Rua da Cultura: 84 metros no Campus para música, arte, teatro e convivência

CapaFotos: Bruno Todeschini

Um novo jeito de viver a PUCRS

Estudantes e funcionários desfrutam da Rua da Cultura e de espaços de descanso e convivência

Por Ana Paula Acauan

A Rua da Cultura, um espaço privilegiado que une arte e entretenimento, faz com que o Campus não seja apenas um local para estudar, mas para viver a PUCRS. Em uma área estratégica, com palco multiuso e cinema de rua, passa a ser um ponto de referência para apresentações musicais, artísticas e teatrais. O espetáculo A Sbørnia KøntrAtacka, com Hique Gomez e Simone Rasslan, coloriu a noite de estreia das atrações. O Instituto de Cultura prepara uma programação especial, incluindo aulas abertas com temas de interesse geral, apresentações de trilhas sonoras de LPs clássicos, sessões de filmes e shows de artistas de rua. O espaço também se tornou perfeito para estudar, descansar e conversar. Já nos primeiros dias de abertura, alunos e funcionários aproveitaram o sol se recostando nas redes, tomando chimarrão com os chás plantados na horta, conversando ou curtindo seu livro.

Em seus 84 metros de extensão, é ladeada pelo palco de concreto com 18 de comprimento e sete de profundidade, um deque de madeira com vista panorâmica, arquibancada de dez andares e capacidade para 250 pessoas e restaurantes. O bicicletário, com 17 barras de ferro circundando um cedro alto, fica perto de árvores frutíferas. Tem bergamoteira, jabuticabeira, amoreira, pitangueira, cerejeira e butiazeiro. O canteiro de plantas e temperos inclui melissa, tomilho, hortelã, camomila, erva-doce, alfazema, capim-limão, alecrim, cebolinha, manjericão-verde, orégano e salsa, disponíveis para o público.

Com a novidade, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Ir. Marcelo Bonhemberger, acredita que, incluindo a descoberta e o conhecimento, o Campus fica associado à leveza e ao bem-estar. “A Rua da Cultura tem uma localização central e deve promover eventos internos e externos.”

POLO CULTURAL

Para não interferir nas aulas, o funcionamento será principalmente nos intervalos, entre 12h e 13h30 e 18h e 19h20, sob gestão do Instituto de Cultura. O diretor Ricardo Barberena ressalta o objetivo de tornar a PUCRS um polo cultural, motivando a presença da comunidade  universitária e da sociedade de Porto Alegre. Adianta que está sendo tratada uma parceria com o Theatro São Pedro, que prevê o intercâmbio de peças. O Palco PUCRS vai voltar, com apresentação de bandas formadas por estudantes. Os acervos do Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural ganharão visibilidade.

Barberena lembra que a Rua da Cultura, em seu primeiro dia, foi palco de fotos de formatura e cenário de entrevista concedida por professora da Universidade. “Proporciona o encontro, enquanto a geração atual é ao mesmo tempo conectada e isolada”, reflete Barberena. Ir. Marcelo também vê um clima de serenidade e, além disso, um coworking a céu aberto.

CONSTRUÇÃO COLETIVA

Do projeto à execução, o trabalho durou um ano e meio, envolvendo 120 pessoas. O Pró-Reitor de Administração e Finanças, Alam Casartelli, conta que a meta era potencializar os espaços de cultura, lazer e entretenimento, chamando alunos, familiares, funcionários e um público mais amplo. Coube à Gerência de Infraestrutura fazer um mapeamento apontando as melhorias.

Segundo a arquiteta Mariah Pinheiro, houve uma construção conjunta da equipe, que recebeu o desafio de repensar as áreas de convivência. “Temos um dos Campus mais bonitos do Brasil e dos maiores”, constata. Os fundos do prédio 5, onde havia um estacionamento, foi o primeiro alvo. “O Plano Diretor da PUCRS apontava que era preciso privilegiar os pedestres e impedir o fluxo de carros dentro do Campus.”

De saída, Mariah “enxergou” uma arquibancada no talude de grama junto à Biblioteca Central. Embaixo do deque, um local perfeito para as feiras. Da Praia Barceloneta, em Barcelona (Espanha), a arquiteta trouxe a ideia da madeira plástica, que está em parte do piso da calçada e nas escadas. “Com menos manutenção, torna o espaço mais aconchegante e não esquenta. Absorve a água da chuva e mantém o solo permeável.” Uma colega viu na internet as redes e pensou que se adequariam à Rua da Cultura. Sem esquecer uma necessidade atual: há tomada para todo lado.

