Pós PUCRS Online é mais uma alternativa de ensino

CapaFOTO: BRUNO TODESCHINI

Mobilidade no ensino

PUCRS lança modelo de pós-graduação em parceria com UOL EdTech

Por Vanessa Mello

Grandes nomes do mercado, professores de destaque no meio acadêmico e a possibilidade de ter contato com esses profissionais de prestígio nacional e mundial sem precisar sair de casa. Desde 2017, a PUCRS investe em um novo modelo de educação com cursos de especialização on-line em parceria com a UOL EdTech, a maior empresa de tecnologia para educação do Brasil. As modalidades presenciais não deixam de existir. O Pós PUCRS Online é mais uma alternativa de ensino que atende a um perfil de estudantes que busca formação de qualidade unindo otimização de tempo e praticidade sem deslocamento.

O Pós PUCRS Online reforça o propósito do movimento PUCRS 360°, com trajetória acadêmica aberta, formação transversal, aprendizagem em ambientes de pesquisa, ampliação da formação humana e muitas novidades na infraestrutura. “É uma nova forma de ensinar, de aprender e de avaliar. Esse posicionamento deve se expandir para outras áreas do conhecimento em um futuro próximo, inclusive para a extensão”, revela a diretora de Educação Continuada, Renata Bernardon. Para aqueles que pensam que o futuro será apenas virtual, Renata esclarece: “Não temos a utopia de acreditar que o presencial vai acabar. Estamos apenas ocupando um novo espaço com excelência. O que antes era restrito ao pequeno grupo em sala de aula agora tem acesso potencializado”.

mapa capa

As primeiras pós-graduações nesse modelo foram Finanças, Investimentos e Banking (FIB) e Gestão, Empreendedorismo e Marketing (GEM), que com apenas um ano já reúnem mais de 2,5 mil alunos de todo o Brasil. Segundo Renata, a PUCRS está presente em todos os estados e tem um percentual significativo de alunos na modalidade on-line em Porto Alegre e RS, de quase 10%.

Bruno Heissler aponta a vantagem de gerenciar o seu tempo

FOTO: CAMILA CUNHA

Graduado em Sistemas de Informação pela PUCRS em 2014, Bruno Heissler escolheu o FIB na busca pelo aprimoramento do conhecimento em uma área que não é de seu domínio e não faz parte do seu dia a dia. Optou pela modalidade on-line especialmente pela possibilidade de gerenciar seu tempo e pelo conforto de poder realizar as aulas de qualquer lugar.

“Já fiz outros cursos na modalidade on-line, porém nenhum se equiparou na qualidade de plataforma que a PUCRS está oferecendo. O fato de poder fazer as aulas em qualquer lugar e a qualquer hora é um grande benefício, além da facilidade de reprisar algum conteúdo que eventualmente não ficou muito claro”, elenca o consultor em TI.

Diferenciais do modelo

As aulas do PUCRS Online ocorrem na plataforma Sala Virtual (salavirtual.pucrs.br), que é totalmente responsiva e pode ser acessada pelo computador, tablets e smartphones. Leve e   intuitiva, apresenta atrativos como vídeos em HD, qualidade, transmissão ao vivo com chat para alunos on-line, livros das disciplinas em formato off-line e on-line, bibliografia com links para a Biblioteca da PUCRS, videoaulas com textos de apoio na tela e marcações de tempo dos principais ensinamentos.

Sala Virtual é a plataforma onde ocorrem as aulas do Pós PUCRS Online

FOTO: DIVULGAÇÃO/UOL EDTECH

A Universidade entra com o conhecimento e toda a expertise de atendimento ao aluno. A UOL grava as aulas, edita os vídeos e cria o ambiente virtual, onde os estudantes podem optar por assistir aos vídeos ou apenas ouvir áudios. “Existe muita preparação antes de cada aula on-line. Pensando em quais podem ser as potenciais dúvidas dos alunos, oferecemos material de apoio e um e-book, que pode também ser transformado em PDF. As perguntas que surgem durante as aulas presenciais são contempladas no on-line e os alunos têm acesso a essa interação da sala de aula”, destaca Renata.

