Atividade física gratuita
Os cuidados com a saúde física e mental têm influência direta na qualidade de vida em todas as faixas etárias. A prática regular de exercícios, aliada a uma alimentação balanceada, ainda é a forma mais eficaz de garantir o bem-estar e a longevidade. Mesmo com um número crescente de estudos clínicos e pesquisas científicas comprovando a importância da vida ativa, os sedentários representam mais de 75% da população mundial, segundo a ONU. E a situação se agrava a cada nova geração.
No Brasil, país com a menor taxa de pessoas ativas da América Latina, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a prática de exercícios não é regular. Menos da metade da população pratica o mínimo de horas de atividades físicas recomendado. Para estimular hábitos saudáveis e contribuir com a qualidade de vida, a PUCRS oferece o Programa Saúde e Bem-Estar (Saber), um acompanhamento físico gratuito para crianças e adolescentes, com orientação de professores e acadêmicos do curso de Educação Física da Escola de Ciências da Saúde.
Exercícios por faixa etária
A proposta é que os participantes gastem energia de forma correta e aprendam a dominar o corpo, desenvolvendo habilidades motoras por meio de exercícios não convencionais. Em turmas divididas por idade, crianças de 6 a 11 anos e adolescentes de 12 a 18 trabalham coordenação motora, flexibilidade, resistência, força e elasticidade enquanto ampliam sua autonomia e confiança a partir da interação com o grupo. “Cada exercício é pensado exclusivamente para determinada faixa etária, proporcionando o maior benefício possível. Hoje atendemos quase 100 pessoas. Para os pequenos, as aulas são lúdicas, aprendem brincando. É importante que seja divertido”, conta o professor Fábio Suñé, coordenador do curso de Educação Física e organizador do Programa.
As aulas, com duração de 60 minutos, são realizadas no Parque Esportivo da PUCRS e ministradas por professores de Educação Física e estudantes da graduação, como parte das disciplinas de prática do curso. Separados em dois grupos de dez alunos, os universitários alternam entre instrutores e observadores. “Uma equipe é responsável por aplicar os exercícios e coordenar o fluxo de aula, enquanto a outra observa o desenvolvimento das atividades e a resposta dos voluntários. Ao final, professor e alunos se reúnem para discutir os resultados, identificar pontos que precisam melhorar e sugerir formas de aperfeiçoar a atuação como profissional”, explica Vera Brauner, coordenadora de estágios em Educação Física.
Teoria e prática
A participação no programa qualifica a formação dos graduandos, oportunizando o contato com todos os níveis do ciclo vital a partir do quarto semestre e combinando teoria e prática. “É o momento no qual eles testam aquilo que aprenderam em sala, descobrindo os desafios de trabalhar com cada faixa etária”, afirma Suñé.
Para Filipe Adriel, 20 anos, aluno do 4º semestre, o programa Saber permite o autoconhecimento e o encontro com áreas de interesse até então inexploradas. “Quando estou instruindo, percebo os conteúdos que absorvi com mais ou menos profundidade e posso exercitar aquilo em que tenho mais dificuldade. Nunca imaginei atuar no meio infantil, mas tenho me surpreendido. O planejamento físico é tão importante nessa fase como em qualquer outra, e os resultados aparecem ainda mais rápido. É prazeroso acompanhar a evolução dos participantes”, reflete.
A partir de agosto, o atendimento será estendido para adultos e, no próximo ano, para idosos. O objetivo é que toda a comunidade possa ser beneficiada pelo serviço e que os universitários acumulem experiências com diferentes perfis de público. “Queremos trazer desde o avô até o neto para se exercitarem sob a nossa supervisão, aproveitando as estruturas do Parque Esportivo. Nossa missão é impactar a comunidade demonstrando a importância da vida ativa e a diferença que esse hábito pode representar no futuro a curto e longo prazo. A maioria dos participantes, quando ingressou, não realizava exercícios. Hoje o quadro é diferente, nossos voluntários têm adotado esse estilo de vida. São resultados positivos e a expectativa é fazer mais”, celebra o coordenador.
COMO PARTICIPAR |
O Programa Saber recebe novos voluntários a cada semestre e é completamente gratuito. Não é necessário ter realizado atividades físicas prévias e não há seleção de participantes. As aulas são realizadas no turno da manhã, das 10h às 11h, e no turno da noite, das 19h30 às 20h30, sempre no Parque Esportivo da PUCRS. As inscrições são feitas neste site. Informações: (51) 3320-3683. |