Professor atua na Estación Biológica de Doñana, na Espanha
Santiago Castroviejo-Fisher é Professor Visitante Sênior no Exterior pelo PUCRS-PrInt
Foto: Arquivo pessoal
Desde o mês de setembro, o professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Santiago Castroviejo–Fisher está atuando como Professor Visitante Sênior no Exterior na Estación Biológica Doñana, um instituto público de investigação da biodiversidade situado na cidade de Sevilla, Espanha. Este instituto pertence ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC). O Professor Santiago foi contemplado com uma bolsa de estudos de seis meses no Edital 01/2020 do Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt).
O professor foi recebido pelo Dr. Carles Vilà, com quem já mantém uma importante parceria de pesquisa. O trabalho em conjunto já resultou na conquista de uma bolsa para o estudante Andrés Jaramillo, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade, que esteve na Espanha em dois períodos durante 2018 e 2019, sob orientação de Vilà. Além disso, o professor da PUCRS colabora em diversos outros projetos com pesquisadores do CSIC.
De acordo com Fisher, o projeto que vem sendo desenvolvido na Espanha é na área da biologia evolutiva. “O objetivo principal do projeto é desenvolver um painel de marcadores genômicos para anfíbios que permita estudar a evolução de muitas espécies simultaneamente e com uma relação qualidade/preço muito competitiva. Os anfíbios são particularmente relevantes entre os vertebrados para este tipo de estudos porque são o grupo com mais espécies ameaçadas de extinção”, conta.
Questionado sobre como tem sido a dinâmica de trabalho no contexto da pandemia mundial da Covid-19, Fisher afirma que tudo tem funcionado bem. Os eventos acadêmicos têm sido online, mas o trabalho no laboratórios e interações necessárias têm acontecido de forma presencial seguindo os protocolos de segurança.
Sobre o CSIC
O Consejo Superior de Investigaciones Científica é uma Agência Estatal dedicada ao fomento, a coordenação, ao desenvolvimento e a difusão da investigação científica e tecnológica de caráter multidisciplinar. Tem como finalidade contribuir com o avanço do conhecimento e com o desenvolvimento econômico, social e cultural, com a formação de pessoal e com o assessoramento a empresas públicas e privadas. É a maior instituição pública dedicada à investigação na Espanha e a terceira da Europa.