Novidades Acadêmicas

Capacitação e novos espaços dão forma ao PUCRS 360°

Universidade realiza 12 mil metros quadrados de intervenções

Espaço de aprendizagem na Escola Politécnica

Fotos: Bruno Todeschini

Prédio 9 é a nova sede da Escola de Humanidades

Alunos, professores e técnicos começaram o ano letivo de 2018 em uma universidade em transformação. O movimento PUCRS 360° busca refletir e promover mudanças nos currículos e metodologias de ensino-aprendizagem em busca de uma formação integral e oportunizando aos estudantes uma trajetória acadêmica aberta, em que possam escolher seus caminhos e gerar impactos na sociedade.

O projeto exige intervenções pelo Campus. São 12 mil metros quadrados de obras – a metade para adequar os prédios às oito Escolas – Ciências, Ciências da Saúde, Comunicação, Artes e Design, Direito, Humanidades, Medicina, Negócios e Politécnica. Este é o primeiro semestre letivo com essa nova reorganização administrativa, criada para propiciar a integração entre as áreas e gerar maior eficiência na gestão.

“O movimento PUCRS 360° nos motiva a olhar o presente e construir novo percurso enquanto Universidade. Esperamos formar estudantes conectados com os problemas contemporâneos, preparados para atuarem em equipes interdisciplinares, construindo soluções inovadoras para tornar o mundo melhor, o que é a missão da Universidade”, destacou o Pró-Reitor de Graduação e Educação Continuada, Ir. Manuir Mentges.

 

Novo conceito de sala de aula na Famecos

DINÂMICAS INOVADORAS

No segundo semestre, será inaugurado o prédio 15, que receberá salas de aula flexíveis, com mobiliários diferenciados, tecnologias diversas e quadros riscáveis para propiciar dinâmicas pedagógicas inovadoras. Poderão ser utilizadas por todos os cursos. Inicialmente, deverão receber disciplinas transversais, que tratarão de temas como direitos humanos e ética, responsabilidade ambiental, empreendedorismo e perspectivas sobre carreira.

O local também reunirá uma série de serviços ao estudante (Centro de Atenção Psicossocial, Laboratório de Aprendizagem, Laboratório de Atendimento a Necessidades Educacionais Específicas e Escritório de Carreiras, entre outros). O térreo ficará reservado para espaços de convivência e atividades voltadas à dimensão comunitária, promovidas pelo Centro de Pastoral e Solidariedade. “A gente quer que o estudante aproveite as oportunidades que o Campus oferece”, afirma Ir. Manuir, citando o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), que passa a ser aberto aos alunos, Biblioteca Central, Parque Esportivo, Museu de Ciências e Tecnologia e Campus da Saúde.

Gradualmente, as Escolas também receberão salas de aula mais flexíveis. A Universidade definiu um plano plurianual de investimentos que englobam desde conforto e luminosidade dos ambientes de ensino até modernização de equipamentos. “Todas as reformas são feitas à luz do projeto pedagógico e partem de uma análise sobre os currículos. A ideia é ter um olhar mais sistêmico das necessidades de curto, médio e longo prazo”, afirma Ir. Manuir.

Neste primeiro momento, a intenção foi aproximar os cursos. “As intervenções nos espaços físicos buscaram promover sinergia e identidade em cada Escola”, afirma o diretor administrativo de Qualidade de Serviços e Operações da Pró-Reitoria de Administração e Finanças, Milton Stella.

 

Obras em andamento para criação da Rua da Cultura

RUA DA CULTURA

A primeira inauguração prevista neste semestre é da Rua da Cultura. Atrás do prédio 5 e se interligando com a Biblioteca Central e o prédio 15, busca transformar a PUCRS em um polo cultural. Receberá apresentações musicais, feiras e peças de teatro, entre outros eventos. Além de artistas de fora, haverá espaço para talentos da casa. Um projetor também tornará o espaço um cinema a céu aberto.

Em uma parceria com o Grupo RBS e Tornak Participações, ainda neste semestre será aberta a ATL House: um espaço que combina inovação, interatividade, cultura e experiência. Será um ambiente de relacionamento voltado a iniciativas que aproximem a PUCRS do público jovem e da comunidade. Um estúdio vai transmitir programas externos e atrações exclusivas.

 DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO

As mudanças nos espaços físicos são importantes, mas o pró-reitor de Graduação destaca que o foco principal está na capacitação das pessoas. Na semana anterior ao início das aulas, docentes e técnicos participaram do Seminário de Desenvolvimento Acadêmico. Foi um momento de mobilização para o movimento PUCRS 360°. Professores da Universidade e especialistas do Brasil e exterior falaram sobre percursos formativos e formação docente em um cenário de mudanças. Oficinas abordaram os principais eixos do projeto de transformação da Universidade, como aprendizagem pela pesquisa e uso de recursos para tornar as aulas mais inspiradoras.

