Luis Henrique Rolim é curador convidado da exposição Is it a Beautiful Game?, que aborda as relações entre o futebol e a mídia
Por: PUCRS Internacional
O professor e pesquisador da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Luís Henrique Rolim foi convidado para ser curador da exposição Is it a Beautiful Game? da galeria Media Majlis da Northwestern University in Qatar, país sede da Copa do Mundo FIFA de Futebol Masculino. Esta oportunidade surgiu a dois anos atrás por sua importante atuação enquanto pesquisador e historiador nos temas de esporte e Jogos Olímpicos no Catar, além de sua reconhecida gestão como Diretor de Pesquisa no Qatar Olympic and Sports Museum, um dos maiores museu de esportes do mundo.
Atuando junto à equipe da galeria, sua exposição inaugurou no início de agosto e ficará aberta até 12 de novembro com uma temática que questiona diferentes aspectos do futebol ao redor do mundo e o papel da mídia para globalizar e transmitir a paixão pelo esporte. Rolim também foi editor do livro Is it a Beautiful Game? The Sound of Sport publicado pela revista Voices and Conversations da galeria Media Majlis da Nortwerstern University in Qatar, uma publicação em inglês e árabe que apresenta entrevistas e ensaios sobre o papel do som nos esportes, pode afetar o desempenho, a participação e o prazer de jogar.
Sobre a galeria Media Majlis
O Media Majlis da Northwestern University in Qatar é o primeiro museu aberto e gratuito do mundo árabe dedicado a discutir e destacar mídia, jornalismo e comunicação. Os temas misturam passado, presente e futuro por meio de lentes globais, regionais e locais do Catar, convidando o público a explorar visões alternativas, descobrir histórias ricas e ouvir vozes menos ouvidas.
Sobre o Qatar Olympic and Sports Museum
Além de sua atuação enquanto Diretor de Pesquisa, o professor Luis Henrique Rolim também foi Consultor e Curador do Qatar Olympic and Sports Museum para as galerias Qatar – Hosting Nation e Qatar Sports. Situado no Estádio Internacional Khalifa, o museu foi inaugurado em março de 2022 com a patronagem do Emir do Catar, Xeque Tamim bin Hamad al-Thani. Seu objetivo é levar os visitantes a uma viagem pela história global e local do esporte através de sete galerias, 19 mil metros quadrados e artefatos do mundo todo que datam do início da história do esporte.
Os temas das galerias abordam: a história global do esporte; os Jogos Olímpicos; hall de atletas do cenário internacional e local; e a importância da atividade física e estilo de vida saudável. Além destes temas, nas galerias onde Rolim atuou, são destacados temas como o país tornou-se anfitrião de grandes eventos esportivos e a história do esporte moderno no Catar, desde os primeiros clubes até os investimentos nos dias de hoje.