Professor da PUCRS é premiado pela Prefeitura de Porto Alegre

Por: ECSV

07/12/2022 - 18h46

O professor do curso de Educação Física da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Ricardo Reuter Pereira foi agraciado com o Troféu Mérito Esportivo 2022, uma realização da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) da Prefeitura de Porto Alegre.

O profissional foi anunciado vencedor nessa terça-feira (06) na categoria “Professor da Smelj”. Pereira atua na rede municipal há oito anos e vem se destacando pelo ensino de judô, esporte que pratica há mais de 40 anos.

“Essa conquista representa minha dedicação à prática e docência do judô, esporte que busca ajudar na disciplina e no caráter dos alunos, além do ensino técnico, que também é importante para a formação corporal”, comenta.

O professor é pioneiro na implementação do ensino de judô na rede Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, há oito anos.

Faixa-preta há 35 anos, ele leva para a sala de aula os ensinamentos do tatame. “Com o tempo, os praticantes do judô acabam se tornando mais que um grupo, mas criam um laço de união que extrapola a sala de aula. Como dizia Jigoro Kano [fundador da arte marcial judô, ainda no século 19] ‘amizade e prosperidade mútuas’.”

Pereira é professor do curso de Educação Física da PUCRS desde 2005. É doutor em Educação pela instituição e mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul . O professor atua principalmente nas áreas de educação física escolar, prática pedagógica, formação de professores, lutas marciais e educação de jovens e adultos.

PREMIAÇÃO

O Troféu Mérito Esportivo homenageia e reconhece os trabalhos relevantes e destaques esportivos em Porto Alegre. Após a votação dos três concorrentes mais indicados em cada uma das 22 categorias, foi escolhido um para representar seu esporte, clube e área de atuação.

Os vencedores receberão o troféu no dia 8 de dezembro, às 19h, em cerimônia a ser realizada no Auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, 101).