Referência no estudo do Mycobacterium tuberculosis visita a Universidade
Hector Morbidoni, da Universidad Nacional de Rosario, foi professor visitante pelo PUCRS-PrInt
Foto: Camila Cunha
O professor da Universidad Nacional de Rosario, na Argentina, Hector Morbidoni, esteve na PUCRS em novembro pelo Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt), colaborando com o projeto Avanços no desenvolvimento de fármacos, diagnóstico e epidemiologia de doenças negligenciadas, dentro do tema prioritário Saúde no Desenvolvimento Humano. Morbidoni colabora com o Centro de Pesquisas em Biologia Molecular e Funcional da PUCRS, auxiliando no treinamento de alunos de pós-graduação e pós-doutores. Durante a sua estadia na PUCRS foi acompanhado pelo professor Cristiano Bizarro, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida.
Foto: Camila Cunha
Morbidoni ministrou a primeira edição da disciplina Tópicos especiais em Biociências I, oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular, com o tema Antimicrobial Resistance Mechanisms. O professor forneceu uma visão abrangente e atualizada dos mecanismos de resistência a agentes antimicrobianos, focando em novos mecanismos de resistência, tolerância, persistência, novos alvos terapêuticos e endolisinas. O pesquisador também ministrou o seminário especial do PPGBCM com o tema Bacteriophages and Endolysins: Novel ways to treat bacterial infections. Ele é expert em vias de metabolismo de ácidos graxos do Mycobacterium tuberculosis.
Além disso, o pesquisador argentino também participou de reuniões com alunos de Pós-Graduação, resultando em experimentos já realizados e vários outros que foram planejados e serão executados nos próximos meses. Para o futuro, a ideia é que alunos de pós-graduação da PUCRS visitem o laboratório do professor Morbidoni na Argentina. Outras ações de mobilidade entre os dois grupos já estão sendo alinhadas.