Professor visitante da França ministra palestra sobre o imaginário social
Philippe Joron é docente em Universidade referência sobre estudos na área
Foto: Camila Cunha
Sociólogo por formação, Philippe Joron é professor visitante da Université Paul-Valéry Montpellier 3, na França, conhecida por ser referência internacional em estudos sobre o imaginário social. O professor integra o Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt) e ministrou a palestra O Real Midiático, na última quarta-feira, 11 de março, para estudantes de pós-graduação da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos (Famecos). No encontro foram discutidos como as sociedades produzem os imaginários sociais, ao mesmo tempo em que são construídas por eles. A conversa aconteceu na sala 318 do Living 360º, no Prédio 15 do Campus da Universidade.
Joron comentou que, em sua primeira visita ao Brasil, em 1993, teve um choque pelas diferenças culturais. “Meus amigos brasileiros haviam me dito que para conhecer melhor a realidade do Brasil era necessário que eu fizesse duas coisas: saísse na rua à noite e assistisse televisão”, conta. Por ter acesso à apenas um canal da grade aberta, ele recorda que assistiu principalmente programas telejornalísticos e novelas. “Achei muito interessante o tratamento que a mídia dava para o real, uma realidade que tinha grande interesse para a população. A diferença entre o jornalismo brasileiro para o francês é a pedagogia. No Brasil já se ilustrava as informações com a brutalidade dos fatos. Foi um choque existencial e positivo para pensar e refletir sobre isso”, complementa.
Foto: Camila Cunha
“Existe a realidade dos fatos, das representações, dos sonhos e muitas outras. A realidade é a roupa do real”, destacou Joron ao falar sobre a sociedade estar vivendo um princípio de insuficiência na era contemporânea das mídias sociais.
Juremir Machado, professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Famecos, foi responsável pela mediação da palestra e é o anfitrião do visitante na PUCRS. Joron deve passar um mês em Porto Alegre, já tendo participado de diversas atividades na PUCRS em outros momentos. O visitante integra o projeto de cooperação Tecnologia e Sociedade num mundo globalizado e em crise, vinculado ao tema Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade, coordenado pelo Prof. Ingo Sarlet.