O Projeto Gladys disponibilizará duas bolsas de estudos a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O nome é uma homenagem a Gladys West, uma das mais importantes programadoras da história.
Confira abaixo os estudantes que ingressam na PUCRS no segundo semestre, via projeto Gladys.
ClassificadosO Projeto Gladys tem como objetivo promover a transformação na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio de bolsas de estudos na PUCRS para o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial.
Para concorrer às bolsas, é necessário:
É necessário realizar a inscrição e o envio da documentação descrita no edital.
O bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PUCRS é o primeiro presencial do Sul do Brasil na área. Com duração de quatro anos, este curso de graduação da Escola Politécnica já nasce em um ecossistema de inovação composto por um Centro de Pesquisa, Ensino e Inovação, pós-graduação com reconhecimento internacional e o hub de IA e Ciência de Dados do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).
Conectada com as tendências e necessidades da sociedade, a Ciência de Dados é uma área de rápida inserção no mercado de trabalho. O curso prepara o estudante para atuar em posições de destaque nas equipes de Tecnologia da Informação dos mais variados ramos, desvendando dados e desenvolvendo novas tecnologias de maneira ética e responsável.
Uma das três empresas de tecnologia com maior diversidade no País, a HP Inc. possui entre os focos de atuação a ampliação da inclusão e da equidade na sociedade. Entre as ações de impacto e transformação social promovidas pela organização, o Projeto Gladys proporcionará o ingresso de pessoas em situação de vulnerabilidade social em uma das áreas mais emergentes no Brasil e no mundo.
Gladys Mae West é uma cientista norte-americana reconhecida pela contribuição para o desenvolvimento da ciência e tecnologia. Graduada em matemática, após realizar a faculdade com uma bolsa de estudos, foi pesquisadora e professora, além de atuar por 42 anos na base naval dos Estados Unidos em Dahlgren, no estado da Virgínia, EUA, sendo a segunda mulher negra a integrar a equipe. A cientista foi uma das principais responsáveis pela criação do sistema de posicionamento global (GPS), inovação presente em boa parte do cotidiano atual. Mulher, negra e de origem pobre, Gladys Mae West foi apontada entre as 100 mulheres influenciadoras e inspiradoras do mundo em 2018 pela iniciativa BBC 100 Women.