Novo sistema do laboratório veio da Itália e complementa a estrutura de estudo do movimento humano da PUCRS
Além de prestar suporte às aulas práticas de diferentes cursos com foco na área da saúde, pesquisas e testes científicos e clínicos são realizados por meio do uso compartilhado dos recursos do Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Atividade Física da PUCRS (Lapafi). O laboratório existe, oficialmente, desde 2010. No entanto, a estrutura de biomecânica que começou a ser construída há cerca de quatro anos, hoje conta com um serviço complexo de equipamentos, incluindo a nova aquisição: um sistema de cinemática. Com o dispositivo é possível realizar análises do movimento humano em alta resolução, com diferentes aplicações, como a avaliação de atletas e pessoas com problemas de locomoção, por exemplo.
As possibilidades práticas do sistema são inúmeras, desde os estudos fundamentais na área da biomecânica, até as investigações aplicadas ao esporte e à saúde cinético-funcional. “É possível trabalhar visando melhorar o desempenho esportivo e reduzir o risco de lesões. Assim como avaliar a caminhada e a marcha das pessoas, seja de forma natural ou com o uso de dispositivos tecnológicos”, explica o professor Régis Gemerasca Mestriner, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, e coordenador de projetos na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS (Propesq).
O sistema adquirido se soma aos demais equipamentos disponíveis no laboratório, fazendo do Lapafi um ambiente completo para o ensino, pesquisa, inovação e desenvolvimento de novas tecnologias na área do movimento humano. “A aquisição tem um impacto muito positivo na vida dos alunos e alunas, qualificando as aulas, trabalhos de Graduação e Pós, além de auxiliar na qualificação do ensino na forma de service learning, em parceria com empresas. Ou seja, o potencial é muito grande e em diferentes níveis”, conta Rafael Baptista, também professor da Universidade e coordenador do Lapafi.
Por meio da técnica de avaliação em biomecânica conhecida como cinemática, o sistema de captura de movimentos opera em alta velocidade, garantindo a captura de pontos que permitem a modelagem e reconstrução da trajetória em diferentes condições.
O equipamento foi adquirido por meio de um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e faz parte de um projeto para melhoria da estrutura de equipamentos multiusuários da PUCRS, conduzido pela Propesq. Outros/as docentes da Universidade também participaram da articulação do projeto. O investimento em equipamentos especializados do laboratório gira em torno de R$ 2 milhões, conforme a fabricante BTS Bioengineering.