Tempo de expansão
Década de 1950 é marcada pela conquista do título de pontifícia e o início da construção dos prédios do novo Campus
Quando o mundo vivenciava com alívio o período posterior ao final da 2ª Guerra Mundial, em 1947 os maristas Ir. Afonso e Ir. Faustino João começaram a trabalhar com empenho na ideia de construir uma universidade. Em 9 de novembro de 1948, um decreto assinado pelo presidente Eurico Gaspar Dutra criava a Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
A trajetória de êxitos conquistada até então também esteve marcada por dificuldades administrativas e financeiras que, em certo momento, preocuparam a direção do Instituto dos Irmãos Maristas. Havia um certo temor na cúpula pelo surgimento do ensino universitário no Sul do Brasil, fato singular na obra educacional de Marcelino Champagnat.
Mas nada diminuiu o entusiasmo e a fé dos irmãos gaúchos. A alegria da nova conquista não arrefeceu o trabalho para conseguir o título de pontifícia – instituição que segue a orientação filosófica e a doutrina da Igreja Católica.
PONTIFÍCIA
Com o apoio do arcebispo Dom Vicente Scherer, o papa Pio XII assinou o decreto que dava essa nominação às Faculdades católicas. Em 7 de março de 1951, era instalada solenemente a PUCRS, a terceira pontifícia do Brasil. A distinção reconhece a contribuição de uma instituição universitária ao bem da Igreja no que diz respeito à formação superior. A titulação selou a união e o devotamento à Santa Sé. Na condição de universidade pontifícia, a PUCRS passou a ter o arcebispo de Porto Alegre como seu chanceler.
Nos anos seguintes, novos projetos de Faculdades se concretizaram e programas voltados não só ao ensino, mas também à comunidade, às ciências, às artes e à preservação do meio ambiente passaram a ser metas. E uma obra grandiosa, que mudaria o cenário do ensino superior da Capital, começaria a se concretizar.
Chácara dos Maristas no Partenon
Lançamento da pedra fundamental
do prédio da Odontologia
primeiros prédios do novo Campus
Alunos e carros entre
os prédios
NASCE O CAMPUS
Em 1954, Ir. José Otão assumiu como reitor (1954-1978) e recebeu uma PUCRS relativamente pequena e cheia de grandes problemas: na estrutura institucional, no espaço físico, na fixação e qualificação do corpo docente. Com seu método de trabalho claro e rápido, solidificou a estrutura, reafirmou a força da mantenedora e resolveu transferir a Universidade do Centro de Porto Alegre para o Campus, localizado numa chácara dos maristas, no mesmo terreno do Colégio Champagnat, no bairro Partenon.
Em março de 1957, foi lançada a pedra fundamental da Faculdade de Odontologia e, 11 anos depois, o presidente da república Costa e Silva inaugurou a Cidade Universitária. A transferência das Faculdades para o Campus Central começou de forma gradativa em 1960. As primeiras turmas de estudantes enfrentaram a precariedade de transportes e os obstáculos das obras pioneiras. Em abril de 1962, foram inaugurados os prédios da Faculdade de Odontologia e da Escola de Engenharia. À medida que as construções ficavam prontas, outras unidades eram transferidas.
Nas décadas seguintes, a PUCRS cresceu e se firmou num ambiente rodeado de verde e sossego, incluindo o Hospital São Lucas. A Universidade difundiu sua imagem de instituição de ensino e pesquisa, qualificada entre as melhores do País, ponto de referência em várias especialidades e conhecida em cinco continentes.
Faculdades em Uruguaiana |
Para atender à comunidade da Fronteira Oeste do RS, em 1966 a PUCRS implantou, em Uruguaiana, a Faculdade de Zootecnia, a primeira do Brasil e a segunda da América Latina. A seguir, foram criados os cursos de Ciências Contábeis (1968), Medicina Veterinária (1971), Administração de Empresas (1974) e Agronomia (1979). Em 1987 foram inauguradas as instalações do Campus Uruguaiana e incorporada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Com a expansão, em março de 1991, iniciaram os cursos de Matemática, Ciências Biológicas, Secretário Executivo e Direito. Em 1996, veio o de Informática. Em 2003, Sistemas de Informação e em 2004, Licenciatura em Educação Física. O Campus Uruguaiana encerrou sua operação em 2013. |
Um hospital-escola |
Em 1970, com a criação da Faculdade de Medicina, surgiu a necessidade de construir um hospital-escola, campo de estágios para a graduação e pós-graduação. Depois de estudos de necessidades e do plano diretor, as obras começaram em 1971 e a inauguração do Hospital São Lucas (HSL) ocorreu em outubro de 1976. Foi o primeiro empreendimento do Instituto dos Irmãos Maristas no mundo. No final de 1988, a PUCRS lançou o Centro Clínico, espaço inovador que uniu o HSL e consultórios de médicos que também atuam como professores. |