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Universidade em transformação

Da graduação aos ambientes do Campus, PUCRS promove melhorias em 360°

Num cenário de mudanças exponenciais, aceleradas, disruptivas, de novas gerações, novos modelos de pensamento, modos de viver e de se relacionar, a PUCRS tem o desafio de se repensar, para continuar dando respostas ao que o presente e o futuro exigem. Consciente de que a força da sua tradição, aliada a um processo constante de qualificação, é o que a torna uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina, aposta em um dos movimentos mais importantes da sua história recente, que envolve transformações em diversos âmbitos, do modelo de ensino aos ambientes do Campus.

A partir de 2018, a Universidade terá um novo modelo de organização, desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos. No lugar de Faculdades, terá suas áreas do conhecimento reorganizadas e conectadas em oito Escolas. Mais interdisciplinariedade, mais oportunidades de formação, mais autonomia para o estudante trilhar seu caminho formativo, mais eficiência na gestão, são apenas alguns dos benefícios que o modelo gera.

No entanto, apenas a mudança de modelo de organização acadêmica não é suficiente para um tempo que assume novos contornos em todas as direções. As perspectivas de transformação no mundo do trabalho, o novo perfil das juventudes, dos profissionais de hoje e do futuro, desafiam profundamente as instituições educacionais e exigem um novo jeito de ser universidade.

MODELO DE EDUCAÇÃO

Em resposta a esse contexto, a PUCRS se propõe a refletir sobre seu papel na comunidade, a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, o compromisso com a educação para a excelência humana, e a atuação da Instituição no processo de desenvolvimento cultural, ambiental, econômico, social. Frente a esse cenário, aposta em uma transformação 360°: um movimento global, da graduação aos ambientes, que tem como princípio olhar para o ser humano de maneira completa, oferecendo um modelo de educação que possibilite que ele se desenvolva integralmente, com autonomia e protagonismo da sua aprendizagem.

Um movimento que responde ao posicionamento da Universidade, de ser vetor de inovação e desenvolvimento em todos os sentidos, e reforça seu caráter comunitário e marista. “Trata-se de uma proposta alinhada ao posicionamento estratégico e à nossa identidade. Além disso, reflete a nossa busca incessante de uma nova educação para uma nova sociedade”, ressalta o reitor, Irmão Evilázio Teixeira.

Nessa primeira etapa, as transformações englobam quatro eixos principais, sendo que três deles conferem novidades importantes na graduação. Construídos desde 2014, dentro do planejamento estratégico da Universidade, os projetos que reposicionam o ensino da PUCRS serão implantados gradativamente e envolvem desde um novo modelo acadêmico até as metodologias de aprendizagem. Inspirada em modelos internacionais, trata-se de uma proposta inovadora de ensino superior, alinhada ao que as reflexões e os desafios contemporâneos na educação e no mercado de trabalho têm apontado.

Eixos para transformar

Confira as principais mudanças na Universidade:

Com foco em competências, alunos poderão combinar áreas de interesse na sua formação

FOTOS: CAMILA CUNHA

Trajetória acadêmica aberta

Um jornalista com formação complementar em Psicologia e Economia. Um biólogo com a essência da Comunicação e conhecimentos de Engenharia. Um administrador com um pé na Filosofia e no Design. Os múltiplos caminhos que o estudante pode percorrer ao longo de sua formação conferem a ele mais autonomia e possibilitam uma formação diferenciada.

Todos os cursos terão um segmento de currículo básico, que combina a formação específica – necessária para um biólogo, por exemplo – com um eixo de formação transversal – com foco na dimensão humanística e em habilidades e competências necessárias a profissionais de qualquer área – e, ainda, ao final do curso, o estudante poderá complementar e aprimorar sua formação com certificações de estudos nas áreas em que tem interesse.

“Com esse modelo, os estudantes que optam por um curso poderão enriquecer sua formação em temas de aprimoramento profissional ou interdisciplinar”, explica o diretor de graduação da Pró-Reitoria Acadêmica, Éder Henriqson. Por exemplo: poderá receber o diploma de Jornalismo com certificação de estudos em Economia. Não só os calouros, mas também os estudantes veteranos terão a possibilidade de optar pelas certificações. O modelo amplia e facilita o retorno de diplomados à Universidade que desejam atualizar-se, buscar formações complementares ou um segundo diploma.

Para o estudante indeciso, favorece a experimentação de outras áreas, em busca da realização pessoal, e atende a uma nova configuração do mundo do trabalho, abrindo caminho para as profissões que ainda sequer foram criadas. “Antes, as pessoas se formavam numa profissão e ficavam em um mesmo emprego por toda a vida. Hoje, o mundo do trabalho precisa de profissionais com habilidades diversas, como Engenharia com Biologia e Jornalismo, por exemplo. É nossa tarefa como educadores proporcionar que os jovens façam o que têm vontade de fazer, desenvolvam-se e realizem seu projeto de vida”, complementa Emilio Jeckel, membro da comissão executiva do Projeto Reformulação Acadêmica, da Estrutura Organizacional e do Modelo de Gestão e Governança Institucional (Reorgg).