A Prograd liderará até julho a elaboração de mapas de competências para professores, decanos, decanos associados e coordenadores, em um primeiro momento, que depois englobará os técnicos, em parceria com as outras pró-reitorias. “Os mapas de competências de cada cargo serão balizadores para os processos de seleção e apoiarão planos de formação continuada e acompanhamento dos colaboradores”, informa o pró-reitor.

 

CERTIFICAÇÕES DE ESTUDOS

Professores participaram de oficinas para semear novas ideias nos estudantes

Durante o Seminário de Desenvolvimento Acadêmico, foi apresentada a experiência da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, a primeira a lançar certificações de estudos. Um grupo heterogêneo de professores refletiu sobre áreas com temáticas próximas e avaliou necessidades ainda não exploradas pelos currículos atuais. A decana Cristiane Mafacioli aponta a ideia de dar mais autonomia para os estudantes organizarem sua trajetória, possibilitando que circulem pelo Campus. No caso de Conteúdo e Divulgação de Moda, Produção em YouTube e Produção para Comunicação Digital Corporativa, 67 alunos são de outras Escolas. Cursam, por exemplo, Direito, Administração, Filosofia e Nutrição. “Esperamos que as escolhas reflitam as expectativas deles.”

As certificações também podem ser cursadas por diplomados pela PUCRS e por outras  universidades que busquem conhecimento em áreas relacionadas com sua formação e atividade profissional ou queiram se inserir em outros campos.

IMPACTO SOCIAL

Ao dividir a missão da universidade em didática, de investigação, vinculação e responsabilidade social, Salvatore Patera, de Salento (Itália), vê a aprendizagem como um processo crescente de participação na vida em comunidade. Em vez de um ato cognitivo, está mais ligado às emoções e motivações, saindo do eixo individual para o coletivo. “Em vez de adquirir conhecimentos e habilidades, vemos como competências e capacidades.”

Também convidado para a atividade Empreendedorismo 360°: Formando Cidadãos para Protagonizar o Impacto Social, Tomás de Lara, diplomado em Administração pela PUCRS e co-leader do Sistema B Brasil, apresentou organizações que buscam o lucro a partir de boas práticas sociais e ambientais. Surgido há dez anos nos EUA, o sistema B, com 104 empresas no Brasil e 2,6 mil no mundo, faz um ranking das companhias com base em critérios como envolvimento do negócio com as comunidades locais, transparência na gestão, remuneração o mais igualitária possível (entre quem ganha menos e quem recebe mais) e cuidados ambientais.

Uma delas, a Guayakí regenerou 28 mil hectares para plantação de erva-mate nativa e inclui indígenas na produção. A Patagonia, conhecida por reciclar tecidos de roupas usadas para confeccionar novas, usa 100% de algodão orgânico e se notabiliza por outras iniciativas, como a campanha de caronas compartilhadas entre os funcionários, o que gerou economia de 1,1 milhão de quilômetros rodados em um ano.

Os participantes do encontro puderam pensar em iniciativas para semear essas ideias nos estudantes, desafiados pelas mediadoras Naira Libermann e Ana Cecília Nunes, do Idear – Laboratório de Inovação e Empreendedorismo da PUCRS.

 

“Se tudo está disponível, por que escuto o professor?”

Juana Sancho Gil defende um ensino que trabalhe com situações reais

Foto: Camila Cunha

Se o movimento PUCRS 360° convida a Universidade a se repensar, a professora da Universidade de Barcelona Juana Sancho Gil cumpriu o papel no Seminário de Desenvolvimento Acadêmico. Apresentando números impressionantes – em 1996, eram publicados 20 milhões de palavras de informações técnicas e mil livros por dia, em 2010, os artigos científicos chegaram a 50 milhões e, em 2017, 3,8 milhões de usuários na internet – indagou: “Se tudo está disponível, por que escuto o professor?”.

Para Juana, muito além de dados, é preciso promover um ensino que trabalhe com situações reais, proponha e resolva problemas, permita a descoberta do mundo na companhia dos outros e seja compartilhado com os demais. “Aprender é pensar coisas sobre as quais não tínhamos refletido ainda”, alertou.

A conferencista destacou que o papel do professor é motivar possíveis conexões. “Nós nos situamos como atores de monólogos. Devemos nos transformar em diretores de cena, em que cada personagem tem o seu papel.” Aponta que aprender requer tempo para reflexão, consolidação e internalização, envolve manifestações físicas e psicológicas, implica um desafio para estruturas e crenças atuais de conhecimento e não está ligado a um tempo ou espaço. “Muito do que se aprende é no bar e não na sala de aula.”