Professores visitantes na Università della Svizzera italiana e York University pelo PrInt compartilham experiências
Projeto Institucional de Internacionalização acelera parcerias globais
O Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt), financiado pela Capes, oportuniza que docentes da Universidade possam participar como professores visitantes em instituições parceiras estrangeiras e, também, realizar missões de trabalho no exterior. Por meio dessa oportunidade, as parcerias de pesquisa podem ser ampliadas, construindo avanços significativos no desenvolvimento de soluções sociais. Conheça alguns dos pesquisadores que realizaram atividades no exterior no primeiro semestre de 2024:
Foto: arquivo pessoal
Computação distribuída
O pesquisador e professor da Escola Politécnica e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Fernando Luis Dotti possui parceria de longa data com a Università della Svizzera italiana (USI), na Suíça. Deste 2013, Dotti coopera com o professor Fernando Pedone. Neste período diversas pesquisas marcam a colaboração, como a criação do grupo de pesquisa envolvendo a USI, PUCRS, Universidade de Brasília, Universidade Federal de Uberlândia e a Universidade Federal de Santa Catarina, intitulado Dependable Distributed Computing.
Em 2024, Dotti pode passar um período na universidade suíça e pode fortalecer ainda mais a colaboração. “Estamos principalmente aprofundando resultados de pesquisa com vistas a publicações em revistas. Nestes quase três meses de permanência lá, alinhavamos três artigos para submetermos para revistas na área de Computação Distribuída. Naturalmente, discutimos novos tópicos para a colaboração, como também acabei conhecendo outros colegas da USI”, destaca o pesquisador da PUCRS.
Foto: arquivo pessoal
Anticolonialismo africano
Desde 2019, o pesquisador e professor da Escola de Humanidades e dos programas de pós-graduação em História e Sociologia e Ciência Política, Marçal de Menezes Paredes, desenvolve laços de cooperação com a York University (YorkU), do Canadá, ao lado do professor José Carlos Curto. Suas pesquisas buscam compreender o cenário do anticolonialismo na África e conectar isso ao contexto anglo-saxônico, dando atenção aos movimentos da política do Canadá e da Commonwealth.
Entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, atuou como professor visitante na universidade canadense e teve suas atividades pautadas em 4 eixos. “A primeira é a pesquisa no arquivo da United Church of Canadá, onde já digitalizei mais de mil documentos; A segunda, é a pesquisa no restante do acervo do Toronto Committee for the Liberation of Southern Africa (TCLSAC), onde já consegui mais de quatro mil documentos novos; A terceira é a realização de entrevistas gravadas com os antigos militantes do TCLSAC, e por fim, a quarta frente de pesquisa é descoberta da presença, em Toronto, do sociólogo brasileiro Herbert de Souza, conhecido como Betinho, e que viveu alguns anos em Toronto como exilado político”, explica o pesquisador.