• Tema 1

Saúde no Desenvolvimento Humano

Este tema visa abordar, de maneira integrada, aspectos clínicos, psicossociais e educacionais relacionados às etapas do desenvolvimento humano. Sabe-se que crianças com até 5 anos de idade em países de grande desigualdade social têm um alto risco de não atingir seu desenvolvimento pleno devido a adversidades que afetam sua saúde, bem-estar e aprendizado ao longo de suas vidas. Isto não somente tem efeitos a longo prazo nos indivíduos, mas também contribui para a perpetuação do ciclo de pobreza, desigualdade e exclusão social que afeta boa parte da população mundial.

Com as grandes mudanças socioeconômicas das últimas décadas, uma nova realidade epidemiológica se apresenta com a necessidade de repensar alguns focos de saúde pública. O aumento contínuo na população idosa em todas as partes do mundo tem levado a constantes desafios relacionados à manutenção da qualidade de vida e ao manejo das doenças nesta etapa da vida. Além disso, doenças crônicas e negligenciadas, como tuberculose entre outras, acometem números elevados da população mundial e estão relacionadas a altos impactos econômicos nos sistemas de saúde.

Portanto, a promoção da saúde, bem como o tratamento de doenças e o desenvolvimento de tecnologias inovadores serão investigados através da realização de estudos visando a translação da pesquisa básica às aplicações na saúde ao longo do desenvolvimento. A definição deste tema está alicerçada no fato de que a PUCRS possui uma ampla atuação na área da saúde, com especial foco na primeira infância e no envelhecimento.

Deste modo, o estudo deste tema ocorrerá em cinco eixos:

(a) Desenvolvimento da criança, etiologia das doenças, impacto do ambiente, dieta, exercícios físicos;

(b) Aspectos epidemiológicos, diagnóstico e desenvolvimento de fármacos para doenças negligenciadas;

(c) Aspectos biopsicossociais associados à saúde do indivíduo na vida adulta;

(d) Estudo da neuropsicologia do envelhecimento e de mecanismos moleculares relacionados às doenças neurodegenerativas nos idosos.;

(e) Desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores em saúde. Pretende-se desenvolver estudos multicêntricos internacionais, através dos Programas de Pós-Graduação de excelência, voltados à prevenção e à intervenção em toda a trajetória de vida com estratégias inovadoras para melhorar a saúde do indivíduo.


Projetos de Cooperação