Pesquisador e professor vai contribuir para a elaboração do Relatório Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências
O pesquisador do Instituto do Cérebro do RS (InsCer) e professor da Escola de Ciência da Saúde, Augusto Buchweitz, foi nomeado membro da equipe de doze especialistas que vai trabalhar na Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe), dentro do escopo do Ministério da Educação. O evento será realizado de 22 a 25 de outubro, em Brasília, com o tema A Política Nacional de Alfabetização e o estado da arte das pesquisas sobre alfabetização, literacia e numeracia. Literacia se refere às pessoas letradas e numeracia são os que conseguem desenvolver raciocínios lógicos e simples como adição, subtração, multiplicação e divisão.
Os objetivos específicos da Conabe são o de apresentar e debater o estado da arte das pesquisas sobre alfabetização, literacia e numeracia; promover a divulgação do conhecimento científico sobre esses temas; propor recomendações para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, e propor estratégias para seu cumprimento.
Caberá aos especialistas, incluindo o pesquisador do InsCer, Augusto Buchweitz, a elaboração do Relatório Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Renabe). Por sua vez terá como atribuições a condução, organização e participação dos debates científicos da Conferência; a coleta e análise de dados científicos a respeito da alfabetização, da literacia e da numeracia e a análise de práticas pedagógicas, materiais didáticos, orientações curriculares e avaliações relativos à alfabetização, literacia e numeracia nos contextos brasileiro e mundial, produzindo recomendações com base nas evidências de pesquisas. Também será realizada a apresentação das recomendações para melhorar a formação inicial e continuada de professores e de suas práticas no âmbito da alfabetização, da literacia e da numeracia.