Experiências que vão além dos exercícios físicos
POR EDUARDO BORBAQue tal convidar sua amiga para treinar na academia e colocar as conversas em dia? Ou alugar uma quadra e chamar colegas de aula para uma partida de vôlei ou basquete? Se o dia está ensolarado, por que não pegar o chimarrão e levar as crianças na praça? Essas são apenas algumas das opções ao alcance de quem usufrui do Parque Esportivo da PUCRS. O local, aberto tanto à comunidade universitária quanto ao público em geral, oferece estrutura qualificada para convívio, lazer e realização de práticas esportivas para todas as idades.
Na Academia de Ginástica, as modalidades incluem musculação, zumba, treinamento funcional, pilates, defesa pessoal, HIIT, ioga, jiu-jitsu, entre outras. Já as práticas esportivas em equipe contemplam futebol adulto e futsal infantil.
A estudante do 7º semestre do curso de Direito Giulia Andreazza, 21 anos, frequenta a academia do Parque Esportivo diariamente. Inscrita desde 2016, começou praticando natação, mas também já fez aulas de zumba, de ioga e curte muito a de bike. Para ela, o Parque facilita suas rotinas. “É bom porque é prático. Saio da aula, sigo na academia e depois vou para o meu estágio. A estrutura é boa e os professores são sempre acessíveis”, avalia. Além dela, o irmão David, no 9º semestre de Direito, também faz musculação no local.
Exercícios, amizades e pizza
Há mais de cinco anos, o professor da Escola de Ciências Tiziano Dalla Rosa, 63 anos, pratica esportes na academia. Já participou de corridas e jogou futebol, mas, devido a uma lesão, optou por um trabalho de reforço muscular, no qual é acompanhado todas as manhãs pela esposa e professora de Educação Física Rosália. Madrugadores e disciplinados, eles costumam estar entre os primeiros alunos a entrar na sala de musculação. Uma característica dos primeiros horários da manhã é a baixa rotatividade de alunos, permitindo que as pessoas se conheçam melhor. “O lugar é muito confortável, oferece ótimo atendimento e somos como uma família nesse horário. Além do esporte, se torna um bom espaço para fazer amizades”, afirma Dalla Rosa. A proximidade é tamanha que ele e a esposa costumam receber os colegas da academia em casa, em alguns sábados ou vésperas de feriado, para saborear pizzas entre os amigos.
Conveniência e segurança
Usufruir de um local seguro, planejado e com estacionamento é um dos pontos valorizados pelas pessoas que adotaram o hábito de passar manhãs ou tardes com os filhos no Parque Esportivo. A professora Maria do Carmo Dischenger, 39 anos, faz musculação e natação. Mãe de quatro filhos e residindo nas proximidades da Universidade, frequentemente traz Lara (8) Gaspar (7) e Tobias (5) para a natação infantil e o playground. “Comecei a vir em 2003, antes das minhas quatro gestações. Parei por um tempo e, depois que eles cresceram, trouxe para a natação. Sempre que saímos da piscina, vamos direto para a pracinha”. O filho mais novo, Otto (3), aos poucos está conhecendo o local com os irmãos maiores. “Sinto falta de levar mais as crianças à PUCRS. É um ambiente planejado, seguro e agradável para se estar”, elogia. Além de
brincadeiras com os pequenos, Maria do Carmo revela ter feito piqueniques com outras mães que trazem os filhos ao Parque, mostrando o quanto se sente à vontade no local. “Amo ser vizinha da PUCRS”, completa.
A atmosfera familiar do Parque mobilizou o engenheiro de sistemas Rodrigo Theisen, 39 anos, e a esposa Melissa a trazerem os filhos para o Parque. Desportista desde jovem, Theisen conta que sempre gostou de nadar, inclusive participando de competições até os 13 anos. Hoje, toda família é adepta do esporte. Pela manhã, Melissa leva Bernardo (12) e Murilo (3) para a Escola de Natação. No final do dia, é a vez de os pais darem suas braçadas na piscina olímpica. “Comecei a nadar na PUCRS em 2012, quando a empresa na qual trabalho tinha sede no Tecnopuc. Pela proximidade da nossa casa, pela segurança, pelos professores e o tamanho da piscina, continuamos frequentando”, informa Theisen. O playground também está entre os lugares prediletos dos meninos, garante o pai. A Escola de Natação possui aulas de aprendizagem, condicionamento, natação infantil – a partir de seis meses – e modalidades como hidroginástica, polo aquático, deep water e raia livre.