Os professores da Universidade fazem a conexão entre os alunos e os convidados, conduzem o   conhecimento e estão disponíveis para esclarecimento de dúvidas através das ferramentas de comunicação da plataforma. Assim como os presenciais, os alunos da modalidade on-line tornam-se alumni (diplomados) e podem usufruir de todos os benefícios oferecidos pela rede, como acesso à Biblioteca, valores diferenciados em eventos, estacionamento e cursos da PUCRS, entre outros. Para conhecer todos os benefícios de ser alumni, acesse www.pucrs.br/alumni.

Como os cursos são montados em módulos por temáticas relacionadas, mas independentes, o aluno on-line não precisa esperar a semestralidade para iniciar seus estudos. Pode se matricular em qualquer período do ano.

Interação e avaliação on-line

As aulas podem ser no computador do sofá de casa, na tela do celular ou no tablet, em um único dia ou em dias variados, com vídeo e som ou somente com áudio. O que não muda é a excelência no ensino e a oportunidade de aprender com grandes referências da área escolhida. Quem opta por fazer a pós-graduação on-line pode participar de fóruns para debater com colegas e esclarecer dúvidas com os professores da PUCRS, além de participar de grupos de WhatsApp. Como em uma rede social, interagem com mais pessoas, participando de uma troca de conhecimento entre colegas, em que o debate é estimulado.

“Por iniciativa própria, alguns alunos mandaram e-mail ou recorreram ao Skype para trocar ideias. Foi uma interação legal.  Mostrou o quanto esses estudantes querem aprender, aproveitar o recurso e as oportunidades; são comprometidos”, lembra o professor do FIB e do GEM, Rafael Matone Chanin. Para o aluno Bruno Heissler, a experiência on-line é positiva e a plataforma é muito funcional. “É estável e oferece canais de comunicação que permitem manter os alunos próximos nas discussões”, destaca.

NOVOS CURSOS

Para 2018, a PUCRS prepara cinco novas especializações que podem ser cursadas presencialmente ou on-line. Além disso, o GEM e o FIB ganharão uma nova edição, mantendo nomes como Ricardo Amorim, Clóvis de Barros Filho, Max Gehringer, Luiz Felipe Pondé, Steve Wozniak, Uri Levine e Angela Hirata. Segundo Renata, nesse novo modelo, os professores são os protagonistas do curso, chancelados pela Universidade. “As instituições sempre centram o foco nos cursos e não nos geradores e disseminadores de conhecimento. Se a pessoa quer ter aula com Leandro Karnal, por exemplo, ela vai fazer o FIB”, explica.

Saiba mais sobre o FIB em https://fib.pucrs.br/ e sobre o GEM em https://gem.pucrs.br/

De dar água na boca

FOTO: DIVULGAÇÃO/UOL EDTECH

A pós-graduação em Gastronomia e Cozinha Autoral (Gast) terá aulas com os chefs Bela Gil, Claude Troisgros (foto), Helena Rizzo, Olivier Anquier e Alex Atala, entre outros especialistas. Os módulos navegarão por temas ligados à técnica, inovação e segurança dos alimentos, cozinha autoral e cultura culinária e empreendedorismo na gastronomia. Ingredientes típicos das cozinhas brasileira, italiana, oriental, mediterrânea e peruana são alguns dos conteúdos que integram as disciplinas.

Saiba mais em https://gast.pucrs.br/

Gestão 3.0

FOTO: DIVULGAÇÃO/UOL EDTECH

A especialização em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 (LIG) vai contar com as aulas de Michael Bergdhal, ex-diretor de Recursos Humanos da Walmart, Robinson Shiba, fundador da Rede China in Box, e Cris Arcangeli (foto), empresária do ramo de moda e beleza e criadora da marca Phytoervas. Os dois últimos são investidores no programa Skark Tank Brasil. Temas como felicidade e realização profissional; cultura digital; criatividade e modelagem de novos negócios integram a programação do curso.

Saiba mais em https://lig.pucrs.br/

A moderna educação

FOTO: DIVULGAÇÃO/UOL EDTECH

A especialização A Moderna Educação (AME) traz entre seus professores convidados o cartunista e criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, a escritora Márcia Tiburi, o filósofo Luiz Felipe Pondé (foto) e o cofundador da Perestroika, Tiago Mattos. Os módulos abordam a sala de aula invertida; reflexões sobre a revolução na educação; inteligência artificial; novas mí- dias; e storytelling, entre outras discussões. Maurício de Sousa ministrará o encontro Gerações: Educando em todos os tempos e concedeu uma entrevista à Revista PUCRS (veja na página ao lado).

