Maximiliano Wilson ficará na PUCRS por um mês no âmbito do PUCRS-PrInt
O professor da Université Laval, no Canadá, Maximiliano Wilson chegou à PUCRS para seu período como professor visitante no âmbito do PUCRS-PrInt (Edital 03 – Professor visitante no Brasil) no início de julho. O pesquisador desenvolverá atividades no âmbito do projeto de cooperação Estudo sobre neuropsicologia do envelhecimento e de mecanismos moleculares relacionados às doenças neurodegenerativas nos idosos, coordenado pela professora Carla Schwanke, vinculado ao tema prioritário Saúde no Desenvolvimento Humano.
A PUCRS mantém desde 2015 um convênio de cooperação com a universidade canadense e ações, especialmente na área de Psicologia, vem sendo desenvolvidas desde então. Essa interação já resultou em uma série de estudos e publicações em conjunto.
Durante seu mês na PUCRS, o professor Wilson está contribuindo cientificamente nos projetos desenvolvidos pelo Grupo Neuropsicologia Clínica e Escolar (GNCE), sua área de atuação. Além disso, participou do 89º Congresso International Neuropsychological Society (INS), no Rio de Janeiro, juntamente com a professora da Escola de Ciências da Saúde Rochele Paz Fonseca.
Além dessas atividades o professor Wilson ministrará, juntamente com a professora Rochele, uma disciplina para os alunos das pós-graduação, em que abordará a análise de dados comportamentais e cognitivos a partir de análises específicas estatísticas, além de avaliar os aspectos psicométricos de instrumentos neuropsicológicos, cognitivos e comportamentais
No último dia 15 de julho, o professor Maximiliano Wilson ministrou a palestra Intervention of morphological awareness to improve reading comprehension of adults with developmental dyslexia. Na ocasião, o pesquisador apresentou dados e evidências de como desenvolver uma intervenção sobre a consciência morfológica para melhora da compreensão da leitura em adultos com dislexia. Morfologia é o estudo das menores unidades significativas das palavras, analisando-as e dividindo-as em partes mais simples para analisar o significado.
No estudo, o pesquisador apresentou um estudo de caso com 19 universitários diagnosticados com dislexia e uma intervenção de 3 encontros presenciais e 7 horas de atividades em casa. O estudo visou explicar aos participantes os mecanismos cognitivos da leitura, bem como fonemas, grafemas e a morfologia das palavras. A partir dessa consciência da construção das palavras, notou-se uma considerável melhora na leitura das palavras, na consciência morfológica e na compreensão de texto. Wilson chamou a atenção para a eficiência do método com adultos, que estão aptos a compreender sobre a morfologia das palavras e exercitar essa consciência para melhor compreensão da leitura.