Além das certificações, a criação e combinação de estruturas formativas básicas nas Escolas possibilita ainda a ampliação da oferta de cursos de bacharelado e cursos superiores de tecnologia. “Todas as combinações vão atender as legislações previstas pelo MEC e conselhos profissionais”, explica Henriqson.

Você escolhe o caminho

Educação integral, humanística e empreendora

Ecossistema de inovação e empreendedorismo a serviço do ensino

A trajetória acadêmica interdisciplinar é complementada por metodologias de ensino que transformam o jeito de aprender. O objetivo é possibilitar que os estudantes desenvolvam competências que os preparem para problematizar, gerar soluções e lidar com situações da sociedade contemporânea, marcada por desafios complexos, muitos ainda desconhecidos. Uma formação com atitude mais empreendedora e humanística, é reflexo do compromisso da Universidade com a excelência humana, aliada ao desenvolvimento cultural, ambiental, econômico e social, e alinha-se com a nova realidade do mundo do trabalho. Os futuros profissionais serão preparados para atuar frente à diversidade e incerteza de um contexto em que a noção de emprego, trabalho e carreira vem sendo completamente reconfigurada.

Em um ambiente composto, além das estruturas acadêmicas, por um completo ecossistema de inovação, que integra o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) e a Raiar – Ambiente de Desenvolvimento de Startups da PUCRS, a educação empreendedora é alavancada. O desenvolvimento de habilidades não técnicas e cognitivas complexas terá destaque nesse modelo. A diretora de inovação e desenvolvimento da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento, Gabriela Ferreira, afirma que esse conceito vai muito além de fomentar empresários. “Empreender é de fato buscar, propor e criar soluções para desafios da sociedade. Não existe mais emprego para todo mundo, mas trabalho. Por isso, a universidade precisa se adequar. Não pode formar empregados, mas pessoas que vão apresentar respostas para as demandas sociais.”

Experiência formativa em times, em busca de soluções para desafios reais

“Nossa proposta é aumentar a formação humanística por um simples motivo: nosso papel na construção da sociedade. As relações humanas sempre foram e serão determinantes para a felicidade, proteção da vida e trabalhabilidade. Em poucos anos, não haverá no Brasil uma universidade com projeto de formação humanística mais intenso do que a PUCRS”, prevê o diretor de graduação, Éder Henriqson. A capacidade crítica e de elaboração criativa são componentes curriculares indispensáveis, além da promoção da vivência de valores, como solidariedade, espírito colaborativo, pensamento com autonomia e respeito ao mundo e à vida. O objetivo é formar um cidadão global, sólidário, criativo e empreendedor.

Aprender pela pesquisa

A pesquisa será a expressão do ensino da PUCRS. Estará cada vez mais presente na graduação, e os alunos aprenderão essa prática desde o início do curso, trabalhando em projetos integradores ao longo do currículo, com desafios reais que geram impacto social. “Se tem uma universidade que pode orientar seu ensino pela pesquisa é a PUCRS, por tudo que construiu nos últimos 15 anos nessa área e em inovação. Isso não significa que vamos formar apenas pesquisadores, mas aqui é um lugar de aprender diferente”, reforça Henriqson.

Aprendizagem social, baseada em equipes e com foco em pesquisa

A inovação pedagógica traz um reposicionamento teórico da noção de conhecimento e um metodológico e didático na forma de ensinar. No modelo de educar pela pesquisa, a aprendizagem é social, baseada em equipes, com conhecimento crescente, significativo, construído coletivamente, em que o estudante é agente de sua aprendizagem. O controle não se dá somente com provas, mas por exercícios com casos reais e proposta de soluções para a sociedade.

Campus repensado

A transformação da Universidade abrange também o aspecto físico, espacial e ambiental seguindo os eixos acadêmico, de bem-estar, de conexões físicas e virtuais e de serviços e conveniência. O projeto de revitalização do Campus, para atender ao movimento de transformação 360°, terá cinco fases nos próximos dois anos e algumas novidades serão apresentadas até o final de março de 2018.

Com a proposta de qualificar os espaços do Campus com foco nos estudantes, e ampliar a interação com a sociedade, um espaço de convivência e bem-estar entre o Salão de Atos e o prédio 15 constituirá a Rua da Cultura. A primeira parte será entregue em março e se estenderá dos fundos do prédio 5 até o prédio 15. Será um ambiente propício para integração e convívio ao ar livre com mobiliário adequado, espaços para projeção de vídeo e palestras a céu aberto. Integrado à lateral da Biblioteca, haverá um café, com acesso interno e externo, além de um espaço de entretenimento.