A inspiração veio de visitas a universidades na Alemanha, Espanha, Canadá e EUA, como Livre de Berlim, Barcelona e Laval, e ao Massachusetts Institute of Technology (MIT) em Boston. A Pró-Reitoria de Administração e Finanças fez ainda uma pesquisa com grupos focais mostrando, por exemplo, que os alunos apreciam as árvores frutíferas do Campus.

Comunicação e entretenimento

ATL House, hub de inovação da Rádio Atlântida, integra Rua da Cultura

Foto: Camila Cunha

A empresa Tornak Participações e Investimentos se transformou em parceira na identificação dos potenciais do local e apresentou o projeto da ATL House, um hub de inovação da Rádio Atlântida que passou a integrar a Rua da Cultura. Casartelli lembra que o propósito da PUCRS e do Grupo RBS coincidiram ao buscarem criar ambientes de convivência, com opções de lazer. O prédio 16 (Biblioteca Central) recebe também os empreendimentos Canal Café, hamburgueria Severo Garage e agência STB Trip & Travel.

“O Instituto de Cultura está preocupado com o repertório cultural, oferecendo de recitais a espetáculos não eruditos. Com a ATL House, podemos promover ainda eventos que agradem ao público mais jovem”, destaca o pró-reitor de Extensão. Parte da programação será em conjunto.

O espaço 360° da ATL está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, e sábado, das 8h às 12h. Além da transmissão de programas, promove torneios de game, pocket shows e stand-up comedy, entre outros eventos. A inauguração teve show de Di Ferrero e discotecagem com comunicador da ATL. “Comunicação e entretenimento se faz junto ao público e, no Campus, criamos experiências em que as pessoas podem interagir com os comunicadores”, afirma o diretor executivo de Marketing da RBS, Marcelo Leite.

Modelo inovador de ensino

IMAGENS: GERÊNCIA DE INFRAESTRUTURA

Salas de aula com mobiliário flexível vão permitir vários métodos de ensinar

Para o segundo semestre, está programada a entrega de outra obra que integra o movimento PUCRS 360° de revitalização do Campus, com ambientes para descanso e convivência. Mas o prédio 15 vai materializar muito mais. Concretizará um modelo de ensino com metodologias variadas que buscam um maior protagonismo do estudante. Terá salas de aula de até 130 m², com mobiliário flexível, permitindo diferentes configurações e oportunizando a aplicação de metodologias de ensino diversificadas e interativas. Todas as Escolas poderão utilizar o complexo.

A base dessa mudança é a educação pela pesquisa. O tema está sendo discutido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada (Prograd) com os Núcleos de Inovação Pedagógica (NIPs), criados em cada Escola e vinculados ao Setor de Desenvolvimento Docente. As opções metodológicas serão validadas primeiramente nas novas salas de aula do prédio 15.

“Por essa concepção, o estudante olha seu entorno como um pesquisador e procura soluções inovadoras para problemas reais. O professor tem o papel de mediar o sistema de aprendizagem”, define a diretora de Graduação, Adriana Kampff. Cada vez mais as disciplinas terão alunos de diferentes cursos, o que enriquecerá o debate.

Com conforto térmico e ergonômico, as salas do prédio 15 terão ótima conexão de internet e serão flexíveis, permitindo atividades em círculo, com pequenos ou grandes grupos. Visualmente modernas, terão muita transparência, com várias portas e janelas. Haverá dispositivos móveis e projetores sem fio, o que facilitará o compartilhamento de conteúdos. “Os materiais não vão se centrar apenas em um computador ou na mesa do professor”, observa Adriana, complementando: “Metodologias e tecnologias casam bem, se favorecem”.

Casartelli destaca que os ambientes influenciam os comportamentos. No prédio 15, estão sendo pensados de forma a representarem a diversidade, a interdisciplinaridade e o encontro de diferentes cursos. “Foi um trabalho integrado entre as quatro Pró-Reitorias”, resume.

FORMAÇÃO DOCENTE

Em julho, os integrantes dos NIPs e os envolvidos com desenvolvimento docente na Prograd participam de capacitação oferecida pela Microsoft com embaixadores educacionais. O Idear, laboratório de criatividade da PUCRS, mantém oficinas periódicas com os professores. Na integração de novos docentes, há a abordagem desses temas.

A Pró-Reitoria também trabalha no Plano de Formação Docente. A concepção e posterior execução ainda dependem da finalização do mapa de competência dos professores, que vai balizar recrutamento, seleção e atividades de desenvolvimento. A diretora de Graduação adianta que estão sendo desenvolvidas algumas trilhas formativas, envolvendo, por exemplo, processos de orientação de TCCs, supervisão de estágios, metodologias investigativas e ativas aplicadas a áreas específicas, relação professor-aluno, diversidade, inclusão, acessibilidade e interculturalidade.

