Cinco motivos para praticar natação e atividades aquáticas na PUCRS

O professor do Parque Esportivo, Daniel Godoy, destaca alguns dos pontos positivos desses exercícios.

02/09/2021 - 16h00
Natação, Piscina, Parque Esportivo, Nadador, Atividades Aquáticas

Foto: Camila Cunha – Ascom/PUCRS

Cuidar do corpo é essencial para a manutenção da saúde e a natação é considerada uma das atividades físicas mais completas que existem. Por meio dela é possível trabalhar todos os músculos e articulações do corpo, em diferentes intensidades de força e resistência. Além disso, o esporte ajuda na queima calórica e no emagrecimento.  

O coordenador da Academia e da Escola de Natação da PUCRS, Ignaldo Paz da Rosa, comenta que a Universidade conta com diferenciais que devem ser levados em consideração na escolha de um local para praticar atividades aquáticas: “Possuímos uma estrutura que permite modalidades diversas, uma climatização independente em cada uma das piscinas, adaptada às práticas realizadas nelas e uma metodologia de ensino própria”.  

Quer iniciar essa prática esportiva? Saiba por que se matricular nas Atividades Aquáticas do Parque Esportivo, de acordo com o professor Daniel Godoy.

  1. A natação estimula o sistema cardiorrespiratório

A natação é um esporte que trabalha muito a respiração. Como no corpo humano os sistemas respiratório e cardiovascular estão conectados, a prática dessa atividade física é capaz de melhorar a circulação sanguínea. Isso facilita o transporte de oxigênio e de outros nutrientes para o corpo, fortalece o coração e evita determinados problemas de saúde, como a trombose.  

Por esse benefício, o esporte é amplamente indicado a pacientes com problemas respiratórios, como a asma. Aqueles que tiveram Covid-19 e estão em fase de reabilitação também podem se beneficiar das atividades aquáticas, visto que é uma doença que afeta, principalmente, esse sistema, o qual pode ficar debilitado após a crise aguda da doença. 

2. Atividades aquáticas têm baixo impacto

As propriedades físicas da água permitem que o praticante execute os movimentos com maior facilidade, fluidez e amplitude. O baixo impacto e a possibilidade de realizar uma progressão segura e eficaz tornam a prática de atividades aquáticas uma das mais recomendadas por médicos a pacientes que possuem limitações musculoesqueléticas, ou que estão em fase de reabilitação. 

3. Existem diferentes modalidades

A natação possui modalidades para todos os gostos e o Parque Esportivo da PUCRS conta com uma estrutura capaz de acomodar uma vasta gama de atividades aquáticas. Para isso, existem as piscinas terapêutica, de aprendizagem e, ainda, a única piscina olímpica, coberta e climatizada da região metropolitana de Porto Alegre. Confira quais modalidades estão disponíveis para cada uma das piscinas:  

A modalidade Deep Water, exclusiva do Parque Esportivo da PUCRS, segue os mesmos princípios da hidroginástica convencional, mas é praticada na piscina olímpica, o que proporciona uma maior queima calórica e melhora no condicionamento físico. 

Enquanto isso, a Natação Surf se destina aos surfistas iniciantes e avançados, que necessitam aprimorar o nível técnico e físico para surfar com maior conforto e qualidade.  

Por fim, o polo aquático. Na PUCRS, a modalidade se divide em duas categorias – juvenil (para jovens entre 10 e 17 anos) e adulto -, e é destinada àqueles que já sabem nadar e buscam uma atividade coletiva na água, de alta intensidade e com complexo nível técnico, ideal para pessoas mais competitivas. 

4. Aulas para todos os públicos

As Atividades Aquáticas do Parque Esportivo abrangem diferentes faixas etárias, desde bebês, a partir dos seis meses de idade, até a terceira idade. Além disso, são respeitadas as especificidades de cada uma delas: nas modalidades infantispor exemplo, são respeitadas todas as fases de maturação das crianças e as turmas são divididas por idades. 

Para os adultos que procuram na natação uma atividade física voltada para a saúde ou lazer existem também diferentes categorias. Voltadas, por exemplo, para iniciantes; para quem possui alguma restrição clínica, traumas por afogamento ou medo do ambiente aquático (os quais podem realizar as aulas de adaptação ao meio líquido); para os que desejam aprender a nadar com aulas tradicionais; para aqueles que desejam um aperfeiçoamento físico; e para técnicos e/ou pessoas que buscam competir em algum esporte.  

Na hidroginástica, também são contemplados objetivos diversos, desde o emagrecimento até a atenção a recomendações médicas. As aulas de hidroginástica para terceira idade, por exemplo, buscam proporcionar a maior convívio social, melhora na autoestima, aumento na coordenação motora e tônus muscular, otimizados pela redução de impacto nas articulações que a atividade aquática pode proporcionar.  

5. A PUCRS possui uma metodologia de ensino própria

O Parque Esportivo da PUCRS possui uma metodologia de ensino própria, recentemente atualizada, que foi desenvolvida pela equipe de professores. Ela possui embasamento teórico-científico e é alicerçada nos princípios de treinamento mais modernos na área. Seu corpo docente conta com profissionais renomados e experientes que possuem compromisso com o objetivo de seus clientes.  

Saiba mais no site do Parque Esportivo. 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas