O/a candidato/a deverá, de acordo com o cronograma estabelecido, anexar os documentos (em formato digital), no formulário digital durante a inscrição no Programa Sementes. Os documentos são:
- Boletim de desempenho do Enem (disponível no site https://www.gov.br/inep/pt-br)
- Histórico Escolar do Ensino Médio do candidato constando o certificado de conclusão. No caso de estudantes brasileiros com conclusão de ensino médio em escola fora do país, o documento deverá ser entregue juntamente com a tradução juramentada de Equivalência do Ensino Médio emitido no Brasil pela Secretaria de Educação.
- Cópia do RG ou outro documento de identificação com foto válido e vigente no território nacional do/a candidato/a e dos demais membros da unidade familiar;
- Cópia do CPF do/a candidato/a e dos demais membros da unidade familiar (exceto no caso em que o CPF já conste no documento de identificação);
- Cópia de comprovante de residência atualizado do/a candidato/a e dos demais membros da unidade familiar;
- Cópia dos comprovantes de despesas dos últimos três (3) meses das contas a seguir: Energia elétrica; Água e/ou condomínio; Pagamento de aluguel, juntamente com o contrato de aluguel (quando se aplica); Telefone; e Internet.
- Cópia de comprovante de rendimento pessoal e de familiares dos últimos três meses e a última declaração de imposto de renda (contracheques, extratos bancários, pensões do INSS e outros);
- Cópia completa da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física – IRPF do exercício 2024 ano calendário 2023 - de todos os integrantes do grupo familiar, quando for o caso.
- Cópia da Declaração de Benefício do INSS de todos os componentes do grupo familiar, independentemente de idade.
- Cópia da Comprovação da existência de União Estável no grupo familiar, quando for o caso.
- Cópia do Comprovante de Separação ou Divórcio dos Pais, ou certidão de Óbito (por meio de documentos emitidos ou reconhecidos por órgãos oficiais), no caso de um deles não constar no grupo familiar do candidato. (Se houver outros integrantes com casos de separação ou óbito, estes, também devem apresentar os comprovantes).
- Cópia da decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou escritura pública determinando o pagamento ou recebimento de pensão alimentícia, juntamente com os três últimos comprovantes dos mesmos. (Para qualquer integrante do grupo familiar que se apresente nesta situação).
- Cópia da CTPS - Carteira de trabalho do candidato e de todos os integrantes do grupo familiar com 16 anos ou mais.
Fique atento/a:
Todos os documentos devem ser enviados no ato da inscrição, sendo anexados exclusivamente em formato digital PDF ao formulário de inscrição online.
As assinaturas dos documentos anexos deste Edital deverão ser feitas de próprio punho e/ou em formato digital, nos casos em que o/a candidato/a possua assinatura digital eletrônica.
A documentação entregue de maneira incompleta e/ou ilegível será desconsiderada.
Não serão aceitos documentos posteriormente, e a falta de algum dos documentos referidos acima desclassifica automaticamente o/a candidato/a.