Todos devem se preparar para a “personalização” do currículo. “Cada vez mais o estudante fará um percurso único de formação”, afirma Adriana. Os currículos, que tinham em geral oito créditos de disciplinas eletivas, passarão a ter entre 12 e 24.

Projeto do Jornalismo impacta comunidades

Alunos de Jornalismo retratam a realidade da Ilha Grande dos Marinheiros

FOTO: WELLINTON DE ALMEIDA/DIVULGAÇÃO

Inspirada pelo movimento PUCRS 360°, que transforma a Universidade da trajetória acadêmica aos ambientes do Campus, a Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos se mobiliza para promover um novo jeito de ensinar, envolvendo os alunos em iniciativas que tragam impactos às comunidades. No caso do Jornalismo, o Projeto V, que começou em março, reúne todas as disciplinas do 5º semestre num único enfoque, a água, visto sob vários olhares, como abastecimento, poluição e saúde.

Divididos em grupos, os estudantes colocam em prática a criação de manuais, gibis e jogos infantis, com informações que ajudem a conscientizar as populações. Outra equipe se focou nas entradas de Porto Alegre e seus constantes alagamentos, gerando materiais e cobrando atitudes do poder público. A Ilha Grande dos Marinheiros recebeu alunos que procuraram retratar seu drama.

O coordenador do curso de Jornalismo, Fábian Chelkanoff, acredita que o projeto é inédito e pode servir de base para uma reviravolta no ensino. “A questão social está no nosso horizonte. Pensamos numa grande redação, que incluísse impresso, rádio, digital, e tivesse produções com atuação direta nas populações.” Os professores de Assessoria de Imprensa, Produção em Jornal, Produção em Jornalismo Online, Produção e Edição em Radiojornalismo, Telejornal e Empreendedorismo têm de trabalhar juntos, resguardando seus conteúdos próprios e dando espaço para as sinergias.

No final do semestre, os grupos optam por apresentarem os trabalhos para uma banca de professores ou atores envolvidos com o tema escolhido. Um deles pretende conquistar o apoio de investidores para resolver o problema da falta de água na Lomba do Pinheiro. Se não conseguir, vai recorrer a uma vaquinha on-line. Essa situação muitas vezes impede que a Escola Estadual de Ensino Fundamental Eva Carminatti abra suas portas, pois seu reservatório é pequeno.

O universitário Angelo Menezes, que fazia parte desse grupo, apoiou o Projeto V. “Foi inesperado para todos, mas encaro como positivo pelo fato de nos desafiar, alunos e professores, a sair da zona de conforto.”

Complexo centraliza serviços

Prédio 15 será um centro de integração de serviços, inovação do ensino e de convivência

Com entrega prevista entre setembro e outubro de 2018, o prédio 15 tem três pavimentos. No térreo, ficará uma grande área de convivência e estar, integrada à Rua da Cultura. Com espaço para jogos e alimentação, terá micro-ondas, pias e poltronas. Um balcão de informações para alunos e visitantes estará disponível. O Centro de Pastoral e Solidariedade fará parte do local para apresentar suas atividades e recolher doações de campanhas. A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) oferecerá atendimento aos diplomados, com a Rede Alumni. A Griffe PUCRS contará com uma loja maior, remodelada.

No 2º andar, haverá mais áreas de estudos. A Assessoria de Cooperação Internacional receberá alunos estrangeiros num espaço que contará com um mural para divulgar as ações de mobilidade acadêmica. As salas de aula repaginadas ficarão nesse pavimento e no 3º. Auditório para 260 lugares e uma arena estão previstos. Ouvidoria, relacionamento discente e meditação, setores e atividades ligados à Proex, completam o projeto.

O 3º pavimento abrigará ainda um espaço coworking, o Laboratório de Aprendizagem e o Laboratório de Ensino Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, ambos da Prograd, o Centro de Atenção Psicossocial, ligado à Proex, e o Setor de Iniciação Científica, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. “Será uma área de serviços, relacionamento e interação com o público”, resume Ir. Marcelo Bonhemberger.

PRÓXIMOS PASSOS

A próxima etapa de melhorias, depois da entrega do prédio 15, será nas Escolas, com a construção de salas interativas. O diretor administrativo de Qualidade de Serviços e Operações da Pró-Reitoria de Administração e Finanças, Milton Stella, informa que as obras ocorrerão de forma concomitante nas oito unidades. Os saguões dos prédios, o Centro de Eventos e o Salão de Atos também passarão por revitalização. Outro desafio é conectar a área da saúde.

“Estamos num momento muito bom, apesar de um cenário político e econômico difícil. Olhamos para o futuro e tomamos decisões para manter a excelência da PUCRS, aliando um conceito moderno de educação”, resume Alam Casartelli.