Sou PUCRS

Aliados da criatividade

Alunos de Design criam marcas, conceitos e produtos sustentáveis

O uniforme reutilizado de gari na cor laranja se torna a principal característica de uma marca, com o conceito pensado a partir das cores quentes do verão. O colorido do tecido faz parte do detalhe de uma mochila que compõe um kit completo de esporte. Com o foco na concepção, alunos do curso de Design da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, aliam sustentabilidade e inovação na disciplina de Laboratório Interdisciplinar de Design, ministrada pelos professores Alexandre de Barros e Vinicius Mano.

A proposta é tornar a sala de aula, cada vez mais, um ambiente de troca de experiências, com novas formas de reutilização e que se apoiam na diversificação de marcas. “Os estudantes têm um alto crescimento de maturidade, porque primeiro se apropriam, depois notam uma evolução e, a partir daí, conseguem fechar um alinhamento gráfico e de produto”, observa o professor Alexandre de Barros.

 

Criadores do dispenser Adamastor: Isadora Salvaterra (E), Rodrigo Costa, Léo Ambros e Virginia Tarouco

Professores e representantes da Avesol e da Arte e Vida avaliam os grupos

Foto: Bruno Todeschini

Desde a ideia até a aprovação e avaliação dos projetos, os universitários se orientam também por pesquisas. No último semestre, a escolha dos materiais usados na produção começou em visita à sede do Grupo de Economia Solidária Arte e Vida, no bairro Sarandi, em Porto Alegre, parceiro da Associação do Voluntariado e da Solidariedade – Avesol. Os novos e sustentáveis produtos poderiam ser confeccionados a partir de roupas de garis e jeans inutilizado, desde que mantidas a cor e a estrutura dos tecidos.

Um dos dez grupos participantes, o Jeans on the Beach, escolheu a mesma cor para a marca, com recortes diferenciados no tecido. “Nos inspiramos na gola V e nas figuras geométricas, em sintonia com a cor no porta-óculos, nos cadarços e no guarda-sol”, explica a estudante Laura Barroso.

O processo de criação e a avaliação final foram acompanhados por um representante da Avesol e um da Arte e Vida, que atuaram como parceiros na disciplina. “Vimos diversas ideias e possibilidades”, assegura Francisco Ferreira, educador popular da Avesol.

DIVERSIDADE PARA INOVAR

Estampa com símbolo do RS: Eduarda Klippel (E), Luiza Corti e Aline Cunha

Foto: Bruno Todeschini

De marcas voltadas para moda e beleza até a criatividade que une o entretenimento com o cotidiano. O grupo de alunos denominado Yari desenvolveu estampas próprias e trabalhou com o tema da cultura do RS, observando a carência de souvenires produzidos para turistas no Estado. “Resolvemos representar a mulher gaúcha por meio da estampa de quero-quero, animal símbolo do RS e, através dos produtos, levar um pouco da nossa cultura para outros lugares”, constata a estudante Luiza Corti.

O grupo 18l60 utilizou o personagem Adamastor, representado em forma de uma cabeça de madeira. O produto contém um dispenser com “desculpas” para não sair de casa e que faz alusão ao hábito de fazer cruzadinhas em jornais e revistas. Além disso, ainda compõe uma luminária de mesa que serve como espaço para guardar livros.

A aposta na funcionalidade, qualidade e estética do Adamastor tornou-se importante para destacar as características sustentáveis, até mesmo para o público que não se interessa pelo assunto. “Conduzimos o projeto aliando outras atribuições, o que traria as questões de sustentabilidade como um bônus para quem não se interessa por elas”, informa a aluna Virgínia Tarouco.

Espaço para colaborar

Desde 2002, a Avesol trabalha para criar oportunidades de geração de trabalho e renda em comunidades urbanas e rurais, além de inserir no mercado famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. A parceria com a Rede Marista surge para tratar de ações de causas solidárias que atendam a organizações sociais e comunitárias, escolas e projetos sociais, além de ações de voluntariado. A Arte e Vida, parceira na disciplina da Famecos, é uma das assessoradas do projeto que, somente no Rio Grande do Sul, conta com cerca de 100 organizações sociais parceiras alcançando voluntários em diversas áreas de atuação.