Basquete reúne amigos
As Locações Esportivas representam outra forma de aproveitar a estrutura do Parque. São quadras poliesportivas, de tênis, de paddle, de areia e de grama sintética. Para a modalidade de futebol, há quadras de society (5 e 7) e campos de futebol 11, tanto com grama sintética quanto natural. O assistente de operação do Setor de Serviços Terceirados da PUCRS, Sandy Martin, 29 anos, é assíduo locatário das quadras. Há um ano, todas as sextas-feiras à noite, ele reúne seus colegas de trabalho e do curso de Educação Física para jogar basquete. “Sou natural de Candelária, onde participei de campeonatos desde a adolescência. Ao vir para Porto Alegre trabalhar, também transferi a graduação para a PUCRS e pretendo obter os títulos de bacharel e licenciado”, planeja o futuro educador físico.
Apesar de medir 1,78m, estatura menor que o padrão para este esporte, ele assume as posições de ala e armador, e dá assistências aos parceiros mais altos. Fã da equipe norte-americana Boston Celtics, pela NBA, Martin coleciona camisetas e bonés, além de acompanhar todas as partidas. Na liga nacional, NBB, torce pelo Mogi das Cruzes (SP). O estudante também é praticante de kettebell sport (levantamento de pesos), no qual detém o recorde brasileiro (carga 2x 32kg) e, em junho, representou o Brasil no campeonato mundial, ocorrido em Milão (Itália).
Muitas ofertas para diversos públicos
Uma das características marcantes do Parque Esportivo da PUCRS é a multiplicidade de ofertas e possibilidades para distintos públicos. O playground e a pista de caminhada, recentemente remodelada, são atrações gratuitas, que estão abertas inclusive aos domingos e feriados, das 9h às 19h. “O Parque, além de atender às demandas acadêmicas da Universidade, oferece experiências de promoção da saúde e do bem-estar e busca ampliar o relacionamento com a comunidade por meio de seus serviços e espaços esportivos”, afirma o coordenador Márcio Müller.
Recentemente, o Parque ampliou as modalidades de esporte em grupo dedicadas ao público infantil: futsal, polo aquático e shorinji kempo (defesa pessoal). As aulas estão disponíveis sempre no turno da tarde, e a idade dos participantes, conforme o esporte, vai de 8 a 17 anos. No segundo semestre deste ano, será implantada a Escola de Futebol, em parceria com o Orlando City Soccer School.
Lugar acolhedor
Em 2018, nos meses de março e maio, houve dois eventos inéditos de acolhimento e integração com a comunidade, nas manhãs de sábado. O primeiro, Sua Família no Parque Esportivo, atraiu dezenas de pessoas para práticas esportivas e recreativas nos ambientes ao ar livre. Mais recentemente, houve a homenagem ao Dia das Mães, quando elas, os filhos e demais familiares puderam vivenciar aulas de hidroginástica, zumba e shorinji kempo com a equipe de instrutores da PUCRS. Para o segundo semestre, novas ações estão planejadas, com divulgação no site e na página do Facebook do Parque Esportivo.
Descontos |
O Parque Esportivo oferece valores diferenciados a alunos (PUCRS e colégios da Rede Marista), funcionários (PUCRS, HSL, Rede Marista, Centro Clínico, Tecnopuc, Epecê, Fijo, Afpucrs, Asehup e Adpucrs), professores (PUCRS e colégios da Rede Marista), médicos (HSL e Centro Clínico), Rede Alumni (diplomados) e seus familiares de primeiro grau. Para saber mais: www.pucrs.br/parqueesportivo ou a fan page do Parque no Facebook. |