Pré-Grad+ recebeu 122 estudantes de 39 colégios da Capital, do interior e de fora do Estado

Universidade AbertaFOTOS: CAMILA CUNHA

Imersão na Universidade para escolha profissional

Estudantes de Ensino Médio percorrem áreas do conhecimento durante curso de férias

A preparação para o futuro profissional requer, além de horas de estudo para o vestibular ou Enem, a escolha de uma área a seguir. Para ajudar nessa decisão, a PUCRS promove o Pré-Grad+, um curso de férias, de 30 horas, voltado a estudantes de Ensino Médio, de 15 a 18 anos. Durante cinco dias, os jovens percorrem áreas do conhecimento e se certificam de suas escolhas, participam de atividades práticas, conhecem a Universidade, as possibilidades de trabalho levando em conta a profissão desejada, experimentam o ambiente universitário, começam uma rede de contatos e desenvolvem habilidades de relacionamento. Ao final, recebem certificado e saem com a sensação de como é ser aluno PUCRS.

Criado em 2011, o programa foi remodelado ao longo dos anos. Começou com seis alunos, ligado às ciências. Hoje, está aberto a estudantes de todos os anos do Ensino Médio e com interesse nas mais variadas áreas. Em 2014, ganhou uma dimensão institucional e atualmente integra a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex). “Buscamos inspiração em algumas das principais universidades no exterior e também nacionais e encontramos muitos projetos de imersão e experimentação acadêmica. Assim surgiu o curso de férias no atual formato com trilhas”, conta Rita Petrarca, diretora de Assuntos Comunitários.

Os temas das trilhas são pensados pelas Escolas com muitas atividades práticas. Em 2019, o programa ofereceu sete trilhas e recebeu 122 estudantes de 39 colégios da Capital, do interior, de fora do Estado e de unidades sociais maristas. Os temas foram Crimes de Morte – Investigação, perícia e processo penal; Influencers – Como fazer sucesso na internet; Universidade Forense – C.S.I.; Negócios – Como fazer acontecer; Primeiros Socorros – Acidentes e procedimentos; Robótica e Projetos Digitais – O futuro hoje; e Qualidade de Vida – Movimento, Saúde e Bem-estar. Dos participantes em 2019, nove ingressaram no Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior. A próxima edição será no meio do ano de 2020.

Pré-Grad+ Chile

O programa encantou escolas do Chile, que visitarão a Universidade no verão de 2020. Serão 24 estudantes do Ensino Médio dos colégios Marcelino Champagnat, Nuestra Señora de Andacollo, Diego Echeverria, Instituto Rafael Ariztía e Instituto O’Higgins. Será o primeiro Pré-Grad+ internacional, incluindo questões de turismo, cultura e integração. Além das trilhas Humanística: Direito, Psicologia e Comunicação; Biológica: Ciências da Saúde e Medicina; e Exatas: Engenharias, Matemática e Computação, os participantes farão passeio a Canela, visita à unidade social marista e jantar em CTG. Sempre com acompanhamento de um tradutor.

Atividades no Laboratório de Simulação Realística

Gostinho de vida universitária

Ansiosa para vivenciar o mundo universitário, Valentina Schneider Müller queria seguir o caminho da Medicina quando fez o Pré-Grad+ em 2015, impulsionada pela chance de conhecer áreas de inovação, pesquisa e a estrutura do Campus. “Vi a grandiosidade da PUCRS, seus diferentes campos de atuação e as oportunidades que oferece aos alunos. Isso influenciou na minha escolha sobre onde estudar”, revela. Hoje ela está no 4º semestre de Medicina.

Quando veio para o programa em 2016, Luiza Cerveira Kampff não sabia exatamente o que iria  encontrar, mas a ideia de ter vivências em uma universidade ainda como estudante do Ensino Médio foi a principal razão para se inscrever no projeto. “A experiência foi maravilhosa! Além de conhecer pessoas, me tornei mais próxima de diversos colegas do meu colégio. Aprendi muito sobre o funcionamento do Ensino Superior, além de usufruir da Biblioteca e outras  estruturas”, lembra. Após o Pré-Grad+, seguiu frequentando a PUCRS para palestras e programação cultural.