Rua da Cultura: espaço de convivência e bem-estar se estenderá dos fundos do prédio 5 até o prédio 15

IMAGENS: DIVISÃO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA/PUCRS

CONVIVÊNCIA E INTEGRAÇÃO

A primeira fase do projeto conta ainda com a transformação do prédio 15 em um centro de integração. Em março, o térreo será destinado a uma grande área de convivência para alunos, professores e técnicos, com amplo local de alimentação. Parte do andar não terá paredes, promovendo um diálogo com o jardim.

Além disso, o espaço abrigará a Griffe PUCRS, que ganhará uma loja conceito mais ampla e totalmente renovada. As novidades na estrutura física da Universidade seguem com novas entregas em julho de 2018, quando o 2º e o 3º andares do prédio 15 ganharão salas amplas e mobiliário que facilite processos de aprendizagem e permitam dinâmicas. Serão espaços compartilhados por todas as Escolas.

O projeto contará ainda com mais quatro fases, envolvendo, entre outras mudanças, um repensar do Salão de Atos, permitindo eventos externos e ampliando sua utilização para atividades culturais, a transformação da passarela que leva ao Parque Esportivo e ao Hospital São Lucas em um espaço de conexão, e um uso mais dinâmico do Centro de Eventos.

Ainda haverá aumento na interação dos prédios com as áreas abertas. “Nas fases subsequentes, as dinâmicas pedagógicas inovadoras e empreendedoras, que inicialmente serão desenvolvidas no prédio 15, vão para dentro das Escolas. Prevemos melhorias nos espaços de salas de aulas dos outros prédios, mudando mobiliário e conceito”, revela Milton Stella, diretor administrativo de qualidade de serviços e operações da Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proaf).

Espaços de aprendizagem

Todos os ambientes serão espaços de aprendizagem, das salas de aula e laboratórios aos bares e corredores. Essa transformação se baseia em três princípios: flexibilidade, conectividade e engajamento. A modernização terá foco no ser humano e permitirá maior integração, convivência e melhores serviços, sempre potencializando os processos de aprendizagem.

“Os espaços poderão, a partir do processo criativo do professor, ser explorados para uma maior interação com os alunos e entre estudantes de diferentes cursos. A aprendizagem se dá sobre várias perspectivas e os ambientes influenciam no comportamento e no estado de espírito das pessoas”, avalia Alam Casartelli, Pró-Reitor de Administração e Finanças. Para promover maior integração entre cursos da mesma Escola, alguns serão aproximados, gerando nova configuração do Campus a partir de março de 2018.

As Escolas

A interdisciplinaridade ganha impulso com a organização das Faculdades com seus cursos distribuídos em oito Escolas, aproximando as áreas do conhecimento

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE**

  • Biomedicina
  • Educação Física – B/L
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Gastronomia
  • Nutrição
  • Odontologia
  • Psicologia

ESCOLA DE CIÊNCIAS**

  • Ciência e Inovação em Alimentos
  • Ciências Biológicas – B/L
  • Física – Licenciatura
  • Física Médica
  • Geofísica
  • Matemática – Licenciatura
  • Matemática Empresarial
  • Química – Licenciatura
  • Química Industrial

ESCOLA DE DIREITO

  • Direito

ESCOLA DE NEGÓCIOS

  • Administração: Administração de Empresas
  • Administração: Inovação e Empreendedorismo
  • Administração: Liderança e Gestão de Pessoas
  • Administração: Negócios Internacionais
  • Administração: Operações e Serviços
  • Administração: Marketing
  • Ciências
  • Contábeis: Controladoria e Tributos
  • Ciências Econômicas: Finanças

ESCOLA DE MEDICINA

  • Medicina

ESCOLA POLITÉCNICA**

  • Arquitetura e Urbanismo
  • Ciência da Computação
  • Ciências Aeronáuticas
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia de Controle e Automação
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia de Software
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Química
  • Sistemas de Informação

ESCOLA DE HUMANIDADES

  • Ciências Sociais – B/L*
  • Escrita Criativa
  • Filosofia – B/L*
  • Geografia – B/L*
  • História – B/L*
  • Letras – Língua Inglesa
  • Letras – Língua Portuguesa
  • Pedagogia
  • Serviço Social
  • Teologia

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO, ARTES E DESIGN**

  • Design de Comunicação
  • Design de Produto
  • Jornalismo
  • Produção Audiovisual
  • Publicidade e Propaganda
  • Relações Públicas
* BACHARELADO E LICENCIATURA
** CRIADAS EM DEZEMBRO DE 2017

Sedes das novas escolas

Escola de Ciências da Saúde
Escola de Ciências
Escola de Negócios
Escola de Humanidades
Escola Politécnica
Escola de Comunicação, Artes e Design
Escola de Direito
Escola de Medicina