Projeto de Cooperação 4
Coordenador: Eduardo Cassel
O desenvolvimento sustentável da sociedade passa pela utilização racional dos recursos naturais, produzindo produtos de fontes renováveis, otimizando o consumo de energia e minimizando o impacto ambiental. Os setores agropecuário, energético e industrial utilizam recursos naturais como matéria-prima em seus processos.
Consequentemente, novas tecnologias são desenvolvidas como processos de polimerização que utilizam fenólicos naturais, processos de produção de energia, como biogás, que utiliza resíduos orgânicos para gerar energia elétrica e processos extrativos aplicados a plantas (biodiversidade) que obtém compostos com atividades biológicas. Destaca-se a cooperação da PUCRS com Centro de Ciência do Meio Ambiente – CSIC (Espanha) que resultou em patente, publicações e formação de recursos humanos, cuja parceria é muito importante para o desenvolvimento destes estudos. Além disso, o conhecimento sobre o transporte e a deposição de sedimentos por meio de modelos matemáticos pode gerar ferramentas que minimizam danos gerados no processamento de matérias-primas como metais e petróleo, o que tem um importante impacto ambiental. Neste tema, a cooperação da PUCRS com o Imperial College London (Inglaterra) tem sido bastante produtiva, gerando publicações, formação de recursos humanos e mobilidade de pesquisadores.
O consumo energético é um critério de definição de viabilidade de novas tecnologias. No setor metal-mecânico, o uso de produtos de liga leve fundida consiste numa significativa redução de energia, assim como na área de informática existe a preocupação com o desenvolvimento de técnicas de virtualização que minimizem o consumo energético de sistemas computacionais, automatizando o uso racional de recursos. Ciente que a otimização dos processos produtivos e a minimização do consumo de energia nem sempre são suficientes para reduzir a produção de gases que geram o efeito estufa, o desenvolvimento de tecnologias de captura de CO2 estão diretamente vinculados à sustentabilidade ambiental.
A cooperação entre a PUCRS e a Universidade Paul Sabatier de Toulouse (França) tem sido estratégica, por fomentar o desenvolvimento deste tema, gerando inúmeras publicações, co-tutelas e mobilidade de pesquisadores. O elo de ligação entre as propostas apresentadas é a sustentabilidade, visto que conecta a tecnologia com a biodiversidade.