do tempo e os cuidados à pessoa idosa são essenciais para que o envelhecimento seja saudável. Com o intuito de mergulhar em todo esse conhecimento, a PUCRS reuniu um time renomado de especialistas de diversas áreas para ensinar sobre prevenção, tratamento e cuidado. O curso Envelhecimento Saudável: Prevenção, Tratamento e Cuidado terá 364 horas/aula, com duração de doze meses, sendo nove deles de conteúdos teóricos e três de produção do Trabalho de Conclusão de Curso. Esse curso de pós-graduação tem como pilares os três aspectos já mencionados – prevenção, tratamento e cuidado – abordados em dez temas que se relacionam de alguma forma entre si, uma vez que todos tem como foco principal o processo de envelhecimento.
Segundo uma das coordenadoras da pós, Profa. Cristina Maria Moriguchi Jeckel, do curso de Farmácia da Escola de Ciências e Saúde da Vida, mesmo sendo um ensino voltado às perspectivas da saúde, também pode ser cursado por alunos de outras áreas profissionais com intuito de deixar este futuro especialista capacitado para trabalhar com a população idosa. O prof. Rafael Reimann Baptista, do curso de Educação Física da mesma Escola, é também coordenador do Envelhecimento Saudável, reforçando o conceito de um curso para o público multiprofissional.
O envelhecimento é um processo contínuo e, desde cedo, a prevenção é importante, presente nas escolhas do dia a dia e no tratamento de saúde adequado. Áreas profissionais, especialmente as da saúde, que trabalham com público de todas as idades, necessitam ter conhecimento sobre este processo. “O organismo e o metabolismo de uma pessoa com 20 anos é, diferente do indivíduo de 50 anos, que é distinto também de uma pessoa com 80 ou 90 anos. Chegar bem até os 90 tem causa multifatorial, quando as escolhas feitas nas décadas anteriores podem ter uma boa influência”, explica a professora Cristina.
Para o curso foram elencadas disciplinas de relevância para a construção do conhecimento dentro da realidade profissional de cada participante. A especialização aborda questões relacionadas a aspectos farmacológicos do idoso, atividade física e envelhecimento, nutrição, reabilitação física, memória, sistema nervoso e envelhecimento, segurança do idoso (social, financeira e física), cuidados paliativos, odontogeriatria e alterações hormonais e metabólicas.
Se interessou? Então acesse AQUI!