O Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) está reposicionando seu foco de atuação, com intuito de garantir a relevância social e sua sustentabilidade. O reposicionamento está embasado nos resultados apontados em quase dois anos de estudos realizados por consultorias especializadas e equipes internas que apontam a necessidade de mudanças imediatas. Algumas possibilidades estão sendo consideradas, tendo como prioridade o cuidado e compromisso com a sociedade, além da manutenção responsável da operação do HSL.
Os estudos indicam a urgência de redistribuir alguns atendimentos, que hoje acontecem no São Lucas, para outras instituições da rede de saúde do município, a partir dos indicadores da real necessidade da população. Essa reestruturação global inclui, não somente revisão de serviços, mas de processos, estrutura física, e, especialmente, de modelo de atuação, retomando a vocação que é oferecer atendimento de excelência e ser campo de ensino e pesquisa de ponta.
O foco do reposicionamento do HSL será atender as novas e crescentes demandas decorrentes do envelhecimento da população. Em 2029, o Rio Grande do Sul será o primeiro estado brasileiro a viver uma inversão na pirâmide etária da população. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em nove anos, os gaúchos contarão com mais idosos do que crianças de até 14 anos. Junta-se a isso, o aumento da expectativa de vida que, no RS, chega a 78 anos.
O reposicionamento está sendo construído a partir de um amplo estudo que analisa a demanda recebida pelo Hospital, as projeções de atendimento, a jornada do paciente na instituição, a mudança no perfil epidemiológico da população e o atendimento dos futuros profissionais em formação nas escolas de medicina e de ciências da saúde e da vida, da PUCRS.
As iniciativas para o reposicionamento do Hospital devem acontecer ao longo do primeiro semestre de 2020 e serão detalhadas a todos os públicos envolvidos. Aqui você poderá acompanhar as informações de forma transparente e ágil, além de tirar dúvidas e contribuir com sugestões para os nossos desafios.