Migrações: Perspectivas Histórico-conceituais e Análise de Fenômenos Contemporâneos

Projeto de Cooperação 1

Coordenador: Prof. Antonio De Ruggiero

theme2-project1O objetivo deste projeto é analisar o complexo fenômeno da migração a partir de diferentes enfoques, levando em consideração os atravessamentos entre culturas, práticas sociais e padrões de interação entre indivíduos, que são levados a cabo no momento em que indivíduos provenientes de diferentes espaços são postos em contato em situações de significativo estresse pessoal e familiar.

A migração será examinada tanto em contextos pacíficos, quanto em contextos marcados pelo conflito. No primeiro caso, o estranhamento provocado tanto nos que migram, quanto nos que recebem os migrantes constitui-se em ponto importante a ser explorado. Para além deste estranhamento, processos longitudinais de amalgamento de hábitos, práticas, valores e dinâmicas educacionais das culturas de origem aos contextos culturais de destino também serão objeto de análise. No segundo caso, a simples experiência da desterritorialização (causa de significativo sofrimento) é potencializada pelo trauma provocado nos contextos em que tal migração ocorre em situações como conflitos armados.

O fenômeno da migração será esquadrinhado a partir de pontos de partida distintos e complementares, que permitirão o trânsito entre abordagens de alcance macro (dinâmica social, política, histórica, jurídica, cultural, filosófica, etc.) e micro (a saúde mental dos imigrantes e refugiados – bem como a análise de alguns dos métodos de avaliação – a experiência do estranhamento, formas de significação das perdas e o reestabelecimento de vínculos com o antigo e o novo contextos, etc.). Tais elementos serão mapeados empiricamente, e também a partir das produções teórico-conceituais e normativas acerca deste fenômeno.


Veja outros projetos do Tema 2