Eficiência energética comprovada
POR GREICE BECKENKAMPA partir deste ano, os Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica da PUCRS (Labelo) realizam ensaios de eficiência energética em quatro tipos de produtos à venda no mercado. Trata-se de uma segunda verificação. A primeira é realizada, a pedido do fabricante, ainda na linha de produção, antes de saírem da fábrica e receberem a autorização do Inmetro para comercialização em todo o País. O Labelo foi um dos laboratórios vencedores de uma licitação realizada pela Eletrobras, com o objetivo de garantir que esses produtos funcionem, depois de prontos, nos níveis declarados nas etiquetas.
Amostras desses equipamentos são compradas em lojas e, depois, testadas no Labelo. São submetidos ao processo lâmpadas, reatores, máquinas de lavar e condicionadores de ar. “Essa é a garantia de que, naquele momento, meses após a fabricação, o mercado brasileiro tem produtos de qualidade, com a melhor sustentabilidade possível”, afirma Carlos Bindé Júnior, coordenador de Desenvolvimento e Qualidade do Laboratório.
A eficiência energética é classificada em etiquetas afixadas aos equipamentos, composta por letras que vão de A até E (sendo o A o mais econômico e o E o menor em economia). Os produtos com melhor eficiência ganham um selo como premiação da Eletrobras, o chamado Selo Procel, com o objetivo de orientar o consumidor na hora da compra. “Hoje os brasileiros já sabem olhar para a etiqueta e isso é fator de decisão”, lembra Bindé.
ECONOMIA DE ENERGIA
O Selo é uma das ações do Programa Nacional de Conservação de Lâmpadas são testadas em equipamentos do laboratório Energia – Procel, da Eletrobras, que apresenta ótimos resultados em termos de economia de energia no País. Segundo relatório do programa, somente em 2017 a economia foi de aproximadamente 21,2 bilhões de kWh. Isso ajudou a evitar que 1,965 milhão de toneladas de CO2 fossem liberadas na atmosfera, o que corresponde às emissões proporcionadas por 675 mil veículos durante um ano.
Israel Teixeira, diretor do Labelo, lembra que a sociedade, em todos os seus segmentos, tem muito claro o impacto econômico e ambiental decorrente do uso massivo de energia elétrica. Por isso, demanda equipamentos elétricos e de uso doméstico com eficiência energética comprovada. “A atuação do Labelo junto à Eletrobras em programas de vigilância de mercado objetiva assegurar que aqueles produtos que obtiveram o Selo Procel continuem, ao longo de seu ciclo de vida, apresentando consumos de energia eficientes”, completa.
Em outros projetos, o laboratório também avalia a parte de segurança elétrica dos equipamentos, que passam por testes para verificar se oferecem total segurança aos consumidores. “Para exemplificar, é preciso ter certeza de que quando um interruptor for colocado na tomada, não dará um choque na pessoa. Usamos normas internacionais para garantir a segurança e a preservação da vida”, relata Bindé. A parceria do Labelo com a Eletrobras existe há mais de 15 anos. Por meio dela, o laboratório realiza a certificação de qualidade inicial de diversos produtos nas partes de segurança elétrica e de eficiência energética, antes de chegar ao consumidor.
O que é o Procel? |
O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) promove o uso eficiente da energia elétrica, combatendo o desperdício e reduzindo os custos e os investimentos setoriais. Criado pelo governo federal em 1985, é executado pela Eletrobras. Instituído em 1993, o Selo Procel de Economia de Energia indica ao consumidor, no ato da compra, os equipamentos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. O objetivo é estimular a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a preservação do meio ambiente. |
Um elo com a indústria
Com 50 anos de atuação, o Labelo é um dos principais elos de integração da PUCRS com a comunidade industrial. Atua como prestador de serviços em processos de desenvolvimento e certificação de produtos para clientes no mundo todo, sendo referência na América Latina em ensaios e calibrações e acreditado pelo Inmetro há 25 anos. Integram o Labelo 33 laboratórios de ensaios em produtos (eletrodomésticos, iluminação e saúde, por exemplo) e oito de calibração de instrumentos de medição (eletroacústica e telecomunicações, por exemplo).