Tendência

Solidez acadêmica a qualquer tempo

Cursos do Pós PUCRS Online conquistam mais de 24 mil alunos nas modalidades online e presencial

Um modelo inédito tem levado a proposta educativa da PUCRS para todos os estados  brasileiros e alcançado estudantes até de fora do País. O Pós PUCRS Online ultrapassou a marca de 24 mil matriculados nas modalidades online e presencial neste ano, e se consolida como oportunidade de qualificação para profissionais de qualquer lugar do Brasil e exterior. O modelo é destaque nos grandes centros urbanos, mesmo aqueles que possuem uma ampla gama de instituições de ensino superior, como é o estado de São Paulo, que concentra o maior número de inscritos (quase 28%).

A proposta pioneira combina a excelência acadêmica da PUCRS com a experiência de profissionais do mercado que são referência nas suas áreas de atuação. “O aluno busca se atualizar na carreira e valoriza acima de tudo o corpo docente. Combinar profissionais inspiracionais e de referência nas suas áreas com professores da PUCRS tem um ótimo resultado”, resume a diretora de Educação Continuada da PUCRS, Renata Bernardon. A marca da Instituição, que se traduz na solidez acadêmica, é decisiva na hora de fazer a matrícula. “Os valores sedimentais de ser uma Pontifícia Universidade Católica pesam na escolha.”

Outro fator importante está na modalidade e na tecnologia. Quem escolhe a opção presencial tem a vantagem de um contato direto e próximo com o corpo docente e professores convidados. A opção online é fruto de uma proposta inovadora que se diferencia dos cursos tradicionais de educação a distância. O estudante tem a sensação de estar na aula presencial, já que elas são gravadas em tempo real, em alta qualidade e disponibilizadas em uma plataforma moderna e intuitiva.

O parceiro tecnológico UOL Edtech, responsável pela edição das aulas e recursos digitais disponibilizados aos estudantes, é considerado a maior empresa dessa área no Brasil, líder do segmento. O diretor de Educação Superior da empresa, Wilson Marchionatti, aponta que o UOL tem “um DNA tecnológico e comercial”, enquanto a Universidade, o da “excelência, da virtude, da verdade”. “Na prática, isso significa um conjunto de ações que consegue ser tão atrativa quanto sólida e consistente.”

Uma curiosidade é que muitos alunos de Porto Alegre preferem os cursos a distância, enquanto outros vêm de centenas ou até milhares de quilômetros acompanhá-los frente a frente. Um terceiro grupo aproveita ambas as vantagens, assistindo às aulas ao vivo e depois se aprofundando com o material gravado. “O nosso desafio é atender os diferentes perfis de alunos”, aponta a diretora Renata.

Juliane Hondo, estudante da Especialização em Liderança, Inovação Gestão 3.0, é de Curitiba, e procurou o online para otimizar o tempo e, ao mesmo tempo, ter acesso a um “conteúdo riquíssimo”. “Com os professores convidados, aumenta ainda mais a relação teoria x prática.” Bancária e coach de carreira, aos 37 anos, vislumbra novas oportunidades com o curso.

A coordenadora pedagógica da Diretoria de Educação Continuada,  Maristela Vieira, constata que a modalidade online da Instituição leva a academia a lugares geograficamente distantes de universidades, ao mesmo tempo em que atrai pessoas de grandes centros urbanos. “A educação online cumpre o papel de chegar ao interior e é validada por quem teria outras opções.”

EXPOENTES DE SUAS ÁREAS

 

Com grande visibilidade, Leandro Karnal, Domenico de Masi e Luiz Felipe Pondé são alguns dos nomes de destaque nacional que compõem os cursos de Lato Sensu presencial e online. A especialização em Educação Transformadora, por exemplo, traz expoentes da área, entre eles: Pierre Lévy, Michael Apple, Terezinha Azerêdo Rios, Boaventura de Sousa Santos e Miguel Arroyo. O curso de Psicologia Positiva tem no corpo docente o criador do movimento, Martin Seligman. Os convidados dividem as disciplinas com docentes da Universidade, que fazem a mediação com os estudantes.

A definição dos temas e cursos segue a lógica das demais opções de especialização e MBA da Universidade, com “o mesmo rigor acadêmico”, sublinha Renata. São validados aqueles que estão em sintonia com as tendências e demandas da sociedade e tenham potencial de gerar impacto positivo na carreira do aluno e contribuir para o seu desenvolvimento. Para o próximo ano, serão lançadas novas temáticas em todas as áreas do conhecimento.

