Sou PUCRSFoto: Camila Cunha

Fascinada pela ciência

Jovem pesquisadora representa a PUCRS no Lindau Nobel Laureate Meeting, na Alemanha

A prática em laboratório, idealizada como brincadeira de criança, se tornou uma realidade para Kiyo Costa Higuchi, 25 anos. Selecionada para participar de um dos mais importantes eventos do meio acadêmico, o 69º Lindau Nobel Laureate Meeting, ela realiza um sonho de menina, o de ser cientista. Realizado entre o final de junho e início de julho, na pequena cidade de Lindau, no sul da Alemanha, reúne pesquisadores de todo o mundo e cerca de 40 laureados com o Prêmio Nobel que vêm conhecer a próxima geração de cientistas de diferentes países. Em 2019, foca na área da física. Em razão do convênio firmado entre a Fundação Lindau, organizadora dos encontros, e a Associação Columbus, a qual a PUCRS integra, Kiyo poderá participar da reunião com a isenção total da taxa de participação (no valor de 5 mil euros).

Depois de uma visita à Feira das Profissões da PUCRS, ainda no Ensino Médio, Kiyo, graduada em Física e agora mestranda em Engenharia e Tecnologia de Materiais, viu no curso de Física Médica uma possibilidade de unir o interesse pela matemática, biologia e saúde, à vontade de ensinar e compartilhar conhecimento.

O contato com a ciência se deu no segundo semestre da graduação, quando foi selecionada para uma bolsa de Iniciação Científica na Coordenadoria Educacional do Museu de Ciências e Tecnologia. Trabalhou em um projeto de pesquisa que consistia em uma investigação sobre o ensino de Ciências para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Depois, ingressou como estagiária na Coordenadoria Educacional, onde permaneceu por um ano. “No Museu, descobri que o ensino vai muito além da sala de aula e que qualquer assunto pode se tornar fascinante, se abordado de maneira cativante. Foi assim que germinou em mim a aspiração à carreira acadêmica”, ressalta.

Sobre o Lindau Nobel Laureate Meeting

Realizado anualmente, o evento reúne sessões científicas, palestras, plenárias e painéis de discussão, com variedades de eventos sociais e de networking. Considerado único, assume uma posição diferenciada frente às conferências científicas internacionais. É o maior encontro da congregação de ganhadores do Prêmio Nobel do mundo. Existem ainda reuniões centradas na troca de ideias e discussão de tópicos globalmente relevantes para todos os cientistas.

FORA DA ZONA DE CONFORTO

A formatura trouxe o fim de uma etapa, mas o início de outras. Pouco mais de um mês depois de concluir a graduação em Física Médica, fez estágio no Laboratório de Biofísica Molecular da Universidade de Brasília, fundamental para dar continuidade ao trabalho no Laboratório de Neurotoxinas do InsCer e ingressar no pós-graduação. “Sair da zona de conforto foi imprescindível para que eu amadurecesse como pesquisadora, sem falar em todas as competências técnicas que adquiri com pessoas muito experientes”, afirma.

Enquanto residia em Brasília, o projeto de mestrado foi definido para ser realizado em colaboração com o Centro Interdisciplinar de Nanociência e Micronanotecnologia. O estudo envolvia metodologias que empregavam moléculas fluorescentes para a aquisição de imagens in vivo. Em março de 2019, Kiyo ingressou como mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais da Escola Politécnica da PUCRS, orientada pelo professor Ricardo Papaléo, com quem teve aulas na graduação.

Ao se candidatar para o encontro mundial de cientistas na Alemanha, a mestranda não contava com a seleção. “Honestamente, estava bastante cética quanto à possibilidade de participar. Mantive as expectativas lá embaixo e não contei a mais ninguém que havia me inscrito para não criar expectativas”, conta.

Poucas semanas depois de concluir as atividades na Universidade de Brasília e regressar ao Rio Grande do Sul, recebeu a notícia sobre o aceite da comissão organizadora do Lindau. “Pareceu surreal que uma mulher jovem, de um país tão menos avançado em termos de tecnologia do que muitos outros, tivesse sido escolhida para participar de um dos mais importantes eventos acadêmicos do mundo”, admite.

Alunos PUCRS no Lindau

Em agosto de 2017, Paulo Henrique Houeckel, 30 anos, na época doutorando em Economia do Desenvolvimento na Escola de Negócios, foi selecionado para participar da 6ª Reunião de Lindau sobre Ciências Econômicas, na Alemanha. O evento reuniu 20 ganhadores do Prêmio Nobel para conhecer a próxima geração de cientistas, representada por 400 estudantes escolhidos ao redor do mundo.