Professor da Universidade Católica Portuguesa consolida cooperação na Famecos
Pesquisador Nelson Costa Ribeiro inaugurou as atividades do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social e ministrou disciplina de 15 horas
Foto: Matheus Gomes
Em março, a PUCRS recebeu o professor da Universidade Católica Portuguesa (Portugal) Nelson Costa Ribeiro, pelo Programa CAPES-PrInt na PUCRS. O pesquisador integrou as atividades no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Comunicação Social com o objetivo de consolidar a relação de cooperação entre as universidades, assim como ministrou uma disciplina concentrada sobre de alta relevância na atualidade, do qual é especialista: Mídia, propaganda e desinformação.
No âmbito do tema prioritário Mundo em Movimento, Ribeiro ministrou cinco aulas em 15 horas de curso, discutindo o impacto das fakenews na comunicação. Além disso, o professor ministrou a aula inaugural do PPG em Comunicação Social em 2023, abordando a centralidade do jornalismo em tempos de incerteza e participou de grupos de pesquisa em conjunto com o pesquisador da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) Eduardo Pellanda.
De acordo com o professor da Famecos Juremir Machado, a relação do Programa com a Universidade Católica Portuguesa começou a estreitar-se em 2014, quando o professor Nelson Costa Ribeiro e a professora Rita Filgueiras estiveram na PUCRS. Na ocasião foram discutidas ideias para uma colaboração permanente e aprofundada na medida em que existem espaços comuns de interesse e interlocução.
Machado explica que atualmente ambas as instituições parceiras mantem uma relação de cooperação consumada através do PUCRS-PrInt, sobre responsabilidade do professor Pellanda. Dentro desta relação, a doutoranda do PPG em Comunicação Social Fernanda Cristine Vasconcelos realizou doutorado-sanduíche na universidade portuguesa orientada pelo professor Juremir Machado e coorientada pelo professor Nelson Costa Ribeiro com dupla diplomação em 2021.
“Pretendemos que essa relação se torne cada vez mais profícua no sentido de facilitar o atendimento a demandas de estudantes, por exemplo, no campo das cotutelas e duplas diplomações”, finalizou o professor Machado.
-
-
-
Fotos: Marinah Fonseca Nogueira