 

Thiago Castanho trouxe 50kg de peixe da Amazônia

Inspirações na cozinha

A especialização em Gastronomia e Cozinha Autoral (Gast) inspira os alunos a criarem/melhorarem seus negócios ou a aproveitarem as ideias em casa. A contadora Carla Bazotti reposicionou a Feel Joy Congelados depois da experiência. Inseriu 20 novas receitas, todas com sucesso, dando mais sabor e diversidade ao cardápio. “Agora me sinto mais segura como empreendedora e chef de cozinha.” Silvio Bento, gerente de Cultura do Sesc/RS, criou um menu personalizado à base de charque, que pode ser usado na rota turística de Pelotas. Que tal um coquetel com minicarreteiro, chaminé da charqueada (um cilindro de massa filó recheada com uma pasta de queijo cremoso e charque desfiado), boleadeiras (bolinhos de batata-doce recheados com requeijão e charque) e Pelotas (barquetes de patê brise com recheio de creme de cebola e charque)?

A vinda de chefs renomados como Alex Atala, Felipe Bronze, Massimo Bottura – dono do melhor restaurante do mundo – e Carolina Oda movimentou a Universidade. Alguns atraíram até fã-clubes, como Dani Noce, influenciadora digital, e Érick Jacquin, jurado do Master Chef Brasil. “Foi um grande aprendizado. A cada aula a gente se surpreendia. Tínhamos de contar com os planos A, B, C e D. Às vezes preparávamos algo de uma forma e o professor queria de outra”, relata a coordenadora, Rochele Rodrigues.

O Pós PUCRS Online tem impacto também na graduação. Os monitores do Gast são estudantes da PUCRS e estiveram sempre prontos para que tudo desse certo. “Cozinharam com os chefs e apareceram para o Brasil todo; se sentiram valorizados.”

O apresentador do Cozinheiros em Ação, Thiago Castanho, chegou de avião com 50 quilos de peixes da Amazônia. O laboratório parecia um mercado. Em todas as disciplinas, os participantes podiam degustar os pratos. Ao final, orientados pelo professor da PUCRS, eram desafiados a trabalharem a partir do foco dos convidados. “Refletiam sobre o que eles trouxeram, partindo de suas inspirações e não de receitas prontas”, comenta Rochele.

A espanhola Marisa Salanova de Psicologia Positiva

Psicologia Positiva faz história

Alunos relatam que a Especialização em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização faz história ao apresentar o tema a profissionais de diferentes áreas. O movimento envolve a investigação das emoções, características individuais e instituições positivas com foco na promoção da saúde mental, segundo os autores Christopher Peterson e Martin Seligman. “Os assuntos estão presentes na vida das pessoas. Além disso, não há muita oferta de curso com esse enfoque”, afirma uma das coordenadoras, Manoela Ziebell de Oliveira.

Os professores são referências em suas disciplinas. Entre os escolhidos estão Seligman, o pai do movimento; o psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi; a presidente da Sociedade Espanhola de Psicologia Positiva, Marisa Salanova; e Gustavo Arns, idealizador do Congresso Internacional de Felicidade. “Os alunos têm aula com quem escreve e fala sobre o tema, e essa é uma experiência singular”, sublinha Manoela.

Tendências e networking

191Tendencia(Foto7_Barbara)

Bárbara valoriza a flexibilidade

Pós-doutora em Direito, com experiência em gestão universitária, a professora Bárbara Costa, 36 anos, cursou A Moderna Educação em 2018, buscando aprofundar os conhecimentos sobre tendências na educação e confiando numa instituição reconhecida. Entre as contribuições para sua trajetória, elenca a possibilidade de interagir com educadores de diferentes regiões. “O networking ocorreu naturalmente pela criação de uma rede de profissionais altamente qualificada e disposta a compartilhar conhecimentos, dúvidas e materiais.”

Cita disciplinas como Projetos em Educação, Educação Online e Aprendizagem por Experiência, que “proporcionaram importantes reflexões sobre as possibilidades metodológicas na área como também desenvolveram competências voltadas à atuação prática em sala de aula e na modelagem de novos produtos para a minha empresa”. Proprietária da Sistêmica, presta consultoria a pessoas, grupos e instituições, visando “a uma educação experiencial, disruptiva e de qualidade”.

Mora nos EUA desde maio. Quando fez o Pós PUCRS estava em Porto Alegre, mas preferiu as aulas a distância pela flexibilidade.