Quanto às certezas e escolhas para o futuro, conta que o programa trouxe mais dúvidas, mas de uma forma positiva. “Antes, pensava unicamente na área de exatas ou da saúde. Durante o projeto, percebi que a saúde não seria para mim, pois não gostei da aula de anatomia. Humanas também era uma possibilidade de formação e foi decisivo na minha escolha por estudar Direito na PUCRS.” As oportunidades culturais, o Centro de Idiomas Lexis, ciclos de palestras, seminários e opções de mobilidade no exterior foram o principal atrativo para a estudante do 3º semestre, além da infraestrutura e qualidade dos professores.

 

Estudantes na Oficina de Modelagem de Negócios

Despertar para a Universidade

Maria Luiza Gonçalves, 15 anos, quer seguir na área de moda, muito por influência dos avós. Ao ver a postagem de uma amiga sobre o Pré-Grad+, decidiu conhecer. “Participar da oficina de Negócios foi muito útil para mim, sempre quis empreender. Essa vivência me trouxe mais possibilidades, abriu minha mente para outras coisas que posso fazer”, comenta a aluna do 1° ano da Escola Estadual Padre Nunes.

A jovem costumava vir ao Tecnopuc para visitar uma empresa que trabalha com inclusão de pessoas com deficiência no mercado e também acompanhando a mãe em palestras. Com o Pré-Grad+ conheceu a PUCRS por inteiro e pensa na Universidade como uma possibilidade, especialmente pela “estrutura maravilhosa”. E viu que não há nada de errado em mudar de ideia e recomeçar. “Não é sobre ter uma certeza e ficar nela, mas se renovar o tempo inteiro”, garante.

Maria Luiza na oficina da Escola de Negócios

A trilha de empreendedorismo resultou em seis projetos para atender a problemas reais. Os 18 alunos participantes visitaram o Tecnopuc e conversaram com pessoas no Campus a fim de identificar demandas da sociedade. Com o professor da Escola de Negócios Lucas Roldan, trabalharam diferentes ferramentas de modelagem de negócio. Ao final, apresentaram para uma banca projetos nos mais variados cenários: restaurante a R$ 2, evitando desperdício de comida e ajudando moradores de rua; aulas para analfabetos funcionais; sustentabilidade ambiental com captação de água da chuva tornando-a potável. “Eles foram muito proativos, estavam dispostos a tudo e o resultado foi ótimo. Foi um despertar para a Universidade. Saíram daqui diferentes”, elogia Roldan.

Antônia veio do Rio para conhecer a PUCRS

Experiência completa: da ideia à implementação

Antônia Carolina Corrêa, 16 anos,é estudante do 2º ano no Instituto de Tecnologia Orth, no Rio de Janeiro. A vontade de estudar no Rio Grande Sul e na PUCRS fez com que viesse a Porto Alegre nas férias para o Pré-Grad+. “Eu queria conhecer o espaço e ver como seria estudar aqui. Sigo a PUCRS nas redes sociais e quando abririam as inscrições, me inscrevi no mesmo dia”, conta. Interessada em robótica, ela escolheu a trilha da Escola Politécnica e aprovou a experiência. “Foi mais do que eu esperava! Adorei as atividades e ganhar tanto conhecimento em tão pouco tempo. Ajudou a confirmar a escolha por Engenharia da Computação”, garante Antônia.

A trilha de robótica contou com 15 alunos e experiências integradoras de complexidade crescente. Começaram com medições elétricas e acionamento de pequenos periféricos até programação e desenvolvimento de circuitos para um braço mecânico de MDF pensado para três graus de funcionalidade – subir e descer, ir da esquerda para a direita e abrir e fechar a garra. Visitaram laboratórios como o de Microgravidade e o de Eficiência Energética e viram, na prática, o fluxo de um projeto, da ideia à implementação.

Os encontros foram coordenados pelos professores Marlon Morais, Julio Cesar Lima e Renan Viero. “Abrir mão de uma semana de férias para fazer um curso demonstra que eles realmente estão interessados. Ficamos emocionados com o carinho e reconhecimento dos estudantes na atividade de encerramento”, observa Morais.

Novidades 2019

A edição de 2019 do Pré-Grad+ trouxe, além das trilhas implementadas no ano anterior, atividades extras no horário do almoço. Houve visita guiada à Biblioteca e ao Tecnopuc, bate-papo sobre intercâmbio, meditação, conversa sobre Iniciação Científica, sobre como planejar a trajetória profissional e sobre como se preparar para o ingresso na graduação. Os pais foram convidados a participar da abertura do projeto, conheceram o Campus, as atividades, os professores envolvidos em cada trilha e receberam uma agenda com toda a programação e contato da equipe.