Empreendedorismo e inovação social
PUCRS participa do projeto Students 4 Change, da União Europeia, com as disciplinas vinculadas à metodologia Service Learning
As universidades são o ambiente propício para gerar inovação com foco não apenas tecnológico, mas social. Essas estratégias podem ser endereçadas para a solução de problemas estruturais da sociedade e é nisso que a União Europeia aposta com o projeto Students 4 Change (S4C), do Programa Erasmus +. Com o objetivo de promover empreendedorismo e inovação social nas Academias da América Latina, especialmente para seus estudantes, o projeto reúne 15 instituições de ensino superior do Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México Alemanha, Espanha, França e Portugal, além de uma organização internacional sem fins lucrativos. Apenas duas universidades brasileiras integram o projeto, a PUCRS e a PUC-Rio.
No S4C foram elencadas mais de 50 ferramentas a fim de serem usadas pelas universidades na promoção do empreendedorismo e da inovação social em sala de aula, como mapa da empatia, modelagem de negócios, funil de ideias e matriz de solução de problema, entre outras. No projeto, a PUCRS trabalha conceitos, competências de alunos e de professores e ferramentas focadas na solução de problemas sociais. Ainda, junto à Universidade Técnica de Dortmund (Alemanha), é responsável por desenvolver mecanismos de apoio para que as universidades participantes mantenham seus projetos. “Atuamos em todas as etapas. Também faremos um relatório geral e outro específico dos dez projetos, mostrando as vivências de cada uma das universidades”, explica o coordenador do S4C na PUCRS, Lucas Roldan.
NA SALA DE AULA
O case utilizado no projeto pela PUCRS é a metodologia Service Learning, inserida na área de Extensão Universitária e capitaneada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) desde 2016. “É diferente das metodologias tradicionais na concepção da aula, no planejamento didático, metodológico e avaliativo. A ideia é que, ao trabalharem com problemas apresentados pelos parceiros, os alunos sejam sensibilizados com demandas reais, orientados no atendimento e na devolutiva para os representantes das empresas”, esclarece o diretor de Assuntos Comunitários, José Luís Ferraro. Lançada no segundo semestre de 2016, o modelo utiliza ferramentas de sala de aula invertida, em que o aluno se torna protagonista da ação e desenvolve habilidades inerentes à solução de problemas, que podem estar de forma latente, por meio de atividades lúdicas. O grande destaque é a participação de organizações com problemas reais como “clientes”. A metodologia é oferecida a todas as Escolas, e está sendo promovida uma capacitação com os docentes que desejam implementá-la.
Para o S4C, seis disciplinas de graduação estão sendo criadas com essa metodologia. “Vamos usar esse projeto para capacitar e expandir o Service Learning de forma sustentável, aliando experiências de universidades estrangeiras que trabalham iniciativas parecidas relacionadas à temática social”, comenta Roldan. Segundo o professor da Escola de Negócios, o Service Learning é um dos cases mais relevantes no projeto Students 4 Change, por ter uma estrutura na Universidade para o seu desenvolvimento. “Trabalharemos com organizações que estejam ligadas ou tenham um viés de empreendedorismo e inovação social. A lógica é que os estudantes desenvolvam projetos para resolver um problema da sociedade, apropriando-se da realidade durante a formação acadêmica”, aponta.
CAPACITAÇÃO DOCENTE
Para as novas disciplinas do Service Learning ligadas ao S4C, entre maio e junho houve uma capacitação on-line, tanto com os seis professores das Escolas Politécnica, de Ciências da Saúde e de Negócios que ministrarão essas aulas a partir do segundo semestre de 2018, quanto com os demais docentes das dez universidades da América Latina participantes. Foram cerca de 80 participantes. “Os planos de aula da PUCRS foram trabalhados na capacitação on-line, validados pelos coordenadores de curso e serão corroborados em encontro presencial. Teremos mais de 200 alunos participando do projeto, utilizando a metodologia do Service Learning com abordagem do S4C para problemas sociais”, garante Roldan.
Iniciado em julho de 2016, o S4C já promoveu duas reuniões internacionais e, em julho, a PUCRS é palco do terceiro encontro. O evento reúne no mínimo cinco docentes das dez universidades latino-americanas e representantes das instituições da União Europeia. A capacitação presencial será o fechamento do que foi trabalho on-line, com apresentação das ferramentas eleitas como as mais importantes para o projeto e dos planos das disciplinas de todas as universidades, além de workshop de criatividade.
Students 4 Change |
O projeto Students 4 Change busca a melhoria na qualidade e relevância dos programas acadêmicos nas universidades latino-americanas, fomentando o desenvolvimento de competências de inovação social e empreendedorismo social. Dessa forma, aumenta-se a capacidade de resolver os problemas sociais urgentes que essas regiões enfrentam. Em março de 2019, haverá um encontro no Chile, onde serão apresentados os resultados das disciplinas e formas de manter os projetos. O encerramento será em outubro de 2019. |
Peso internacional
Com a participação no Students 4 Change, a PUCRS reforça sua visibilidade internacional, trabalhando com parceiros bem-conceituados e qualificados em um projeto de foco social. “Queremos ser referência em empreendedorismo social. Temos iniciativas nessa área, mas não de forma institucional mais ampla. Esse é um dos nossos objetivos, implementar ações mais sistêmicas em termos de pensar e oferecer soluções para problemas sociais envolvendo nossos estudantes”, indica Roldan. Dentre os desdobramentos do projeto, está prevista a publicação de artigos em 2019, o desenvolvimento de uma pesquisa na Universidade unindo Service Learning e S4C e o convite para participar da próxima edição do atlas da inovação social. “A ideia é expandir o conhecimento da universidade para a sociedade”, complementa Roldan.
O projeto S4C na PUCRS está ligado à Pro-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, responsável pelo desenvolvimento e implementação do Service Learning. Além dos professores envolvidos, conta com a participação do aluno do 7º semestre em Administração, Felipe Chagas, e da estagiária Luisa Bicchieri, do 6º semestre do mesmo curso.
Erasmus+ |
O Programa da União Europeia é voltado para educação, formação, juventude e desporto. Com objetivo de contribuir para a Estratégia Europa 2020, o Erasmus + promove o desenvolvimento sustentável de parceiros no ensino superior. Dentre os temas atendidos, estão redução de desemprego, educação e aquisição de novas competências para adultos e redução do abandono escolar. |