Arte em movimento
A PUCRS tem como meta se tornar um polo cultural e atrair público também nos finais de semana para assistir a eventos diversos. A ideia é oferecer apresentações, shows e exposições à comunidade universitária e porto-alegrense. Essa extensa e diversificada agenda prevista para 2018 é realizada pelo Instituto de Cultura. “Queremos promover um diálogo entre diferentes manifestações artísticas e explorar vários pontos do Campus”, afirma o diretor do Instituto, Ricardo Barberena, destacando que as ações estão interligadas ao movimento PUCRS 360°, visando proporcionar atividades de integração, troca de conhecimentos e aprendizagem coletiva.
A programação começou no Dia Internacional da Mulher (8 de março), com lançamento do livro de poemas Outras fronteiras: fragmentos de narrativas, da professora da Universidade de Lisboa Ana Mafalda Leite. Ela participou de debate sobre as literaturas africanas escritas em língua portuguesa com a professora Vanessa Pinheiro, da Universidade Federal da Paraíba. A mediadora foi a doutoranda da PUCRS Luara Minuzzi. O evento contou com abertura feita pela soprano Cintia de Los Santos, preparadora vocal do Coral da Universidade, e pela pianista Mariane Kerber.
PUCRS PIANO
Outro projeto colocado em prática, o PUCRS Piano, busca movimentar culturalmente o Campus. Cinco pianos foram restaurados, colocados em cinco prédios e estão à disposição para uso espontâneo pela comunidade acadêmica. Até outubro, todos serão inaugurados por meio de recitais e pocket shows. No dia 22 de março, a premiada pianista Olinda Allessandrini apresentou seu Caleidoscópio Musical no saguão da Biblioteca Central. Em um recital comentado, destacou a importância das raízes musicais de diferentes povos, exaltando compositores que buscaram elementos do folclore e de manifestações populares, apresentando-os de acordo com seu próprio estilo. Trouxe os diferentes coloridos de compositores europeus, como Siloti, Chopin e Liszt, acompanhados pelos sul-americanos Carlos Guastaviano, Frutuoso Vianna e Ernesto Nazareth.
MÚSICA DE RUA
O grupo Cartas na Rua, que começou no Parque da Redenção, estreou o projeto Música na Rua com quatro apresentações, em frente às Escolas de Comunicação, Artes e Design – Famecos, de Negócios e Direito e em frente ao prédio 15. Formada por Jean Kartabil (vocais, violão e bandolim), Marcelo da Luz (vocais e violão), Pedro Ourique (vocais e baixo) e Neimar Machado (vocais, banjo e harmônica), a banda faz releituras de clássicos do folk, country, rock e bluegrass, além de executar canções autorais. O Música na Rua pretende trazer para o Campus uma série de artistas que fazem shows nas ruas e parques de Porto Alegre.
Locais de instalação de pianos |
|
Calendário de eventos |
EXPOSIÇÃO FANTÁSTICO BRASILEIROAté 28 de abril, no saguão da Biblioteca Central – Em 23 painéis historiográficos, os visitantes viajarão pela história da literatura brasileira, conhecendo autores e obras que trabalham com os diversos modos narrativos do “insólito”, termo que abrange os diversos tipos de narrativas voltadas a tudo aquilo que escapa da realidade. PRÓXIMAS ATRAÇÕES
|
Saiba mais
A programação sempre atualizada do Instituto de Cultura está no Facebook – @institutodeculturadapucrs