Fronteiras abertas para pesquisa
POR ADRIANA DALL’AGNOL / ESPECIALEstar atento aos movimentos globais é imprescindível para qualquer profissional nos dias de hoje. A PUCRS e o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) atuam permanentemente na promoção de conexões entre o Brasil e o restante do mundo. Entre as iniciativas internacionais, destacam-se diversas possibilidades para alunos, professores e pesquisadores da Instituição, como o Joint Lab Tecnopuc-FBK, a mais nova oportunidade de internacionalização para a comunidade universitária.
O Joint Lab é um novo ambiente de projetos, pesquisa aplicada e tecnologia, fruto de uma parceria entre o Tecnopuc e uma das principais instituições de pesquisa aplicada da Itália, a Fondazione Bruno Kessler (FBK). Com operações em Porto Alegre e em Trento, a iniciativa articula e torna viável a concepção e o desenvolvimento de projetos multidisciplinares entre pesquisadores, professores e alunos brasileiros e europeus. O Joint Lab atua em áreas que envolvem o ecossistema empresarial e de pesquisa do Tecnopuc e da Universidade. Por meio do espaço, alunos de pós-graduação, mestrado e doutorado têm a oportunidade de articular projetos em conjunto com especialistas da FBK. A parceria ainda prevê a realização de intercâmbios para professores e pesquisadores das duas instituições.
FOCO INTERNACIONAL
O relacionamento entre o Tecnopuc e a FBK existe desde 2013, por meio de um acordo de cooperação que facilita a inserção de empresas brasileiras em território europeu, assim como a vinda de organizações italianas para o Brasil. Mas a parceria se estendeu para a Universidade em 2016, quando o coordenador de Projetos e Negociação do Tecnopuc e docente da Faculdade de Engenharia, Eduardo Giugliani, esteve na FBK, como professor visitante, compartilhando experiências com o Centro de Pesquisa Italiano. Durante seis meses, Giugliani acompanhou processos de inovação em solo italiano e europeu, compartilhando projetos e experiências. Neste período, o Joint Lab Tecnopuc-FBK foi idealizado e constituído.
No Brasil, a coordenação do Joint Lab é de Giugliani e, na Itália, o responsável é Sandro Battisti, gestor da FBK e do European Institute of Innovation and Technology (EIT Digital). Battisti é gaúcho e graduado em Engenharia Elétrica na PUCRS. Ingressou no mundo da TI quando iniciou o doutorado no Politecnico di Milano, em 2010. Desde então, atua na área de tecnologia e inovação em reconhecidas instituições italianas e europeias.
A FBK foi o primeiro Centro de Pesquisa ICT Italiano e fica localizada na cidade de Trento, junto à área tecnológica da Universidade de Trento. A instituição conta com seis centros de pesquisa em duas grandes áreas: uma voltada a humanidades e outra com foco em ciência e tecnologia, onde está estabelecido o Joint Lab. Ao todo são mais de 400 pesquisadores envolvidos e cerca de 100 estudantes de PhD de mais de 25 países atuando em projetos.
Sobre a FBK |
|
Outras oportunidades
Além do Joint Lab Tecnopuc-FBK, a Faculdade de Engenharia também mantém convênio com outra importante instituição no exterior. A Rice University, localizada no Texas (EUA), tem entre suas principais diretrizes a pesquisa, com mais de 40 centros interdisciplinares entre parceiros com outras instituições. O foco da parceria com a PUCRS é a troca de expertises no ensino de Engenharia. O convênio possibilita o intercâmbio entre professores e alunos das duas instituições.
A PUCRS participou de duas missões de intercâmbio de professores e pesquisadores nos EUA. Nos próximos meses, três estudantes brasileiros participarão de treinamentos acadêmicos na universidade americana.
Contato
Joint Lab:
[email protected] e (51) 3320-3694
Parceria da Faculdade de Engenharia com a Rice University:
[email protected] e (51) 3320-3525