Pesquisa além fronteiras
POR MARIANA HAUPENTHALA busca constante por aperfeiçoamento, internacionalização e inovação são apenas alguns dos incentivos que os docentes da PUCRS buscam no estágio pós-doutoral no exterior. A modalidade permite que professores permaneçam um período em outro país, pesquisando em determinada instituição, garantindo não só o desenvolvimento de conhecimentos, mas também fortalecendo ainda mais sua rede internacional de contatos.
A professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Ana Maria Marques escolheu a Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven), na Bélgica, para seu pós-doutorado. Permaneceu no país europeu de agosto de 2018 a fevereiro de 2019, atuando na instituição que é reconhecida como a quinta universidade mais inovadora do mundo, de acordo com a agência Reuters.
Durante sua passagem pela Bélgica, Ana Maria trabalhou na área de quantificação de imagens moleculares em um centro interdisciplinar dentro do hospital universitário de Leuven, com físicos, médicos, engenheiros, cientistas da computação e neurocientistas. Além da experiência de conviver com um grupo de pesquisadores renomados, que atuam no estado da arte da pesquisa em medicina nuclear e imagens moleculares, ela teve acesso a um ambiente de pesquisa translacional bastante consolidado, com equipamentos de última geração, tanto para pesquisa pré-clínica como clínica. “Meu objetivo foi investigar técnicas que permitissem a avaliação dos processos moleculares em doenças neurológicas a partir de imagens multimodais (PET/CT/MRI), utilizando técnicas não invasivas”, conta a pesquisadora.
Para a docente, a experiência combinada em pesquisa, vivência no exterior e contato com diferentes culturas reflete diretamente não apenas em sua vida pessoal, mas no dia a dia da sala na aula. Além disso, destaca a importância do networking no campo da ciência. “Acredito que o conhecimento somente avança ao ser construído em uma rede de colaboração, a partir de contatos com outros pesquisadores, culturas e instituições”, comenta.
PESQUISA E DOCÊNCIA EM SINTONIA
Durante o mesmo período, a professora da Escola de Humanidades Marlene Rozek escolheu a Universidade do Minho, em Portugal, como destino para seu estágio pós-doutoral. O objetivo foi realizar estudos de aprofundamento sobre a política de intervenção precoce na infância naquele país e no contexto europeu, considerando a expertise de Portugal nesse campo de estudos. “Realizei a análise e descrição de dados coletados no Brasil relativos ao número de crianças de zero a três anos com deficiências/necessidades especiais, suas condições de vida e atendimento socioeducacional”, conta a pesquisadora.
Para Marlene, a relação entre pesquisa e docência também é latente, especialmente por trabalhar com disciplinas de Educação Especial e Processos Inclusivos, Psicopedagogia e contextos de aprendizagem no curso de Pedagogia. “A experiência no exterior e as aprendizagens construídas durante este período se revelam em todos os conteúdos trabalhados em sala de aula”, celebra a professora. Entre os principais destaques da experiência no exterior, a pesquisadora elege as aprendizagens construídas e a compreensão de diferentes realidades e culturas.
PARA INTERNACIONALIZAR
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carla Bonan, observa que o estágio pós-doutoral promove o aprimoramento profissional e acadêmico dos docentes da PUCRS, além de prospectar novas parcerias e consolidar projetos de cooperação internacional com instituições estrangeiras de elevado reconhecimento acadêmico. “Os conhecimentos adquiridos e as experiências vivenciadas são apropriados tanto no ensino de graduação quanto de pós-graduação, tendo impacto positivo na formação dos estudantes e incorporação de novos conhecimentos e tecnologias na pesquisa”, comenta Carla.
Além disso, de acordo com a pró-reitora, o período acadêmico internacional proporciona experiências em diferentes culturas e visões de mundo, que são compartilhadas e impactam a realidade de grupos de pesquisa institucionais. Por fim, as parcerias estabelecidas graças ao período no exterior repercutem também na possibilidade de mobilidade de estudantes da PUCRS para grupos de pesquisa internacionais com os quais as relações se estreitam.
Tendo consciência da importância da oportunidade, o Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt) prevê auxílios para docentes que buscam realizar o estágio pós-doutoral no exterior. O professor da Escola de Negócios Claudio Sampaio é um dos beneficiados da iniciativa, atuando na École des Hautes Études Commerciales de Montréal (HEC Montréal), no Canadá, desde julho de 2019, onde permanecerá por seis meses.
PARCERIA CONSOLIDADA
Durante o período no exterior, Sampaio realizará atividades de pesquisa relacionadas à análise da atitude e comportamento no consumo colaborativo, em parceria com a professora Malei Pozzebon, com quem tem um histórico consolidado desde 2005. Para o professor, a oportunidade não só desenvolve sua carreira, mas também ajuda no aprimoramento de suas aulas nos níveis de graduação e pós-graduação. “O ensino por meio da pesquisa é facilitado e as experiências partilhadas. Além disso, os contatos estabelecidos facilitam que sejam abertas portas para os alunos dos programas de pós-graduação terem experiências internacionais, em especial por meio de doutorado sanduíche e de outras formas de mobilidade acadêmica”, celebra o pesquisador.
Sampaio chama a atenção também para a importância de um momento para repensar o que tem feito até aqui e de que forma está retribuindo à sociedade as oportunidades que têm recebido. “É um período de autoconhecimento, amadurecimento como pessoa e como pesquisador. Assim, deve ser um período de crescimento pessoal, estabelecimento de planos e preparação para um novo ciclo”, adiciona.
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