Saiba mais em https://ame.pucrs.br/

O novo direito do trabalho

FOTO: DIVULGAÇÃO/UOL EDTECH

A pós-graduação em Novo Direito do Trabalho (NDT) conta com presidentes do Tribunal do Trabalho de várias regiões, desembargadores, representantes do Ministério Público do Trabalho, oficiais de justiça e juízes, além da ministra do Tribunal Superior do Trabalho Maria Cristina Peduzzi (foto). Os módulos têm em seu conteúdo programático temas como um comparativo com países da Europa, América do Sul e EUA; salário e remuneração; e mediação e arbitragem.

Saiba mais em https://ndt.pucrs.br/

Mauricio de Sousa e a moderna educação

FOTO: DIVULGAÇÃO/UOL EDTECH

Pai da Turma da Mônica e professor convidado da especialização A moderna educação, Mauricio de Sousa é o mais famoso e premiado autor brasileiro de quadrinhos. Suas criações chegam a cerca de 30 países.

Considerado o maior formador de leitores do País, recebeu em 1998 a medalha dos Direitos Humanos por sua preocupação em ensinar, orientar e informar de forma leve e bem-humorada. Em 2007, a Unicef nomeou Mônica como sua embaixadora e ele como Escritor para Crianças do Fundo das Nações Unidas para a Infância. Essa foi a primeira vez que uma personagem de histórias infantis recebeu tal título. Em entrevista à Revista PUCRS, Sousa fala sobre gerações, o futuro da educação e tecnologias, entre outros temas.

Como o senhor vê o processo de ensino-aprendizagem ao longo de gerações?

Em eventos e palestras que faço pelo Brasil sempre faço a pergunta: «Quem aqui aprendeu a ler com os quadrinhos da Turma da Mônica, levante a mão». O índice de mãos levantadas é de mais de 90%. Como conseguimos falar com mais de cinco gerações nesses 57 anos? Procurando sempre falar a língua da hora e da vez. Portanto, para o ensino é importante que haja sempre uma atualização na forma de passar conteúdo para as crianças.

Que elementos de experiências metodológicas mais antigas o senhor vê incorporados nos modelos atuais?

Mauricio de Sousa e a moderna educação Criança é criança sempre. Não importa local ou tempo, todas são curiosas, gostam de brincar e aprender. Então a leitura é e sempre foi uma forma lúdica para se aprender aguçando curiosidade e criatividade naturais na infância.

Que benefícios essa construção entre gerações traz para a educação?

Só há benefícios se houver um envolvimento dos pais com o ensino dos filhos em primeiro lugar e na complementação das escolas em segundo. Se há essa junção, a criança crescerá bem preparada e fará o mesmo com seus filhos.

Quais são, na sua visão, as novas demandas e oportunidades na área da educação?

Embora muitos achem que as crianças e os jovens estejam abandonando a leitura de livros e revistas pela área virtual, vejo que na verdade buscam o bom conteúdo. Não importa a plataforma de comunicação. Pode ser impressa ou não. Então, vejo o futuro com a área de entretenimento e educativa muito próximas e em todas as plataformas de comunicação possíveis.

Qual o papel do lúdico na educação formal?

Essencial. Aquele homem das cavernas que teve a ideia de passar ensinamentos através de desenhos e histórias em quadrinhos nas paredes das cavernas talvez tenha sido o maior inventor de todos os tempos. Ali foi a criação da primeira biblioteca do mundo e o acúmulo de informações que nos levou ao que somos hoje.

Que benefícios a tecnologia e suas ferramentas virtuais agregam à educação?

Depende. Ninguém duvida das facilidades que a tecnologia nos traz. Mas o uso da tecnologia também pode piorar muito o processo de ensino. Uma criança que sabe que sempre pode procurar na internet suas respostas ao invés de tentar um esforço próprio está se acomodando e não exercitando seus neurônios. Com isso, não assume o compromisso de ter as respostas em sua cabeça, pois é só colocar na “procura” que receberá as respostas vindas da “nuvem”. Isso é ruim para o aprendizado. Cria dependência pela tecnologia ao invés de usá-la a nosso favor.